Autor Tópico: Exa Jhagee Dresden e duas Yashica Electro 35  (Lida 5220 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Dezembro de 2008, 19:49:11

Caros,

Não sei se lembram que disse que ia passar na casa de um amigo para ver umas câmeras antigas que ele tem que foram do avô. Foi uma visita muito rápida e não deu pra tirar muitas fotos.

Bom, são duas RF Yashica electro, uma prata em bom estado de funcionamento porém com fungos e uma preta um pouco mais descuidada.

Há também essa Exa Jhagee Dresden que é uma das câmeras mais interessantes que eu já vi. A lente é baioneta M e parte superior é removível e pode ser trocada por um sistema de Viewfinder com prisma ou de despolido pra visão por cima (tipo das TLR).
O obturador é um meio cilindro que abre e fecha num movimento de giro. Tudo numa câmera extremamente compacta.

Só não tem fotômetro e também não identifiquei o tipo de filme pois parece ligeiramente maior que um 135 mas também não é tão grande quanto um 120. Como entendo pouquíssimo e foi tudo muito rápido fiquei sem saber.

Vou tentar convencê-lo a dar um fim para as bichinhas que seja melhor que o fundo de um armário.
Eu queria uma das RF. Quando vi meu olho brilhou... rsrs
Mas não me empolguei pelas Electro 35 pois são automáticas (nem dá pra setar a velocidade manualmente e dependem de bateria pra funcionar) e com lente fixa  :(.

Depois posto mais fotos de tudo pois miha Internet aqui está precária.
Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2008, 21:04:55
Outras fotos da visita:


A Exa com a tampa aberta. Ela só está com esse visor de lhar por cima.


A Electro 35 silver. Essa está bem conservada. Só com bastante fungos.


E a black um pouco mais surrada... Esse kit de acessórios com duas lentes auxiliares (grande angular, meia-tele e visor extra) parecem ser originalmente da black.


Confesso que quando vi as duas RF na caixa meus olhos brilharam. Já ia pedir uma  :D.
Depois que vi que as electro 35 são automáticas sem opção de troca de lente ou escolher a velocidade fiquei meio decepcionado  :(. Achei um conceito duvidoso da Yashica.
A grande vantagem delas é o obturador de lâminas que sincroniza flash em qualquer velocidade.

Mas de qualquer modo vou tentar convencê-lo a vendê-las ou usá-las. Se ele quiser vender posso intermediar. Faço um anuncio nos classificados e dou uma descrição completa (com a visão de comprador) do estado de cada uma.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2008, 21:55:41
Aqui está o manual da Yashica: http://www.cameramanuals.org/yashica_pdf/yashica_electro_35_gsn-1.pdf

Nela você o indicador de exposição, a luz vermelha sobre-exposição, e a amarela sub-exposição. Conhecendo os limites de velocidade, mínimo e máximo, dá pra forçar a câmera a trabalhar na velocidade que vc quer.

Por exemplo, num dia ensolarado coloque na abertura máxima de f/1.7. Deve ficar sobre-exposta. Vá fechando o diafragma até não mais acender a luz vermelha. Bem, ali você já sabe que a velocidade é de 1/500s, cada ponto diafragma a ser fechado você saberá a velocidade correspondente à ele.

Elas usam aquelas baterias antigas de mercúrio, se não me engano de 1,35V que já não existem mais. Os modelos GS e GT (silver e black, respectivamente) precisam de um ajuste no circuito. Já os modelos GSN e GTN (silver e black, respectivamente) tem um circuito que se auto ajusta. Acho que é a PX28 que se usa no lugar da antiga, com uma pequena adaptação por causa do tamanho diferente (diâmetro e comprimento da pilha).

Quanto a ser lente fixa, você tem as grande angular e tele que dá bastante versatilidade. O viso nesse caso é necessário.

Minha opinião: uma bela câmera com preço muito atraente. A lente dela também entrega bons resultados. Uma Yashinon f/1.7 de 6 elementos e 4 grupos.
-22.352971,-48.775582


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2008, 22:23:24
Aqui está o manual da Yashica: http://www.cameramanuals.org/yashica_pdf/yashica_electro_35_gsn-1.pdf

Nela você o indicador de exposição, a luz vermelha sobre-exposição, e a amarela sub-exposição. Conhecendo os limites de velocidade, mínimo e máximo, dá pra forçar a câmera a trabalhar na velocidade que vc quer.

Por exemplo, num dia ensolarado coloque na abertura máxima de f/1.7. Deve ficar sobre-exposta. Vá fechando o diafragma até não mais acender a luz vermelha. Bem, ali você já sabe que a velocidade é de 1/500s, cada ponto diafragma a ser fechado você saberá a velocidade correspondente à ele.

Elas usam aquelas baterias antigas de mercúrio, se não me engano de 1,35V que já não existem mais. Os modelos GS e GT (silver e black, respectivamente) precisam de um ajuste no circuito. Já os modelos GSN e GTN (silver e black, respectivamente) tem um circuito que se auto ajusta. Acho que é a PX28 que se usa no lugar da antiga, com uma pequena adaptação por causa do tamanho diferente (diâmetro e comprimento da pilha).

Quanto a ser lente fixa, você tem as grande angular e tele que dá bastante versatilidade. O viso nesse caso é necessário.

Minha opinião: uma bela câmera com preço muito atraente. A lente dela também entrega bons resultados. Uma Yashinon f/1.7 de 6 elementos e 4 grupos.

Valeu Braga! Elas são GSN e GTN eu acho. E já tinha ouvido falar muito bem dessa ótica também.

Outra coisa que acabei de pensar é que é relativamente fácil fazer um ajuste de EV do fotômetro. Basta girar o botão do ISO que fica bem acessível no painel superior.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


..Vítor..

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2009, 10:08:01
Olá a todos!
Essa é minha primeira participação neste fórum.
Cheguei a ele justamente quando pesquisava na rede sobre a Yashica Electra 35.
Ontem à noite eu encontrei uma num camelô.
Aqui no centro do Rio, principalmente na faixa que vai do bairro de Fátima até o Catete, tem uns caras que vendem bujigangas. Coisa velha achada no lixo mesmo, que eles espalham na calçada e vendem.
Eu estava na área da Lapa quando vi a Yashica. Comprei por 15 reais.
Acho que está em bom estado. A lente está um pouco embaçada, deve ser fungo.
E não tem o flash também.
Depois eu posto umas fotos dela.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2009, 17:09:35
Olá a todos!
Essa é minha primeira participação neste fórum.
Cheguei a ele justamente quando pesquisava na rede sobre a Yashica Electra 35.
Ontem à noite eu encontrei uma num camelô.
Aqui no centro do Rio, principalmente na faixa que vai do bairro de Fátima até o Catete, tem uns caras que vendem bujigangas. Coisa velha achada no lixo mesmo, que eles espalham na calçada e vendem.
Eu estava na área da Lapa quando vi a Yashica. Comprei por 15 reais.
Acho que está em bom estado. A lente está um pouco embaçada, deve ser fungo.
E não tem o flash também.
Depois eu posto umas fotos dela.

Seja bem vindo!!!  :ok:

E espero que a sua Electra funcione ainda. Segundo o que li a lente é muito boa e gera ótimas fotos.

Teria que ver o modelo pra saber que tipo de bateria usar pois as mais novas podem ser usadas com baterias de 6V adaptadas. As mais antigas precisam de um circuito extra pra adaptar a tensão.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2009, 18:57:52
Oi, Rogério.

Olha só, eu tenho a Electro G e te digo uma coisa. As fotos com ela não tem iguais. Fiz uma adaptação da bateria com uma de 3 V mais duas LR44 que ficou muito bom.

A minha é essa aqui:



Não gosto dela somente pelo tamanho, acho exagerado mesmo. E mesmo com seu automatismo, é um pouco chatinha de se trabalhar. O Fotômetro nunca é preciso, pois te dá duas ou três opções de abertura pra escolher. Mas a objetiva milagrosamente se encarrega do resto.

Realmente não é manual, mas vale a pena a danada.

Quanto à EXA, adoro aquela bola de vidro do visor, tipo Lubitel, interessante mesmo. Mas ela tem um pentaprisma pra se acoplar retirando o capuchão. Foda é achar um né? E se não me engano usa 35 mm mesmo. Essa aí é a EXA O, se também não me engano, das mais velhinhas.
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 18:58:35 por Elmo »