Autor Tópico: 14-Bit-Raw versus 12-Bit-Raw: Analises e comparações  (Lida 1966 vezes)

Edmar_Ivo

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Online: 30 de Janeiro de 2008, 09:19:33
Intressante para a Nikon e Canon:
http://www.earthboundlight.com/phototips/14-bit-raw-12-bit-part-two.html

Passar com o Mouse em cima das fotos troca de 14 para 12 Bits

Abs
Edmar

SONY A700, Grip VG-C70AM,HVL-F56AM,Sigma 4,5-5,6/12-24 EX DG, KoMi 18-200,Sigma AF 4,0/100-300 EX DG,APO TC 1,4x EX DG, Tamron3,5/180 Macro
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Leo Terra

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Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2008, 10:38:40
Edmar isso é muito relativo, o sensor tem que acompanhar o processador, até o momento apenas os da Fuji e os da Canon apresentam o espaço de 14bits, tanto Nikon quanto sony não chegam.
Também não entendi o funcionamento da metodologia, muitos dos efeitos que são mostrados tem pouco a ver com o espaço tonal. O primeiro exemplo que é mostrado na verdade mostra o inverso do que devia acontecer, o número de bits não afeta a resolução e sim as transições, que se tornam mais suaves quando aumentamos o número de bits, em um padrão de linhas o contraste na imagem de 12bits deve ser maior do que da de 14bits deixando o aspécto mais definido e não o contrário como foi mostrado no exemplo (que na verdade o que foi mostrado é uma perda de resolução que não tem absolutamente nada a ver com espaço tonal) o teste em questão mostra uma imagem com menor nitidez e não uma questão de transição. As Fuji são exemplos clássicos de espaços tonais maiores, as transições se tornam tão tênues que a impressão de nitidez cai consideravelmente, ou seja, tem um furo grande nesse primeiro teste, na verdade tem uma cratera conceitual.
Ele cita que os bits a mais influenciam no detalhamento, mas na verdade ele influencia apenas nas transições de cores.
O teste do padrão amarelo para vermelho consiste claramente em uma alteração na padronização e tratamento do ruído, assim como o do azul para o violeta, os saltos de transições de 12 para 14 bits não seriam perceptíveis para nossa visão, apenas em tratamentos, a capacidade de ler sombras e luz também independe do número de bits e sim do ajuste do conversos A/D e dos níveis de saturação suportados pelo sensor (toda compacta trabalha em 12 bits no nível de processamento, se dependense do número de bits elas teriam a mesma capacidade de ler sombras que as câmeras SLR), a única imagem que demonstra o efeito da alteração no número de bits é aquele gráfico RGB, que se torna exatamente mais contrastado quando em 12bits, este é o único efeito influenciado pelo número de bits, que são as transições de cores.
Esse teste parece estar mais furado do que escorredor de macarrão, o cara não faz nem idéia do que é afetado pelo que ele está analisando.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 10:49:11 por Leo Terra »
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Carlo Luciano

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Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2008, 21:55:49
Leo, aproveitando que você está falando sobre 14bits e 12bits.

Estou pensando em pegar a 5D agora em julho, da 5D pra 40D fora a resolução e APSxFF, eu ainda acho que a 5D seria mais negócio, ou estou errado? A qualidade de imagem da 5D ainda é bem próxima da 40D, ou não?

Ah, eu só vou usar lentes L ou fixas L então as lentes são do nível "FF".
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
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Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2008, 00:53:56
Carlo essa pergunta é capiciosa rs...
A 5D é uma ótima opção, princialmente pelos benefícios do 135...
A 40D evoluiu muito e te dará todas as vantagens do APS (que eu particularmente adoro), também é uma câmera com sistemas mais modernos, mas o resultado final que você obtém com a 5D ainda é maior.
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