Pessoal, como sabemos, topicos sobre quanto cobrar são bem comuns nos foruns fotograficos.
Então p/ tentar ajudar quem tem dificuldades em definir quanto cobrar e mesmo quem já sabe como é, resolvi desenvolver uma planilha (com a ajuda de quem puder, aqui) com tudo o que pode influenciar no custo final.
Vou colocar abaixo todos os itens que influenciam no valor de um trabalho fotografico. Se alguém souber de algum item importante que esteja listado ou quiser iniciar uma conversa a respeito de algum dos itens já citados ou um novo item, fica a vontade.
a) Horas a serem trabalhadas
b) Valor da hora de trabalho
c) Transporte
d) Depreciação do equipamento fotográfico
e) Depreciação do equipamento computacional
f) Alimentação
g) Energia
h) Telefone
i) Editor de foto
j) Margem de desconto
l) Assistente
m) Maquiador
Questões de entrega do trabalho também inflenciam (como midia e revelações):
Então penso em colocar o
valor da midia e o
numero de midias a serem entregues.
Definir o valor da copia unitaria (e seus respectivos tamanhos) bem como o numero de copias.
Todos os itens listados serão de preenchimento
não obrigatorio, ficando a critério de cada um escolher o que é um custo p/ si (se bem que acredito que tudo é custo). Esse é, inclusive, um dos motivos de disponibilizar a planilha no Excel. Assim cada um pode fazer implementações mais direcionadas, se for o caso.
De modo geral, penso em fazer uma planilha generica para tentar satisfazer quase todas as necessidades na hora de definir o preço de um trabalho fotografico.
Logo após uma conversa inicial, com as sugestoes que surgirem aqui, disponibilizarei o arquivo p/ todo aqui. E aos poucos, vamos fazendo outras implementações.
