Não estou encontrando nenhum problema, Leo. Estou pensando sobre uma coisa que me parece meio óbvia, que é haver uma temperatura de luz determinada que saturará melhor todos os canais, principalmente os canais azul e vermelho que são mais ruidosos. E havendo essa temperatura, que você aceita ser o branco, isto é, que o pessoal fabricante do CCD acertou na mosca, e eu discuto se é o branco realmente (não é, é óbvio, pois o próprio filtro low-pass é colorizado, e não o seria se não houvesse necessidade de compensar algum desequilíbrio) ou se seria uma cor puxada para o violeta.
Entenda de forma simples a coisa. Quando fotografamos em RAW não precisamos capturar a cor certa, e sim a maior qualidade de sinal em cada canal. Quando observamos os gráficos de ruído existentes no dpreview, veremos que os canais azul e vermelho apresentam quase 70% a mais de ruído quando comprados ao verde. Isto é, se pudermos sensibilizar meia esses canais (depois tornando a imagem natural na conversão, é claro) estaremos trabalhando com os todos os canais mais próximos do seu ponto ótimo. Raciocínio simples: mais energia, menos ruído. Como os canais vermelho e azul têm mais ruído, aumentamos com um filtro a energia relativa deles em relação ao verde, e aí teremos três canais "cheios", para fazermos a imagem.
Como eu posso chamar esse raciocínio? Pois bem, posso chamá-lo de estratégia de energização dos canais em seu máximo dada uma determinada cena. E, obviamente, considerando que isso não acontece naturalmente, visto que o desempenho dos canais em ruído é diferente, denotando que as microlentes têm eficiência diferente mesmo considerando a energia maior ou menor de uma cor.