Autor Tópico: Lentes Acrílicas - Limpeza e Manutenção (AJUDA)  (Lida 5590 vezes)

sanner

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Março de 2009, 17:09:13
Olá Pessoal, sou novo no forum.
Tenho uma Sony A200 com lentes 18-70 e 75-300 e claro, ambas são acrílicas.

-Gostaria de saber que tipo de produto e qual o procedimento para limpar impressões digitais da lente acrílica, uma vez que nao se pode usar nada a base de solvente.

Outra.. um fotografo me ensinou a colocar a lente 1 vez por mês para tomar o sol entre 10h e 11h da manhã para evitar que crie fungos na lente devido a cola orgâncica usada para fixar a lente no barril.

- Isto se aplica as lentes acrílicas tambem ou posso danificar o crílico se deixa-lo no sol ? Neste caso qual a melhor forma para previnir o aparecimento de fungos?
Muito obrigado.


paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2009, 08:25:46
[...]lentes 18-70 e 75-300 e claro, ambas são acrílicas.
-Gostaria de saber que tipo de produto e qual o procedimento para limpar impressões digitais da lente acrílica, uma vez que nao se pode usar nada a base de solvente.

Tanto quanto eu saiba, os elementos de todas as lentes Sony para DSLR sao de vidro. De qualquer maneira, vidro ou acrilico, a coisa mais efetiva, portatil e pratica para limpar lentes e' uma LensPen.

http://www.lenspen.com/?cPath=&products_id=LP-1&tpid=146

Citar
Outra.. um fotografo me ensinou a colocar a lente 1 vez por mês para tomar o sol entre 10h e 11h da manhã para evitar que crie fungos na lente devido a cola orgâncica usada para fixar a lente no barril.
- Isto se aplica as lentes acrílicas tambem ou posso danificar o crílico se deixa-lo no sol ? Neste caso qual a melhor forma para previnir o aparecimento de fungos?

O metodo mais seguro para evitar fungos e' guardar o equipamento em ambiente com umidade relativa entre 30% a 50%.
Paulo Brochado


sanner

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2009, 10:52:02
Ops, será que eu estou equivocado quanto ao material das minhas lentes... Ouvi dizer que elnte que ja vem como kit, são geralmente de plástico.

Eu coloquei a camiseta sobre a lente e dei algumas "pitucas" com a unha pra ver a ressonancia..me parecia ser plastico.. mas espero estar equivocado, pois imagino que a de vidro seja melhor.
No caso da limpeza com esta LensPen, ela remove marcas de impresão digital?

Tenho um produto aqui da Chiilli Beans, pra limpar a lente dos óculos.. ele é a base de Isopropanol Tensoativo não íônico.. Sera que posso aplicar este produto nela?

Sei que as lentes vêm com uma camada de um produto que reduz a reflexão da luz entre as lentes.. tenho medo destes produtos tirar esta "camada"


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2009, 11:13:24
De plástico é o revestimento externo, as lentes são de vidro.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams