ola
como me considero "fotografo de natureza" vou dar meu pitaco..(..nossa o palavra mais fora de moda...

..desculpem os meus 48 anos...

)
sempre falo: tudo é facil e simples ate voce começar a fazer...quando voce começa...complica!!!
peço que voce perca uns 5 minutos vendo meu portfolio aqui:
http://olhares.aeiou.pt/galeriasprivadas/browse.php?user_id=21707voce vera fotos simples, com equipamento moderno ( nikon d300)....mas que demorei 30 anos para chegar a este ponto ( talvez eu seja muito lerdo...

)
concordo com voce , em parte, a facilidade dos equipamentos modernos( e progras de pos-produçao) estao inundando o mundo das chamadas "fotos de natureza", ficou muito facil...qualquer um pode tirar macros, paisagens, etc....agora manter uma constancia na qualidade, na tecnica no estilo...é outra conversa.
para estes fotografos de "sorte" sempre peço para ver o portfolio deles..se tiver 50 fotos com o mesmo padrao de qualidade e uma assinatura visual clara ..uma linha tenue que atravessa todas as fotos( chamada por mim de "estilo")..ai passo a respeita-lo.....( e isto nao se aplica somente a fotografo de natureza....mas de qualquer estilo)
mas voltando a sua questao, qualquer tipo de fotografia: documental, de estudio, natureza, still tem que ser respeitada e admirada ( é muito facil olhar para uma macro..ou um portrait e dizer: faço igual!!!....mas vai fazer....voce poderá ate tirar uma melhor...mas ai, sem duvida, voce dara valor a foto macro ou a um portrait...)..
em todos os tipo de fotografia ainda ha um espaço enorme para a criatividade, pesquisa e descobrimentos...e isto é que é a mola que nos impulsiona...se eu achasse que todas as fotos de natureza ja foram tiradas..encostava meu equipamento...assim como um fotografo de arquitetura, estudio, retratista, de nu,...e por ai vai...
como voce ja racionalizou e viu que estava criticando um tipo de foto que voce nao gosta ( e tem todo meu respeito) nao tire o merito de uma foto de um passaro em pleno voo pegando um peixe no rio, ou de uma macro do olho de uma borboleta...sao tao o mais complexas que uma de estudio( coisa que respeito muito , porque sei o trabalho que da)..se lembre que na natureza voce nao tem controle absoluto sobre a luz, o momento e a atuaçao dos modelos....
agora sobre fotografo ser multifuncional ( com o mesmo resultado de qualidade em todos os campos da fotografia)...esta para nascer..

cartier bresson poderia ate tirar foto de uma montanha...mas o ansel adams iria detestar...

abraço
marques