Autor Tópico: AJUDA!!! COMO ENTENDER AS REFERÊNCIAS NAS LENTES NIKON???  (Lida 1839 vezes)

Saullo

• Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
Online: 06 de Maio de 2009, 10:03:47
Tenho me deparado com uma barreira enorme ao tentar entender as dife entre os diversos modelos de lentes da Nikon, fico muito muito confuso ao ver as variações de valor e as referências em mm subindo e descendo e os valores as vezes na contra mão...que confusão heim?? Como entener isso e ser capaz de interpretar essas referências e escolher com conhecimento de causa as melhores lentes para cada câmera e tipo de serviço??

Trabalho com Fotos de eventos e de Estúdio, tenho uma D80, e quero adquirir uma lente diferente pra cada serviço, ou uma que faça bem os dois.

Se não for pedir demais, só uma palavrinha também sobre cada tipo de lente, como exemplo, grande angular, olho de peixe, essas coisas, poderia ser um tópico permanete aqui para que todos aqueles que como eu tem essa dúvida natural e inerente ao inicio dos estudos, possam tirar de uma ez esse fantasma da cabeça!

Um grande abraço, e desde já muito obrigado aqueles que se dispuseem a encarar esse tópico, e compartilhar seu valioso conhecimento.

BesouroLaranja

• Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 12:50:49
"valor" vc diz em Reais? Ou "valor" você usa para se referir à abertura máxima?
Veja:
1. Lentes zoom mais baratas têm abertura máxima VARIÁVEL, que decresce com o aumento da distância focal. Tenho uma zoom 18-55 que abre de 3,5 em 18 e só 5.6 em 55 mm; e tenho uma 55-200 que abre 4 em 55 e só 5.6 em 200mm. Esse tipo de lente geralmente é mais barata.
2. Lentes zoom com abertura máxima fixa, que não varia com o ajuste da distância focal, são bem mais caras.
3. A "mesma" lente vai ter preço aumentado se for "VR" (vibration reduction).
4. Se for AF-S (com motor de foco na lente) também vai ser mais cara.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico

carnim

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2009, 13:07:55
Na compra de uma objectiva o fotógrafo tem que considerar os valores de distância focal e as aberturas máximas do diafragma para as respectivas distâncias focais extremas indicadas na objectiva.

Tentando simplificar...  uma objectiva 18-70 mm da NIKON normalmente tem um f 1:3.5-4.5. Isto significa que para a distância focal 18 mm o "f" máximo é 3.5 e para a distância focal 70 mm o "f" máximo é 4.5.

As melhores objectivas são as que têm um "f" máximo fixo, por exemplo f 1:2.8, pois a sua construção permite uma imagem mais nítida e de melhor qualidade... no entanto podem chegar ao triplo do valor da objectiva de "f" variável.

Grande angular,olho de peixe, normal e teleobjectivas são qualificações de objectivas de acordo com a distância focal permitida por cada grupo.

Assim as olho de peixe têm distâncias focais ente 7mm-10mm, as grande angular entre 10mm-50mm, as normais entre 50mm-70mm  e as telooblectivas têm distÂncias focais superiores a 70 mm.

Para além destas ainda existem as objectivas macro, que permitem uma grande aproximação ao assunto.

Cada grupo de objectivas implica uma distância mínima ao assunto, por exemplo numa macro podemos estar a milímetros com uma teleobjectiva temos que estar de alguns centímetros a alguns metros e alguns grupos de objectivas não são adequados a interiores devido ao ângulo de visão.

Por exemplo uma olho de peixe tem um ângulo de visão de perto de 180 graus mas distorce a imagem , uma grande angular tem uma visão máxima de 90 graus e a teleobjectiva tem um ângulo inferior a 60 graus.

A visão humana tem um ângulo de cerca de 60 graus.

ELIAS

• Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2009, 01:18:50
Pra tentar ajudar (ou complicar de vez :D) segue dois links do site do amigo Rostev, sobre as siglas e siginificados...

Lentes Nikon, Canon, Pentax, Sony, Olympus:
http://rostev.blogspot.com/2008/12/siglas-das-lentes-de-oticas.html

Lentes Sigma, Tamron e Tokina:
http://rostev.blogspot.com/2008/12/siglas-lentes-de-terceiros.html

Abraço
« Última modificação: 09 de Maio de 2009, 01:19:55 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com