Ivan o Fotodiodo recebe uma corrente de entrada, e avalia a corrente de saída é isso que ele faz, ele não produz energia, ele consome energia.
Quando o Pksato explicou o funcionamento ele postulou que eles usariam a carga máxima o que não é verdade, a carga máxima é a de máxima sensibilidade, e como ele disse quanto mais elétrons se coloca no fluxo mais sensível fica o sensor.
Ele postulou que os fabricantes usariam a carga máxima mas qq um sabe que a carga máxima de um dispositivo é a carga de ruptura, aquele ponto onde se queimaria o equipamento.
O fotodiodo é um DIODO convencional sensibilizado pela luz, seque os princípios do diodo convencional, recebe uma tensão e uma corrente de entrada e avalia a tensão e a corrente de saída, que é afetada pelas variações provocadas pela luz.
As interferências magnéticas e térmicas tbm afetam esta saída (ou seja o famoso ruído).
Não tem segredo.
Quanto a sua justificativa para os pontos perdidos não tem lógica nenhuma, pois os pontos que teriam que ser recuperados para formar o ISO 1600 simplesmente não existiriam, pois estão fora da latitude do sensor, então não adianta ampliciar, pois não existe o ponto.
Vocês estão partindo do pressuposto que é mais fácil amplificar o sinal do que variar a carga na entrada so sensor, o que além de não ser verdade limitaria muito a aplicação devido a latitude ISO.
Estou pegando um exemplo gráfico, suponha que estamos submetendo sensor exatamente a mesma quantidade de luz em EV, que seria a relação ISO, O sensor de ISO 1600 estaria captando luz em 5 EV +/- 3 EV, enquanto o sensor de ISO 100 conseguiria capturar 9 +/- 3EV, isso supondo um sensor sem variação da latitude, se houver variação a coisa fica ainda pior. Bom então aqui está o gráfico amostra:

Agora minha pergunta é a seguinte, tenho uma 10D, com um sensor padronizado em ISO 100 com a latitude +/-3EV (exatamente a latitude do sensor da 10D), agora como vc consegue ampliar o um sinal de 5V para ISO 1600 se ele não existe?
Me conta qual é o milagre do seu amplificador de Sinal para criar um sinal que o sensor não é capaz de capturar e montar o ISO 1600? Não é uma questão de amplificação como vcs estão alegando, é uma questão de criar sinal, se o sensor não captura abaixo de 6EV como você conseguiria o milagre de fabricar sinais para luzes de 5 EV?
Bom acredito que agora com desenho acabou o problema não?

É impossível vc resgatar o sinal de luzes de 5EV de entrada se o seu sensor não pode capturá-lo, lembrem-se latitude é captura de luz em EV, +/- tantos pontos, o que vcs estão dizendo é que transformam 1/2 EV em uma latitude de 5EV, o que obviamente é completamente irracional, porque as luzes não existem na captura original

.
Para o que vcs estão dizendo ser verdade uma 10D deveria ter ISO 400 com latitude +/- 1 no Máximo, pois a partir de ISO 800 ela não teria luzes baixas (as sombras sairiam pretas, você até conseguiria levantar a luz, mas as sombras seriam pretas, tanto é que quando vc eleva a exposição em +2 no RAW converter vc tem as sombras extremamente chapadas, até funciona a técnica mas vc perde muitos detalhes de sombra, isso seria uma técnica de amplificação.