Autor Tópico: O que é um fresnel?  (Lida 9952 vezes)

Canhizares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Junho de 2008, 17:37:41
Será que alguém poderia me dar uma mão e me confirmar o que é um fresnel?  :ponder:
Se tiver uma foto pra exemplificar melhor ainda...  :D

Desde já obrigado.
Alexandre Canhizares
Nikon D60 + 18-55mm 1:3.5-5.6G VR




LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2008, 17:48:02
[modo CHATO: ON]Digitando no Google vc tem um monte de imagens. No mercado livre tem alguns pra vender razoávelmente barato.[/modo chato]

 Em iluminação o fresnel é um equipamento de luz que permite ajustar o foco da luz através do deslocamento de uma lente na frente da luz. Geralmente usa-se bandoors para ajustar o corte da luz.





 Mas na verade fresnel é só o nome da lente:
« Última modificação: 14 de Junho de 2008, 17:49:58 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Canhizares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2008, 17:57:34
Valeu, Leandro. Mas acho que não fui tão específico quanto deveria. Esse tipo de fresnel eu achei.
Eu quero saber o que é o fresnel de uma DSLR. Já me disseram que é aquela parte que se opõe diagonalmente ao espelho, onde ficam as marcações (ao menos na D60) dos pontos de foco.

Preciso saber pq arranhei essa parte da minha D60 e pretendo, assim que puder, enviá-la pro conserto. Mas não sem antes ter certeza de que essa parte que eu arranhei tem mesmo esse nome pra não receber a notícia de que o que eu estraguei é outra coisa, bem mais cara e trá-lá-lá, da assistência...

De acordo com a minha descrição me disseram que isso é o fresnel da D60 (e faz sentido, pq olhando de perto ele parece ter as mesmas ranhuras dos desenhos do google), agora gostaria de uma confirmação.

Abraço.
Alexandre Canhizares
Nikon D60 + 18-55mm 1:3.5-5.6G VR




Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2008, 19:31:56
vc deve ter arranhado a tela de focalização que possui muitas vezes ranhuras minúsculas de forma circular que ajudam a se checar o foco(explicação de leigo total), também chamado de fresnel por alguns e vidro despolido pelo pessoal mais antigo; fica abaixo do prisma, recebendo a imagem diretamente do espelho.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2008, 19:35:40
veja esta de reposição não original que tem ainda no centro o split, que corta a imagem desfocada e muitos chamam de telêmetro partido
http://cgi.ebay.com/Split-image-Focusing-Screen-set-for-Nikon-D60-D70s-D70_W0QQitemZ190228930596QQcmdZViewItem?IMSfp=TL0806121528r169
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Canhizares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2008, 22:18:27
É exatamente isso, Zeiss! Muito obrigado!!!

Obrigado pelo link também, muito interessante esse diferente.

Outra pergunta: se custa mais ou menos 30 dólares um não-original, quantos reais será que vai me custar um original?

Abraço.
Alexandre Canhizares
Nikon D60 + 18-55mm 1:3.5-5.6G VR




Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2008, 23:55:37
o mesmo preço aproximadamente:
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=search&A=search&Q=&ci=0&sb=ps&sq=desc&ac=&bsi=&bhs=t&shs=nikon+focus+screen&ci=11367&basicSubmit=Enviar+dados

na BH tem os que são cambiáveis pelo usuário; veja no T. Tanaka quanto eles cobram pelo que vc procura, ou em outras empresas não autorizadas como as que anunciam nas revistas de fotografia.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


kuk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
    • http://www.retrataterra.com
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2008, 20:17:55
Apenas um esclarecimento:

Despolido, fresnel e tela de focalização são coisas distintas. Por terem funções semelhantes, muitos acham que o termo é intercambeável. Vamos lá:

Despolido: vidro que possui uma de suas faces translucida, como um vidro jateado. A imagem é formada nessa superfície. É utilizado sobretudo na fotografia de grande formato.

Fresnel: lente que possui um desenho específico, com ranhuram concentricas, cujas propriedades permitem maior transmissão de luz em relação a lentes convencionais. É utilizado em iluminação (faróis, automóveis, iluminação de estudio), ou como acessório em câmeras de médio e grande formato. No ultimo caso, é comumente instalada sobre o despolido: a imagem continua a se formar na superficie translucida do despolido, mas tem sua luminosidade uniformizada pelo fresnel garantindo boa visualização, sobretudo com lentes grande-angular.

Tela de focalização: as telas de focalização são empregadas nas SLR, e em algumas câmeras de médio formato. Raramente encontra-se na fotografia de grande formato. Ela é uma combinação do despolido e do fresnel, porém feita com outro material (arrisco dizer, plástico ... mas não sei qual exatamente). A imagem forma-se na tela, que também possui ranhuras semelhantes à do fresnel, uniformizando a iluminação.

Um abraço,
Pedro
« Última modificação: 16 de Junho de 2008, 20:19:17 por kuk »
Pedro Kok
pedrokok.com.br



regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2008, 21:06:39
Só pra complementar o assunto (também já tive essa dúvida, e pesquisei bastante, achei coisas interessantes):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lentes_Fresnel