Meus gastos de investimentos financeiros e de tempo foram feitos sem a esperança de retorno, eu me tornei fotógrafo por prazer e por hobby, mas acho que esses "casos", esse evento no caso, são grandes chances de praticar, aprender e melhorar minha técnica. Tanto é que eu tomei conhecimento do forum por um fotógrafo que eu conheci em um evento semelhante
Por isso, como eu não tenho nenhuma experiencia profissional, eu gostaria de saber se há uma média da hora de trabalho de fotógrafo, ou se fora a hora de trabalho é cobrado mais alguma coisa
Não é pq vc comprou o equipamento com fins não comerciais que você não deve cobrar pela depreciação dele. Se você não cobra por isso e fizer 30 eventos, provavelmente terá uma camera no seu limite e precisará de dinheiro (que não provisionou) para comprar outra. Aí vc vai perceber qto a depreciação conta nessa estatística.
Um abraço,
Fernando
Sabe.. acho que este é um dos grandes problemas dos profissionais (ou não) de hoje em dia.. não contabilizam investimentos todos os investimentos (sejam eles propositais ou não.
Alguem que faz uma pós-graduação de R$10.000,00 e contenta-se em trabalhar por R$1.000,00 por mês além de não se valorizar, também ajuda rebaixar o valor médio pelos profissionais.
No momento em que aceitar um trabalho, deve-se sim colocar todos os gastos (TODOS mesmo). Se fará somente por treinamento (aprender a técnica) então é melhor não cobrar (e contablilizar este tempo como investimento para cálculos futuros).
O Guto deu uma resposta direta a uma pergunta que já foi feita milhares de vezes em vários foruns. É uma questão muito difícil de ser respondida, pois fora o fator do investimento e talento, tem também o fator do local. De nada adianta tentar querer recuperar o investimento em 20 trabalhos fotográficos se você encontra-se em Sertãozinho (CE).
Encontro-me na mesma situação que você, um amador e já tive 2 oportunidades de trabalho.. nas duas não soube como fazer meus cálculos e por outros motivos não peguei o contrato. Hoje estou trabalhando para determinar qual será o meu mínimo (e isto não é fácil)