Autor Tópico: Como organizar um ensaio fotográfico? Antes, durante e depois  (Lida 13864 vezes)

LeandroFabricio

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Online: 17 de Fevereiro de 2009, 02:19:58
 Estou me sentindo um pouco desorganizado ao realizar fotos já idealizadas e gostaria de dicas de como proceder melhor nesses casos.
 
 As vezes tenho problemas em conseguir consciliar os horários com maquiador, produtor de moda e modelo. Quase nunca consigo marcar para conversar sobre as fotos antes do dia do ensaio, e o que as vezes acontece é que uma ou mais pessoa chega no dia das fotos sem saber exatamente o que vai rolar e como exatamente deve se desenvolver a sessão de fotos.
 Como tenho poucos contatos me sinto como se tivesse preso a "agenda alheia".
 Por causa da correria de todos fica complicado explicar a idéia antes do dia do ensaio.

 Em caso de fotos externas é ainda pior, as condições do tempo nem sempre ajuda. Daí ou faço as fotos fora da proposta inicial ou fico sem elas e aguardo um dia em que as agendas vazias se cruzem denovo.


 Como otimizar isso? Fazer Briefing? Como?
 Botar no papel as idéias e enviar aos envolvidos cobrando uma resposta/confirmação resolve?

 Tentar aumentar a rede de contatos e marcar com a modelo e achar quem está disponível para o dia seria uma opção? Isso acabaria me custando mais caro, como praticamente sempre chamo as mesmas pessoas já tenho um preço combinado a pagar que considero razoável.

 Fora esses problemas antes do ensaio, durante a sessão por diversas vezes acontecem pausas para "corrigir a idéia". Atualmente não trabalho seguindo uma ordem pré-estabelecida. Geralmente a troca de roupaXmaquiagemXfundo ocorre desorganizadamente, priorizando uma facilidade de troca de peça, ou facilidade por troca de cor da maquiagem, ou por poder aproveitar um look de maquiagem com outra peça de roupa.
 Tudo decidido na hora, e ocasionando pausas que acabam quebrando o clima do ensaio com a modelo.


 Na última sessão de fotos que fiz teve uma troca de modelo na última hora e por conta disso deixei toda a escolha da produção por conta da própria produtora. O que resultou em fotos que não me agradaram: www.leandrofabricio.com.br/galeria.html

 
 Como vocês se organizam para fotogafar?
 Que dicas posso usar para melhorar?
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latreitel

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Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 08:38:49
Leandro, acho que é complicado mesmo. No que eu percebí, o ideal seria ter sua própria equipe exclusiva o que nem sempre é possível. Isso gera custos mais altos que nem sempre o cliente está disposto à pagar.

Como ser especialista em moda, eventos sociais, esporte e etc. nem sempre é possível, cada um se vira como pode fazendo muitas vezes tudo um pouco. Não sei se é o seu caso.

Eu tentaria formar uma equipe conversando com profissionais dedicados, mesmo que isso envolvesse um custo maior.

Grande abraço








LeandroFabricio

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Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 11:45:02
Leandro, acho que é complicado mesmo. No que eu percebí, o ideal seria ter sua própria equipe exclusiva o que nem sempre é possível. Isso gera custos mais altos que nem sempre o cliente está disposto à pagar.

Como ser especialista em moda, eventos sociais, esporte e etc. nem sempre é possível, cada um se vira como pode fazendo muitas vezes tudo um pouco. Não sei se é o seu caso.

Eu tentaria formar uma equipe conversando com profissionais dedicados, mesmo que isso envolvesse um custo maior.

Grande abraço

 Obrigado pela resposta.
 Infelizmente não tem como ter equipe fixa no momento, não tenho um fluxo de trabalho que permita isso. Eu tento me focar somente em fotografia de moda divulgando somente esse trabalho, mas as vezes aparece oportunidades que me interessam e não deixo passar
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Leo Terra

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Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:26:59
Leandro esse tipo de organização é algo muito complexo, envolve uma série de fatores e técnicas de gestão, é muito difícil tratar um assunto dessa seriedade com restrições de tempo e contato. Pode parecer simples, mas é disparado um dos processos mais complicados da fotografia.
Via de regra posso te dizer que PLANEJAMENTO é tudo. E quando falo em planejamento estou falando no conceito administrativo da coisa, na elaboração de um plano formal e bem estruturado. Acredito que seja por isso que a maioria dos fotógrafos tenham uma enorme dificuldade nesse tipo de planejamento e muitos acabem até mesmo contratando pessoas especializadas para orgnizar os ensaios mais sofisticados, porque realmente é um trabalho que requer muito conhecimento da área de gestão de processos.
Via de regra o que posso te dizer é que ter uma carteira formada de profissionais que possam realizr bem cada tipo de trabalho é fundamental. Outra coisa é reconhecer sua capacidade técnica de operacionalizar certos ensaios. Por exemplo, eu não pego ensaios que sei que minha equipe não vai dar conta de executar, isso porque conheço os limites da minha equipe. Então ter um cadastro bem elaborado de profissionais, com suas limitações e qualidades é o primeiro degrau para uma boa organização de um ensaio. Também é interessante a construção de uma check list, com o que tem que ser feito antes, durante e depois do ensaio. Sempre procure cumprir os itens do check list no momento programado, porque isso evita que você tenha que conter problemas. Outra questão relevante é bolar um plano de contingências para problemas que possam acontecer (um dos que mais acontece é o clima). Como você pode estar percebendo cada caso vai ter suas próprias regras, pois cada caso vai exigir um conjunto diferente de tarefas, o mais importante nisso tudo é que você tenha uma gestão adequada destas tarefas e saiba tudo o que é fundamental ser feito. Com o tempo você vai adquirindo confiança e seus planos vão conter também o que NÃO deve ser feito, para evitar gastos desnecessários e você vai se aproximar cada vez mais de um nível de maturidade elevado no planejamento de suas atividades. :)
A disputa pela agenda dos bons profissionais é muito comum, você tem a função de tentar casar tais agendas ou ter um grupo muito grande de prestadores que o permitam fazer isso. Não é uma tarefa simples, por isso requer tempo, uma regra de ouro, nunca marque um ensaio para amanhã, porque certamente você terá muitos problemas, o ideal é que você tenha pelo menos uns 15 dias para se planejar para um ensaio de grande porte.
Seu problema de trocas é um problema de prestador, você deve ter um prestador para cuidar de produção de estilo, você pode ter o critério técnico de escolha do look (tipo a luz agora é melhor para este ou aquele), mas o produtor de estilo tem uma ordem lógica e a escolha das peças não pode ser aleatória, você tem que chegar no ensaio com os looks já pensados, para que as poucas alterações que tenham que ser feitas sejam apenas para ajustes finos. Você deve tentar otimizar a maquiagem também, para isso o ideal é conversar com o maquiador sobre qual seqüência de maquiagem seria a mais apropriada para ganhar tempo e ver se isso bate com a rotina que você quer adotar para as fotos. Para você ter uma idéia eu quase nunca me meto nos trabalhos dos produtores, se for para que eu escolha o look eu não preciso do produtor de estilo. Neste caso o seu problema é de prestador, se o seu prestador não te oferece a qualidade que você procura então tente conseguir outro.

Por fim se concentre em uma área para desenvolver uma metodologia de trabalho nela. Eu costumo dizer que quem tenta atender a dois senhores ao mesmo tempo vai atender mal aos dois. ;)

Não sei se é isso que você esperava ler, mas sem dúvida é o máximo que dá para dar de receita em um espaço como este. :/
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 19:08:10 por Leo Terra »
Leo Terra

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Marcelo Favero

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Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:46:02
Show Leo, bela aula!

Aproveitando a carona do post, e a locação?
Minha maior dificuldade sempre é com a locação quando vou fazer ensaios com gestantes e noivos. Tenho tido sorte de conseguir isto através do próprio cliente na maioria das vezes (ok, ok, não é um sistema muito profissional - mas acho que meu fluxo deve ser aina menor que o do Leandro, fotografia é minha segunda atividade, só de fim-de-semana...).

Sempre busco casas no Litoral Norte de São Paulo, mas é possível ter uma parceria com proprietários de imóveis ou imobiliárias para isso? Alugar o imóvel por um dia nem sempre é fácil. Como funciona isso?

Abraços
Marcelo dos Santos

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Chello

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Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 15:14:53
O Leo já deu as dicas essenciais e me prenderei apenas à questão de locação.
Quando é em estúdio é fácil locar um. Aqui em SP temos inúmeras opções. Estou para testar o do nosso amigo Fernando, mas ainda não tive oportunidade.
Para externa, costumo manter contato com hotéis de médio/grande porte para locação de espaço na área comum para realização das fotos. É uma alternativa boa, pois esses ambientes geralmente possuem decoração pronta e atualizada com as tendências.
Quando é em parques ou praças é necessário ver com o poder público uma autorização para montar o set no local.
Como faz um tempinho que não faço ensaios assim, preciso atualizar esses contatos.

Abs
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Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 19:11:28
Marcelo locações na minha área normalmente o cliente já possui algo em mente, mas caso não possua também é bom manter um acervo de locações com fotos e contatos. Nem sempre você precisa pagar pelas locações, mas se for necessário pagar é importante que o custo médio também esteja anotado no seu banco de dados.
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EduardoAguiar

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Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 20:44:09
Bom, eu apostaria em uma boa equipe, sempre disposta e com agenda livre, assim seria mais fácil e mais organizado de certa forma.

Abraço.



LeandroFabricio

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Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:21:09
Citar
Não sei se é isso que você esperava ler, mas sem dúvida é o máximo que dá para dar de receita em um espaço como este.

 Leo,
 Na verdade ajudou bastante, apesar de não ser uma "receita de bolo" era o que eu queria saber. Até mesmo porque percebi que apesar de não estar conseguindo eu estou pelo menos tentando ir pelo caminho certo, que é planejar o máximo possível.
 A propósito eu já estava elaborando um check-list para fazer antes do ensaio. Agora também vou pensar num para fazer durante e depois do ensaio.

 Estou lendo um pouco sobre Roteiro de cinema e teatro e estou pensando em fazer algumas adaptações para usar com fotografia. O que acham?

Citar
A disputa pela agenda dos bons profissionais é muito comum, você tem a função de tentar casar tais agendas ou ter um grupo muito grande de prestadores que o permitam fazer isso. Não é uma tarefa simples, por isso requer tempo, uma regra de ouro, nunca marque um ensaio para amanhã, porque certamente você terá muitos problemas, o ideal é que você tenha pelo menos uns 15 dias para se planejar para um ensaio de grande porte.
Seu problema de trocas é um problema de prestador, você deve ter um prestador

 Bom, aí que COMPLICA de verdade pra mim. Não tenho muitos contatos, e a maioria dos que tenho são experiêntes e ocupados.
 Também já estou fazendo um pequeno cadastro, com nome, telefone, tipo de trabalho e média de preços.
Até hoje eu nunca marquei um ensaio com o cliente sem antes consultar a agenda dos outros profissionais envolvios. Queria saber se seria mais prático marcar uma data diretamente com o cliente, com antecedência, e somente depois de marcado procurar os outros profissionais envolvidos. E como agir se não conseguir encontrar um freela disponível?

Bom, eu apostaria em uma boa equipe, sempre disposta e com agenda livre, assim seria mais fácil e mais organizado de certa forma.

Abraço.

 Bom Eduardo, atualmente isso pra mim é uma utopia. Se eu tivesse um fluxo bem maior de serviço eu adoraria ter uma equipe fixa com salário mensal, pronta pra me atender quando e onde eu precisar. Atualmente com pouco cliente e pouca verba, até free-lancer tá dificil de conseguir.
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Leo Terra

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Resposta #9 Online: 03 de Março de 2009, 13:30:59
Leandro é difícil responder às suas perguntas, porque cada fotógrafo tem uma rotina. Eu costumo ver as opções de datas do cliente e depois procuro tentar casar com as opções dos profissionais para fechar a data. É meio que uma negociação mesmo, liga para um, liga para outro, apara aqui, apara dali.
Leo Terra

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Darcy Toledo

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Resposta #10 Online: 04 de Março de 2009, 20:13:17
Leandro, tenho um trabalho voltado para "fotografia sensual com mulheres comuns", no meu caso a equipe é fundamental porque minhas clientes não são modelos, ela se torna a cliente, então a responsabilidade aumenta, principalmente porque o meu trabalho está intimamente ligado a auto-estima da mulher e a fantasia dos maridos... o meu fluxo de trabalho é o seguinte: a) captar as expectativas da cliente, b) escolher a locação em conjunto com ela (só trabalho com locações), c) dar as diretrizes para a figurinista. No dia do ensaio agendo com a equipe uma hora antes do horário marcado com a cliente. No local eu e minha sócia (também fotógrafa)discutimos as opções de sets e iluminação, depois de definir os espaços falamos com a figurinista, assim fica mais fácil casar o espaço, com a luz e o figurino. Quando a cliente chega repassamos tudo com ela e só depois ela vai para a maquiagem.... iniciamos com os looks mais leves e vamos "subindo a maquiagem" aos poucos.... para nós isto tem funcionado muito bem. Quanto a equipe tenho uma figurinista fixa e trabalho com 5 maquiadoras free... sempre uma está disponível. Acho que o mais importante é alguém tomar frente e coordenar o ensaio, definindo claramente como vai ser cada etapa e o que se espera obter como resultado.... caso contrário fica fácil perder o foco.
Darcy Toledo


LeandroFabricio

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Resposta #11 Online: 04 de Março de 2009, 20:40:27
Leandro é difícil responder às suas perguntas, porque cada fotógrafo tem uma rotina. Eu costumo ver as opções de datas do cliente e depois procuro tentar casar com as opções dos profissionais para fechar a data. É meio que uma negociação mesmo, liga para um, liga para outro, apara aqui, apara dali.

 Entendi... Valeu pela resposta.

Leandro, tenho um trabalho voltado para "fotografia sensual com mulheres comuns", no meu caso a equipe é fundamental porque minhas clientes não são modelos, ela se torna a cliente, então a responsabilidade aumenta, principalmente porque o meu trabalho está intimamente ligado a auto-estima da mulher e a fantasia dos maridos... o meu fluxo de trabalho é o seguinte: a) captar as expectativas da cliente, b) escolher a locação em conjunto com ela (só trabalho com locações), c) dar as diretrizes para a figurinista. No dia do ensaio agendo com a equipe uma hora antes do horário marcado com a cliente. No local eu e minha sócia (também fotógrafa)discutimos as opções de sets e iluminação, depois de definir os espaços falamos com a figurinista, assim fica mais fácil casar o espaço, com a luz e o figurino. Quando a cliente chega repassamos tudo com ela e só depois ela vai para a maquiagem.... iniciamos com os looks mais leves e vamos "subindo a maquiagem" aos poucos.... para nós isto tem funcionado muito bem. Quanto a equipe tenho uma figurinista fixa e trabalho com 5 maquiadoras free... sempre uma está disponível. Acho que o mais importante é alguém tomar frente e coordenar o ensaio, definindo claramente como vai ser cada etapa e o que se espera obter como resultado.... caso contrário fica fácil perder o foco.

 Olá Darcy,
 Por coincidência ou não eu visitei seu site na semana passada, não lembro se ví o link em outro forum ou no orkut, etc...
 Achei a proposta bem legal de fazer esse tipo de ensaios. Parabéns.

 Gostei também da idéia de um workflow mais simples e funcional.

 Ahh... Seja bem vinda ao forum. :)
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marcospr

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Resposta #12 Online: 07 de Março de 2009, 19:19:18
Olá, Leandro!
Não tenho resposta para suas dúvidas, pois nem imagino como seja trabalhar com produção e tudo mais.
Mas sugiro que voce dê uma passada no SEBRAE mais próximo, pois lá há toda uma infraestrutura destinada aos micro e pequenos empresários, com consultores, cursos e apostilas na área de gestão, que parece ser uma de suas dúvidas.
Tenho um amigo que está montando um negócio próprio, e a ajuda do SEBRAE tem sido importante para ele. Talvez te ajudem, também.
Abraços.


Darcy Toledo

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Resposta #13 Online: 08 de Março de 2009, 17:19:35
Leandro, obrigado.... eu achei este forum porque acusei vários acessos daqui para o meu site. É bacana encontrar um local onde se possa compartilhar experiências e obter ajuda de outros colegas de profissão.... vou ficar por aqui.
Darcy Toledo


LeandroFabricio

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Resposta #14 Online: 09 de Março de 2009, 23:13:04
Marcos,

 Bem legal a dica, já tinha baixado alguns manuais do SEBRAE, mas não havia me passado pela cabeça ir em uma das unidades. :)

Darcy,

 Eu acho esse o forum com mais pessoas dispostas a dividir conhecimento. :)
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