Autor Tópico: Problema com ponto de autofoco na Canon XTi  (Lida 2627 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 08 de Abril de 2009, 10:54:11
Pessoal,

Minha câmera Canon XTi/400D está aparentemente com um problema em um dos pontos de autofoco (veja na figura abaixo o ponto em questão).

Ao fazer o autofoco selecionando individualmente o ponto no visor, a câmera consegue fixar o foco em 8 pontos corretamente, exceto no ponto destacado. Neste ponto, fica "caçando" o foco. Com luz abundante e assunto com bom contraste, este ponto até funciona. O problema é quando a luz não é tão abundante, como em fotos internas por exemplo.
Já testei com outras objetivas e o comportamento é o mesmo. A câmera foi comprada nova, em loja de confiança e com nota fiscal. Nunca caiu, sofreu batidas e nem teve espelho ou despolido danificado. Este comportamento é recente e não acontecia quando a câmera era recém-comprada.
Alguém já viu algo parecido?

Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2009, 13:46:54
Eu só uso o ponto central, os outros eu configurei pra não acenderem! :ok:


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 14:16:17
Eu só uso o ponto central, os outros eu configurei pra não acenderem! :ok:

OK, mas não é o meu caso.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 14:26:32
Fabio, é comum nos pontos periféricos existir maior dificuldade para focar, principalmente com baixa luz e se a objetiva não é clara. Mas no seu caso deve ser algum problema de hardware mesmo, pois os outros pontos estão focando. Faça o seguinte teste: enquadre algo como essa foto que você postou. Com o ponto problemático tente focar. Se não conseguir, vire a câmera de cabeça para baixo, para que o enquadramento permaneça, mas o ponto fique cruzado. Ative agora o ponto de foco que está no lugar que era do problemático e veja se está focando. Com essa comparação dá para saber se é problema da máquina.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2009, 14:49:09
Fabio, é comum nos pontos periféricos existir maior dificuldade para focar, principalmente com baixa luz e se a objetiva não é clara. Mas no seu caso deve ser algum problema de hardware mesmo, pois os outros pontos estão focando. Faça o seguinte teste: enquadre algo como essa foto que você postou. Com o ponto problemático tente focar. Se não conseguir, vire a câmera de cabeça para baixo, para que o enquadramento permaneça, mas o ponto fique cruzado. Ative agora o ponto de foco que está no lugar que era do problemático e veja se está focando. Com essa comparação dá para saber se é problema da máquina.

Sim Guto, sei que os pontos periféricos são menos precisos que o central porém, como já disse, todos os pontos de foco funcionam exceto o citado. Quanto à objetiva, testei com uma Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM e Canon EF 50mm f/1.8 II.
Vou fazer o teste que você citou e depois comento o resultado. Obrigado pela ajuda.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2009, 15:54:15
Pode ser um problema de ajuste do sensor, ele não deve estar corretamente alinhado. Soma-se a isso a menor sensibilidade do sistema e pronto, tem-se um problema razoável para o sistema focar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2009, 16:25:28
Pode ser um problema de ajuste do sensor, ele não deve estar corretamente alinhado. Soma-se a isso a menor sensibilidade do sistema e pronto, tem-se um problema razoável para o sistema focar.

Leo, sensor de autofoco? Cada sensor é alinhado individualmente? E por que motivo ele desalinharia, já que no início o problema não existia?

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching