Autor Tópico: [dúvida] qual iluminação usar para mesa still  (Lida 5003 vezes)

suxyone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • .FOCO.
    • algumas fotografias...
Online: 06 de Outubro de 2008, 10:57:42
bom dia amigos do fórum,
recentemente montei uma mesa still caseira, comprei quatro luminárias, mais ainda fica algumas sombras que não me agradam, alguem sabe como faço pra sumir um pouco mais com essas sombras? pois elas estão muito duras.

teria algum tipo de lampada especial para colocar na iluminação? pois a luminária e as lampadas são aquelas brancas compradas em qualquer supermercado...

bom...é isso...obrigado a todos... :D
Célio Issao [Sorocaba - SP]

*Canon Xti 400D
*Flash Canon 430 ExII


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:13:08
Oi suxyone,

a luz dura depende muito pouco da qualidade de lâmpada que vc está usando, mas muito mais da distância entre elas e o objeto da foto, e os diversos materiais que vc pode usar para difundir a luz.Também o tamanho da fonte de luz influencia na difusão dela.
Pelo que entendi são luzes " quentes" , portanto vc não pode colocar nada muito perto delas, como um papel manteiga, por ex., certo?
Experimente usá-las indiretamente, ou seja, rebatidas numa placa de isopor. Tente aproximá-las o máximo possível do objeto, e veja se faz diferença.
Poste alguma foto aqui para a gente analizar !

()s

GuiGui  :)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2008, 13:59:09
É por aí, pra não ter luz dura você precisa de alguma coisa entre a fonte de luz e o objeto para suavizá-la. No seu caso, talvez o mais fácil seja rebater a luz, ou montar uma espécie de "lona" branca em volta da mesa de still.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2008, 10:34:07
Eu uso uma luminária com lâmpada halógena de 150 ou 200w... São lâmpadas de 7000K (muito branca) uso ela mais afastada para iluminar mais o ambiente e desta forma aliviar as sombras duras....  e deixo as lampadas menores para o realce do brilho...

Essas lâmpadas são utilizadas em lojas, pois não alteram a cor das roupas e isso é bom já as lâmpadas incandecentes  (eu achou) deixam tudo meio amarelado.

Não é muito fácil encontrá-las nem o seu respectivo reator, mas penso que vale a pena

Abraços



suxyone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • .FOCO.
    • algumas fotografias...
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2008, 10:45:33
bom dia,

muito obrigado pelas dicas e respostas...
logo depois que escrevi ontem pensei em fazer um teste com rebatedor e/ou colocar um 'filtro" na frente das luminárias, mais não tão perto pois como a guigui falou minhas lampadas são quentes...

bom vou ver o que acontece e posto as fotos dos resultados pra vcs analisarem....e vou postar tb a mesa still que eu montei pq achei que ficou bem bacana...

agora deixa eu voltar ao trabalho...hehe

novamente obrigado pelas dicas...e tenham todos uma boa semana.... :D :D
Célio Issao [Sorocaba - SP]

*Canon Xti 400D
*Flash Canon 430 ExII


Fabio - FAMA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2008, 11:21:45
Bom Dia, Sua mesa é composta com 4 lâmpadas de que potencia? pergunto isso pois existem varias maneiras de reduzir as sombras, mais para isso se leva muita coisa em conta, o tipo de produto que você costuma fotografar, a altura da mesa em relação aos tripés, sua mesa é translúcida ou feita com laminas de madeira comprenssada? um forte abraço e fico a sua disposição..

Abraço - Fabio Foster - Fama Comercio de Artigos Fotográficos