Tá ai Ivan.
pode adicionar lá. Eu selecionei inclusive exemplos ilustrados

TTL ou Through The Lens: é uma tecnologia de medição da intensidade da luz do flash realizada através do sistema de fotometria da câmera. Este sistema foi desenvolvido pela Nikon em 1980 e funciona de forma simples, um sensor dentro da câmera, posicionado junto ao filme mede a luz que entre durante uma foto com flash, desativando o flash quando a fotometria se torna adequada. sistemas mais novos usam um pré flash para medir a luz antes da foto final e até a medição de distância passada pelo foco da lente.
hazy light: É um tipo de refletor usado em flashs de estúdio, destinado a simular a luz difusa que entra por uma janela.

Sombrinha: Tipo de refletor usado em estúdio para simular condições de luz difusa, existem em várias cores.

Refletor parabólico: Luz dura e direta, pode existir em diversos modelos, possibilitando menor ou maior concentração de luz

Bandeira: Refletor usado em estúdio, desenvolvido para uso com filtros de cor, muito comum em iluminação de fundo e criação de atmosferas coloridas.Normalmente usa um refletor base colméia como base.

Snoot: Refletor de luz direta extremamente concentrada, usado para luz de cabelo.

Colméia: Seu refletor base serve também para iluminação dura e como luz de fundo, porém com a colméia ele fornece uma luz suave e concentrada.

Número guia: Usado para medir a potência específica de um flash, o número guia indica qual a abertura indicada para aquele dispositivo colocado a 1m do objeto a ser fotografado em ISO 100, existem outras formatações de número guia, então é importante se atentar às unidades, principalmente se o ISO referência está correto, esta medida é a mais indicada para potência de flash, pois passa junto a informação do ISO, enquanto a medida de distância máxima não leva em consideração esta medida.
Contato PC: Tipo de terminal usado para sincronismo de flash, comumente usado para flashs de estúdio e normalmente desenvolvido para operar com flashs de baixa e alta tensão.

Hot Shoe: Tipo de terminal usado para sincronismo e fixação de flashs externos, os antigos operavam em alta tensão, com 2 terminais de contato, os mais modernos usam a tecnologia TTL e possuem diversos contatos para permitir a operação do flash em modo automático e em contato com a câmera, porém os mais modernos também operam em baixa tensão nos terminais de sincronismo.
Existem mais de um tipo de hot shoe, o X-Contact , o X-Contact TTL e o Minolta Type.
Tocha: Denominação para os flashs de estúdio.
Luz de modelagem: Uma luz contínua de baixa itensidade anexada ao conjunto do flash e utilizada para modelar as sombras da cena.
Máster/Slave: No conceito de iluminação é quanto temos um flash conectado ao sincronismo e outros trabalhando remotamente sendo comandados (tanto o disparo como em alguns casos a própria configuração) pelo flash principal (master).