Sabe o quanto cobrei nos meus primeiros casamentos e eventos ? Disse para os contratantes que o preço era :
* Recomendação e indicação se gostassem.
* Que faria o serviço pelo custo de 2 livros, 1 para eles outro para mim.
* Que se alguém perguntasse quanto custou que não dissessem, mas pedissem para me procurar.
Deu super certo !
Exatamente isso!!!
É uma espécie de estágio! Não vejo nada de errado nisso! Aliás, nada mais honesto e claro: "estou aprendendo"! O pagamento é a oportunidade de aprender enquanto se faz uma gentileza a alguém próximo.
Não é pra se lançar no mercado dizendo: Fotos de Graça!!
Quem paga, seja quanto for, quer um serviço 100%. Ninguém vai perdoar se você por um descuído deixou passar um momento importante, ficou sem baterias, jogou o flash na batina do padre e estourou tudo na hora da benção, só porque cobrou mais barato que os outros.
Aprendizes e estagiários não prejudicam o mercado, muito pelo contrário! Valorizam, pois o que desvaloriza o mercado é cobrar barato e não oferecer serviços 100% satisfatórios. E por mais talento que se tenha, é preciso experiência. E responsabilidade profissional é diferente de responsabilidade de caráter. O profissional, além do caráter tem que ter expertise e vivência para não prejudicar o cliente de alguma forma, num imprevisto, numa situação diversa.
Já falei disso em outro post aqui do fórum: Comecei fotografando para um amigo as dependências de seu negócio em troca de um espaço. Depois me juntei a uma empresa de fotografias de eventos como 3º fotógrafo, como um estágio não remuerado (recebia pilhas, um CD para gravar, e combustível, só!). E eu tinha a noção de que não estava lá pra fazer o que queria. EU ESTAVA LÁ PARA APRENDER! Fiz três eventos, no quarto já estava de segundo fotógrafo recebendo o mesmo que qualquer profissional.
Fiz uma clientela boa e de alto nível pela indicação daquele primeiro amigo, aquele para o qual trabalhei de graça, e hoje cobro um preço justo, competitivo, mas bem valorizado diante do mercado da minha região. A maioria dos meus clientes vêm pela indicação, não pelo preço.
Veja, isso é um conselho meu, que acho que deu certo pra mim, assim como deu para o Guido! Mas cada um é cada um...
abraço
(Ah, e o amigo, hoje, tem bons descontos, em agradecimento!)