Olá pessoALL!
Quero compartilhar com vocês uma experiência que fiz fotografando com flash a uns tempos atrás!
Talvez não seja nenhuma novidade, mas pode ser útil a alguém.
Minha intenção com este teste foi analisar as diferenças de usar flash direto e usar flash direto com um filtro de café na frente (abrindo-se o filtro e "acoplando" no flash (também funciona apenas colocando ele na frente direto)).
Notei duas diferenças principais. Uma delas foi a quase que eliminação das sombras, pois a luz se espalha mais e a outra, mais interessante ainda, foi as cores que ficaram mais reais. A imagem também fica mais homogenia, sem aquele clarão esbranquiçado, comum em fotos com flash direto.
Abaixo, dois exemplos, com e sem filtro de café e a maneira como coloquei o filtro no flash! Vejam as diferenças.
Obs: Não fiz nenhum tratamento no photoshop, apenas reduzi e coloquei a legenda.
Obs 2: Perdoem-me pelo enquadramento, pois na foto do Sigur (gato amarelo), a ausência de luz no ambiente era total, e eu só o enxergava com a luz de assistência.

Note que o filtro funciona como aquela pecinha, a omnibouncer da stofen, que até hoje não achei onde comprar aqui no Brasil!
Eu predi o filtro com uma fita adesiva na lateral, mas tb pode-se colocar um elástico.