Léo, até entendo que o propósito explicado por vc tenha algum sentido, mas fica difícil utilizar o “Corredor Polonês” do jeito que vc descreveu acima. O principal ponto discordante é o enunciado da proposição da sala, como já mencionei. Não bate. Lá está escrito: “
avaliação de fotos através de críticas com sugestões para melhoria”. Do jeito que a sala é, serve tanto pra ajudar quanto pra atrapalhar, como no caso (citado por outros usuários) de fotos claramente boas recebendo votos de “péssima”. Qualquer pessoa tem o direito de achar uma foto péssima, mesmo que ela seja a única que pensa assim. Porém, para que o propósito da sala seja atingido, ela deveria ter que dizer o que achou de errado na foto, a ponto de torná-la péssima. Imagine se vc mostra uma foto para alguém, pedindo opinião, e a pessoa lhe diz: “achei péssima”, e pronto. Ela te ajudou? Se não houver opiniões acompanhando o voto, não há como obter subsídios. Como alguém poderá fazer “
correção” ou “
seleção” de alguma foto se não souber por que alguém achou que ela é ruim ou péssima? De onde ele tirará a informação necessária para ele, o autor, corrigir deficiências? Como esta sala poderá “
ajudar a encontrar problemas que nem sempre são identificados pelo autor”, se este tiver como subsídio apenas a constatação de que alguém não gostou de sua foto?
Quanto a alguém “
passar vergonha numa possível réplica”, isso só aconteceria no caso já citado, de alguém votar “péssima” numa foto flagrantemente boa. Se o comentário fosse obrigatório nesses casos, com certeza ninguém faria mais isso, ou então passaria realmente essa vergonha que vc mencionou. Por isso eu acho complicada a idéia de manter mecanismos como esse, que permitem ao usuário se “esconder”, principalmente quando seu voto não representa de fato uma opinião, e sim uma avacalhação. Da forma como é, isso só ajuda a manter a freqüência no fórum de pessoas imaturas ou sem conhecimento que lhe capacite a emitir opiniões.
Eu já dei minha opinião, e acho que ela é extremamente válida: vincular a votação em “Razoável”, “Ruim” ou “Péssima” ao comentário obrigatório. Se fosse assim, a sala realmente atingiria o propósito de ajudar o autor a encontrar falhas e promover um crescimento, uma evolução, no seu trabalho. Afinal, este não é um dos fundamentos deste fórum?