Oi Raphael,
Não posso ajudar em tudo o que vc perguntou, porque não moro no BR e as coisas podem ser bem diferentes aqui...
Mas, há alguns anos, comecei minha carreira em fotografia como produtora e assistente de um grande fotógrafo de moda, que hoje mora em Milão e só faz de Vogue prá cima.
Acho que vc tá um pouco embaralhado no funcionamento comercial de um estúdio...
Vamos ver se ajudo :
[quote author=rafaelfrota link=topic=26333.msg249320#msg249320 date=1222129423
Parto do principio que pra oferecer algo de qualidade é necessario ter uma certa especialização no assunto. E gostariamos de nos especializar em fotos de gente, afinal, é o que a gente sempre faz mas nunca ganhamos com isso.
[/quote]
Certo, a especialização faz de você um fotógrafo mais concentrado em uma área, e isso te dá um mercado melhor. Mas esta especialização tem que partir principalmente de você, de fazer o que gosta e o que acha que faz melhor. Nem o estudio nem o mercado pode te dar essa direção, é você quem escolhe.
- Sabemos que para um estudio existem várias atividades (moda, gravidez, fashion, editorial, publicidade, etc). Mas para um estudio iniciante, qual seria o verdadeiro nicho de mercado para sustentar o estudio (e por consequencia seus donos)? Até porque nenhuma megamodels vai contratar um estudio incipiente. Entao qual é o verdadeiro mercado hoje para um estudio iniciante?
Aqui uma confusão : a modelo não escolhe o fotógrafo... quem escolhe é a agência de modelos e/ou de publicidade.( Vc disse megamodel...As iniciantes podem procurar o fotografo diretamente para preparar um book, mas daí por diante quem cuida delas é a agência que as contrata)
Qual seria o verdadeiro nicho de mercado? Bem, por mais que você tenha resolvido que vai fazer editoriais de moda, ou publicidade, ou o que fôr, este é um mercado extremamente oscilante e varia de cidade a cidade, de época, de faixa etária, e por aí vai. Não há um único segmento fotográfico que seja melhor ou pior que os outros. Quem faz o sucesso é você e seu talento, o resto vc adapta `a sua realidade.
- É possivel um estudio se manter sem precisar de serviços "off-studio" (eventos, casamentos, bla bla bla)?
- De que e como o pessoal que tem estudio sobrevive e como/o que foi necessário para estabilizar o estudio? De que formas o estudio pode ser auto sustentavel e nao apenas um gasto?
Pras duas perguntas : provavelmente , no inicio, vc vai ter que fazer extras não planejados no centro das suas atenções. Casamentos são muito frequentes, retratos, crianças, etc. Até vc se estabelecer, provavelmente vai ter que fazer um pouquinho destes " extras" prá pagar as contas.
Sobre ser auto-sustentável, será que entendi bem?
Como todas as carreiras de sucesso, a sua tb será de 90% transpiração e 10% inspiração. Portanto, é muito trabalho o tempo todo, e é isso que vai sustentar seu estúdio.
Bom, espero ter ajudado um pouquinho...
Estas são apenas opiniões de quem já trabalhou em estúdio no BR por vários anos, e hoje tenho o meu nos EUA.
Boa sorte !!!
()s
GuiGui