Autor Tópico: qual a melhor maquina para iniciantes?  (Lida 15531 vezes)

Nati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 19 de Abril de 2009, 16:46:09
Gostaria de saber qual seria a melhor maquina para iniciar num curso de fotografia?
Sendo uma maquna não tão cara, pois estaria iniciando nesse mundo.



slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2009, 20:11:15
Nati, o fundamental é que a câmera tenha os controles totalmente manuais, ou seja, que permita controlar abertura e velocidade do obturador independentemente. Com relação a marcas eu acho que vai de experimentar e ver com qual você se dá melhor. Essa é minha opinião.
Abraços
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


ifarias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Desistir? Jamais...
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2009, 22:00:23
Nati,

Além do exposto pelo amigo Slorenzi, acho fundamental ter em mente as suas "ambições" no mundo da fotografia. Existem diversas câmeras clássicas e totalmente manuais que fazem o maior sucesso (sei que sua dúvida está no item "câmeras digitais/compactas", mas vale a pena pensar no assunto).  :ponder:

Existe tb como opção as Reflex 35mm (filme), a preços bem convidativos e por fim, uma infinidade de Reflex digitais.

Pense qual será o seu propósito e daí tome a decisão de investir. Não se deixe levar por modismo ou megapixels da vida. Talvez seja melhor investir pouco dinheiro no início, mas ainda sim aprender "fotografia" para depois investir em algo que você possa tirar melhor proveito.

É apenas uma dica de um iniciante como você, mas espero ter ajudado.  :ok:

Abraço e boa sorte no mundo da fotografia.
Ivan Farias - SP
Um entusiasta pela arte de fotografar
Nikon D70S w/ 18-105mm Lens
Nikon D7000 w/ 18-105mm and 50mm 1.8D


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2009, 22:10:41
Nati... estou quase que na mesma que voce, porém, já tive experiências e cameras digitais compactas... na verdade tive duas!!! Uma olympus bem antiga e uma mais recente, se chama FE 290... Particularmente adorei a qualidade das imagens das minhas duas olympus, contudo, hoje em dia elas já não estão sendo mais favoráveis pra mim (questão pessoal)... Mas é o seguinte... ADORO viajar, mochilar por aew!!! Especialmente em contato com a natureza, e devido a esses fatores, optei por uma UZ(ultra zoom), estou há muito pesquisando e cheguei a conclusões que quero uma Panasonic Lumix Fz28, até agora foi a que mais me chamou a atenção, principalmente por causa das minhas exigências de viajem... rsrsrs... Contudo o que mais vale a pena é pesquisar.... existe um site, dpreview.com que é uma ótima fonte de informações... vc pode dar uma passada por lá... Abraços, espero ter ajudado!


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2009, 13:12:35
pra quem ta começando e quer ter recursos a melhor escolha seria uma Superzoom / prossumer ou seja la como chamam , tipo a Canon SX10 que usa os baratos cartoes de memoria SD e pilhas recarregaveis ( 3 jogos de pilhas recarregaveis sao mais em conta que uma bateria de camera digital em media)

e possui zoom 18x , macro 0cm ( quer dizer que vc pode colar a lente no objeto...) , controles manuais.... visor otico( viewfinder, que apesar de ser um mini LCD é mais legal de usar que a tela normal da camera) , tem um lCD que gira.... sapata pra flash externo caso queira usar....

é o melhor dos dois mundos é superior as cameras compactas pequenas e tem recursos tipo as slr sem precisar carregar peso ou muitos acessorios, e a qualidade geral das fotos dessas prossumer é muito boa tb


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2009, 13:21:43
Ta aí!!! PDA disse tudo!!!... Se for iniciante e exige um pouco do equipamento, as UZs são otimas!!!...


Nati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2009, 13:46:35
Então qual seria a melhor canon SX10 ou canon Sx1000???   :ok:
Eu no inicio estava pensando em comprar uma sony H10, por ela ser bem compacta. Mas me informaram que sony não é uma boa maquina.
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 13:47:23 por Nati »


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2009, 13:55:04
Segundo o dpreview, a canon e a panasonic praticamente estão lado a lado...  pela minha observação eu optaria pela pana FZ28, pela lente leica e pelo bom establizador de imagem!!!.... aí depende, de uma olhada lá, que vai ficar claro muitas coisas.... abs...


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2009, 21:10:37
Então qual seria a melhor canon SX10 ou canon Sx1000???   :ok:
Eu no inicio estava pensando em comprar uma sony H10, por ela ser bem compacta. Mas me informaram que sony não é uma boa maquina.


a canon SX10 ta 1320 reais aqui no rio , eu tive uma da série a canon S2IS ( S1 / S2 / S3 / SX10) e posso dizer que a camera é boa....meu album do flickr(aqui da minha assinatura) quase metade das fotos foram tiradas com a S2 ( da ate pra achar rapido pq fiz um set só com fotos da s2

PS , toda a série S da canon ( s2 is / sx10) tem IS que é o estabilizador de imagem pra evitar fotos tremidas


aqui o link pra facilitar..... e olha que a S2 era 5mp e tecnologia de anos atras...

http://www.flickr.com/photos/pdandrade/sets/72157603870013250/
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 21:11:50 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


CleberHenrique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Globalizar S/A
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2011, 00:46:13
Galera, vou ressuscitar o tópico pq a minha dúvida é bem parecida com a da Nati., porém, nenhuma das câmeras comentadas parecem me atender. Também sou iniciante e o meu investimento com uma câmera não poderia passar dos R$ 800,00. A intenção com a fotografia, não é me tornar profissional e sim tentar guardar alguns momentos de forma mais elegante, digamos assim.

Eu pesquisa SUPER breve, me encantei com uma Nikon F2, que é da década de 70. Entretanto, não sei como é a qualidade das fotos, tão pouco se algum de vocês recomendariam uma câmera analógica nos dias de hoje.

Enfim, ficaria muito grato caso possam me dar uma luz!


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2011, 00:50:54
Olha, eu vou ao encontro de muitos

Se vc quer aprender, aprender de verdade
compre uma FM2 e uma 50mm
Ou uma K500 e uma 50mm
fotografia se aprende com lente fixa, de foco manual, de preferencia com filme q é pra ficar ansioso e prestar atenção noq vc tá fazendo....
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 00:51:26 por galeno »
Mamiya 645 AFD, ZD Back, 80mm e 55-110mm, Nikon
D800,18-35mm, 50mm 1.8G, D5100 + 18-55mm


Biana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2011, 14:27:38
Oi gente, estou adorando tudo aqui no site!!!
Amo fotografia, me encanta o fato de podermos registrar o mundo ao nosso redor!!!
Mas tem um probleminha, sou muito novata!!! rsrs
Ganhei uma Canon SX 120 IS, mas não sei como aproveitar o mínimo de qualidade da máquina, ela tem alguns itens de ajuste manual, mas não sei mexer.
Também fico meio perdida com a linguagem que usam... sobre diafragma, iso, etc.
Queria uma dica... devo estudar alguma coisa? Sei lá, ler revistas sobre o assunto... fazer um cursinho básico...
Quero poder tirar lindas fotos do meu filhote!!!
Obrigada.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.575
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2011, 14:58:10
Bianca, tua pergunta responte a si mesma. O caminho é exatamente esse que descreve. Revista, sites, bate-papo com fotógrafos, fuçar aqui no fórum, usar o botão 'Pesquisa' daqui, pesquisar muuuuito no Google, etc... Fundamental é devorar o Manual de tua máquina. Bem vinda ao MF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Biana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2011, 17:07:28
Obrigada.
Mas é que me sinto tão perdida...
Mas vou seguir nesse fuça, fuça... rsrsrsrs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.575
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2011, 19:00:27
Obrigada.
Mas é que me sinto tão perdida...
Mas vou seguir nesse fuça, fuça... rsrsrsrs


É assim mesmo. Uma dica é ler o Manual todo. Depois de lido, ler novamente com muita atenção e anotar os termos que não entende. Ir ao Google ou aqui no MF e pesquisar estes termos e, quando se deparar com um link para outro site, ir lá tb. Aprendi muuuito seguindo essa 'técnica'.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova