Só para um exemplo prático, um filme 35mm de ISO 100 dá para produzir uma foto 30 cm X 40 cm? E para preservar os detalhes suficientes para reproduzir a fotografia no mesmo tamanho a partir de um arquivo digitalizado, qual deve ser a resolução da digitalização?
Fiquei com esta dúvida desde quando fui digitalizar alguns rolos de filme em 2 laboratórios. Um digitalizou em 75 dpi, suficiente para imprimir a foto do tamanho do A4 (segundo o balconista) e o outro digitalizou em 300 dpi, que segundo o técnico, era a resolução máxima que o filme permitia. Pelo menos no monitor, não vi diferença alguma entre as duas resoluções.
Então, o seu engano está em contar as DPI, vc precisa saber o número total de pixels.
Um arquivo de 72DPI pode ter mais informação (ou mais "resolução" real) do que um arquivo de 300DPI.
Um exemplo.
Se eu digitalizo um arquivo em 100 DPI com 100 pixels na horizontal e outro de 300DPI e 100 pixels na horizontal ambos possuirão exatamente a mesma qualidade final, porque essas DPI são apenas um texto de cabeçalho (Não são informação.
Na verdade se no exemplo a imagem de 300 DPI tivesse só 70 pixels na horizontal ela teria menos qualidade que a de 100 DPI com 100 pixels

Então para ter uma idéia de qual laboratório digitalizou com maior qualidade é necessário em primeiro lugar saber quantos pixels x quantos pixels temos de tamanho nesta imagem (esquece DPI, isso não vale nada para definir qualidade, só tem utilidade na hora de imprimir para dizer para a impressora quantos pontos colocar em uma polegada) e por fim temos que saber se não houve interpolação, se a digitalização ocorreu com qualidade ótica real.