Autor Tópico: HELP: 70-200L f/2.8L ou 70-200L f/4L IS  (Lida 1293 vezes)

josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Maio de 2008, 15:50:00
Intenção: Fotografar esportes, eventos, animais.

  • Eu ainda consigo um blur legal com uma f4? (Isso pra mim é muito importante).
  • O IS consegue compensar a diferença de abertura?

Estou propenso a pegar a f/4 por ser mais leve, já que as duas tem a mesma faixa de preço.

Seria minha primeira Tele. Não tenho muita experiência com esse tipo de lente. Experimentei uma há um tempo atrás, Tamron 70-300 (acho que f4-5.6). As fotos não ficaram boas, muito escuras. Por isso meu medo de ir de f/4. Entretanto notei que é bem difícil compor a foto com muito zoom, porque a imagem treme muito por conta da distância. E esse é meu medo de ir pra uma Tele sem IS.

O que me sugerem?  :shock:
Jo Santana


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2008, 17:59:47
Cara, acho que o IS pra esporte não vai fazer muita diferença, já que você vai ter que usar alta velocidade mesmo.
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.764
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2008, 18:20:58
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2008, 18:48:12
Uma dúvida: se estou usando o IS e 1/100 em 200mm. O IS dava uma ajuda pra evitar tremer?

ps: tem uma 70-200 4 IS nos classificados
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 18:49:33 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2008, 18:57:58
pegue a 2.8

vai ser um bom treino para quando chegar a hora de usar uma 300mm 2.8, 400mm, etc.



Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2008, 19:36:00
Josantana,

Como vc pode observar eu utilizo um Sigma 28-200 e trabalho com a área esportiva. Como sempre utilizo velocidades acima de 1/200 a questão do IS não interfere como disse o Kergi.
Agora, em eventos com situação de pouca luz como disse o Leo, vc sentirá uma falta enorme da 2.8
Eu iria de 2.8

Mas, adquirindo a L ou a 2.8, estará com uma excelente tele em mãos!

Abs e boa sorte!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.546
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2008, 23:31:24
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
:ok:


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2008, 08:39:34
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
:ok:

Só pra lembrar que com a f/4 em condições críticas, uma subidinha no ISO pode resolver. :ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.546
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2008, 12:24:50
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
:ok:

Só pra lembrar que com a f/4 em condições críticas, uma subidinha no ISO pode resolver. :ok:
Mas geralmente em situações críticas o iso já está lá em cima... :no: :no:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.546
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2008, 12:26:03
Uma dúvida: se estou usando o IS e 1/100 em 200mm. O IS dava uma ajuda pra evitar tremer?

ps: tem uma 70-200 4 IS nos classificados
Com certeza, Kergi. Possivelmente não tremeria nada com IS ligado nessa velocidade/distância focal.
Por isso que meu sonho de consumo é a 70-200 f2.8 IS...  8-)
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 12:26:43 por B.Gomes »


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2008, 13:21:56
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
:ok:

Só pra lembrar que com a f/4 em condições críticas, uma subidinha no ISO pode resolver. :ok:
Mas geralmente em situações críticas o iso já está lá em cima... :no: :no:

Bom, respondi baseado que ele falou que vai fotografar esportes, animais e eventos ... se esse eventos incluir teatro, então tem que ser a f/2.8 mesmo. ;)
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 13:22:25 por Cotovia »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.546
Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2008, 12:39:51
Em termos óticos são muito similares, a vantagem da f/2.8 é que em condições críticas ela permitirá o dobro de velocidade, o que ajuda na captura do movimento nestas condições.
:ok:

Só pra lembrar que com a f/4 em condições críticas, uma subidinha no ISO pode resolver. :ok:
Mas geralmente em situações críticas o iso já está lá em cima... :no: :no:

Bom, respondi baseado que ele falou que vai fotografar esportes, animais e eventos ... se esse eventos incluir teatro, então tem que ser a f/2.8 mesmo. ;)
É, aí foi desatenção minha mesmo... :doh:
É que como trabalho em espetáculos, só de ouvir falar em "situações críticas" já lembro das pedreiras que enfrento por aí, nem iso 3200 e f/2.8 resolvem... Tô traumatizado...hehehe


josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2008, 15:11:41
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas.  :clap:

Vou de 2.8 então. Qualquer coisa, coloco o bicho num tripé.  :D
Jo Santana


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2008, 08:25:23
Já vi muita gente falando no dpreview que a qualidade ótica da 4.0 é superior ao da 2.8, que o grande lance entre essas lentes é negociar qualidade por luminosidade. Se bem que tem muito cara "chato" lá no dpreview, que caça pelo em ovo. Eu tenho uma 70-300IS, e sei bem que falta faz um IS quando estou sem tripé (95% do tempo). Mas é outra história, uma vez que minha lente é f/5.6@300mm.
Eu iria de 4.0 IS, mas pensando na minha utilização.
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-