Autor Tópico: como fotografo uma estrutura dentro de um tubo?  (Lida 1954 vezes)

SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Online: 29 de Novembro de 2004, 22:10:59
eu preciso fotografar uma estrutura no final de um tubo com cerca de 20-25 cm de comprimento e 5-10 cm de diametro. é um cano especial colocado dentro da vagina de uma vaca, no fundo existem algumas estruturas q me interessam. é facilmente visualizado com uma lanterna.

é +- deste jeito:


.........\\     -> rabo da vaca
...........\\_________________
.............[
eu!-> ========X
.............[
.............[

X- cervix! meu objetivo!

alguem tem alguma dica? como devo posicionar o flash (meu maior problema)?

eu vi algumas fotos destas estruturas mas não tenho a minima ideia de como o autor procedeu.

obrigado
fabio Px


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 692
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2004, 22:23:42
Fábio,
Tem como vc postar uma destas fotos?
 
Visitem meu flickr


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2004, 22:43:26
Suponho que precise de um flash macro ring, não?
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2004, 23:16:15
tenho as fotos "base" mas estão em um livro! fica meio dificil postar agora, especialmente sem scanner.

quinta feira vou botar a cara e fazer o serviço. vou utilizar minha olympus OM, uma lente 200, um filtro close-up2 ou 4+, filme asa 100, com um flash normal e um cabo extensor. vou tentar diversas formas pra ver o q fica melhor. depois posto o resultado!

como são estruturas planas vou usar desde f16 ate f4, variando a posição do flash entre proximo ao cano e apoiado na lente (neste ponto... estou preocupado com flare!).

não tenho ring flash, em macro 'normal' costumo utilizar dois flashes no bracket.

c alguem tiver ideias de posicionamento e similares, poste ai q eu testo! :D

legal fazer algo diferente pra variar!!!  :lol: quebrando a rotina e fazendo moral com o pessoal da faculdade tudo ao mesmo tempo! :P


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.740
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2004, 00:23:12
Ou deve usar uma caneta ótica de light paint ou deve usar um macro ring mesmo.
Não tem muitas outras alternativas tecnicamente adequadas, vc pode tentar uma gambiarra.
Mas depende da grossura do tubo.
Acho que a caneta de light paint com o foco aberto deve ser a melhor opção.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2004, 08:40:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2004, 08:30:26
Antes que alguém diga por mim, que tal iluminar pela garganta?
AluiZio -


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2004, 08:37:41
Citar
Antes que alguém diga por mim, que tal iluminar pela garganta?
eu sei..."o assunto é sério e tal" mais é inevitavel rir mais o comentário do AluiZio foi foda !
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2004, 11:34:51
vou lhes dizer pq não iluminar pela garganta!!! é pq é uma vagina e não um anus! :rolleyes:

as canetas de light painting não rola pq elas tem pouca potencia, minha exposição tem de ser rapida pq o animal não gosta muito do cano la dentro, se mexe e tal, apesar de ser essencial pro exame.

acho q um ring flash seria mais adequado, mas não tenho este equipamento,então vou fazer uma gambiarra mesmo! :P

depois posto o resultado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.740
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2004, 12:55:36
SharpX qual caneta de paint light que vc usa?
Eu tenho uma de 400W que ilumina absurdamente, dá f/8.0 em 1/60. Veja se não consegue locar uma mais forte em um estúdio local.
:)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Brunon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2004, 15:16:42
Auto focus, nem pensar, né??  :D  
Equipamento: LEICA e CANON.
Abraços do Brunon!


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2004, 16:39:33
Citar
SharpX qual caneta de paint light que vc usa?
Eu tenho uma de 400W que ilumina absurdamente, dá f/8.0 em 1/60. Veja se não consegue locar uma mais forte em um estúdio local.
:)
pra t falar a verdade eu nem tenho uma paint light. ACHAVA q era algo meio arte, nunca tinha precisado antes! e esta sua é bruta hein? não sabia q ia ate tudo isso de potencia! hehe! vivendo e aprendendo!!

vou dar uma olhada pra adquirir um! este tipo de equipamento é MUITO util e eu so me dei conta agora! tem alguma marca ou modelo interessante?

brunon... nem auto focus eu tenho!!!!!  :lol: é tudo na mão!!!! e auto focus em macro so atrapalha, ao não ser q vc tenha aquelas maquinas com regulagem de ponto pela sua pupila, etc etc etc etc etc... mas é muita tec pra mim.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2004, 12:06:20
Talvez esta materia ajude.

Micro-Câmara de TV ingerida pode ser alternativa eficaz em substituição à endoscopia digestiva
 
02 de dezembro de 2004 (Bibliomed). Pacientes com doença do refluxo gastresofágico, mesmo com a forma grave da doença – que determina maiores riscos de câncer do esôfago, raramente se submetem a testes de rastreamento, em muito devido ao desconforto e aos riscos associados a procedimentos de endoscopia, realizados sob sedação.

Uma nova técnica de exame por imagem , que emprega uma câmera em forma de pílula (conhecida como CamPill), pode ser uma alternativa válida ao procedimento. Estudiosos da Universidade do Oregon, nos EUA, avaliaram a eficácia diagnóstica da CamPill em comparação com a endoscopia digestiva alta tradicional.

De acordo com o novo número da revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics, a CamPill se mostrou um método seguro, eficaz e muito bem tolerado em procedimentos diagnósticos da via digestiva alta. Mais estudos ainda são necessários para que se possa determinar com precisão a validade desse novo método.

Fonte: Alimentary Pharmacology & Therapeutics Volume 20 Issue 10 Page 1083 - November 2004



Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2004, 21:34:22
como o topico esta aqui...
ainda não deu pra tirar a foto por causa de alguns contratempos. porem conversando com o Dr Idércio Sinhorini, veterinario e fotografo excepcional q esteve envolvido na abertura de diversos cursos de fotografia aqui em sampa, me deu uma ajuda (na verdade ele me orienta).

fiquei procurando tecnicas fotograficas mas o q eu precisava era uma ajuda veterinaria. tem um aparelho chamado espéculo, conhecido das mulheres, q é introduzido e utilizado para abrir o canal para uma inspeção do orgão.

vamos ver o q acontece!