Autor Tópico: Abertura Vs Distância  (Lida 2310 vezes)

neocosmo

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Online: 26 de Setembro de 2005, 00:37:17
Tive pesquisando a respeito de aberturas e vi que para a foto ficar mais nítida possível, para se ter uma foto num conjunto de bom "foco" e profundidade, o ideal seria alguma coisa parecido com isto:

f/22 - 1 metro de distância
f/16 - 1,5 metros
f/11 - 2 metros
f/8 - 3 metros
f/5,6 - 4 metros
f/4 - 5 metros


Alguém sabe me dizer se esta tabela está certa?
E isto realmente procede?
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
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Matheus

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Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2005, 00:57:25
No meu ponto de vista acho meio estranho ... pq cada foto vc pode fazer da maneira q lhe convem né ... não tenho conhecimento para a discussão, mas acho q cada um tem uma ideia da foto q quer registrar.

Já vi muita gente usando em 1.8 fotografando a 1 metro e a nitidez é induscutível, obviamente do objeto ou assunto principal, o fundo é um borrão. mas tudo depende da foto q vc quer mesmo.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 00:59:19 por Matheus »


Leo Terra

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Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2005, 02:13:10
Tudo depende dos níveis de profundidade de campo que vc quer.
Profundidade de campo é atrelada a fatores como abertura, distância focal e distância do objeto em foco. :)
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Ivan de Almeida

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Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2005, 08:42:29
A idéia de nitidez máxima da foto é uma idéia em muitos casos enganosa, pois ter a nitidez máxima (médias aberturas) em uma profundidade pequena nem sempre consuz à maior impressão de nitidez da foto mesma. Para paisagens ainda vale a máxima do A. Adans: Quanto mais fechado, melhor.

Como disse o Leo, varia do que você quer fotografar e de como quer que fique a foto, isto é, a profundiadde de campo é uma variável da composição.


Paulo Machado

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Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:17:31
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Para paisagens ainda vale a máxima do A. Adans: Quanto mais fechado, melhor.
 
Ivan, isto funciona para médio formato do AA. Em digital usar muito fechado corre o risco de diminuir a nitidez devido a difração.
Nesta artigo muito interessante http://www.cambridgeincolour.com/tutorials...photography.htm, sugere que as câmeras como a 20d ou a 350d começam a sofrer difração em torno de f11.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

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Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:33:59
Para médio formato esse risco tbm existe. :)
Se o círculo de airy em uma dada abertura em uma lente for maior que o círculo de confusão o uso de aberturas menores do que essa abertura provoca degradação da imagem, ou seja, é importante ver até que ponto de sua lente vc estará sob influência dos círculos de confusão (eles vão encolhendo conforme o diâmetro do diafragma encolhe) e em que momento o tamanho dos círculos de Airy ultrapassam o tamanho dos círculos de confusão e vc passa a estar sob influência do circulo de airy (ele aumenta conforme diminuimos o diâmetro do diafragma). :)

Mas isso tudo depende do projeto da lente, no caso da Tamron 28-75 por exemplo essa inversão ocorre em f/16 na Tokina 28-80 isso ocorre em f/22 que é sua abertura máxima. :).

 
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 13:39:04 por Leo Terra »
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Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:39:27
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Se o círculo de airy em uma dada abertura em uma lente for maior que o círculo de confusão o uso de aberturas menores do que essa abertura provoca degradação da imagem. :)
Léo, no link existe uma tabela interessante que compara o círculo de Airy com o tamanho do pixel do sensor.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 13:39:41 por pmachado »
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Leo Terra

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Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:44:31
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Se o círculo de airy em uma dada abertura em uma lente for maior que o círculo de confusão o uso de aberturas menores do que essa abertura provoca degradação da imagem. :)
Léo, no link existe uma tabela interessante que compara o círculo de Airy com o tamanho do pixel do sensor.
Eu vi. :) Em termos gerais vc pode até generalizar, mas é arriscado, começa que diâmetro de diafragma depende de muitos fatores como distância focal e abertura (não só de abertura como muitos pensam, o diâmetro do diafragma é uma relação entre ambos). Segundo porque não leva em conta as tecnologias de corte usadas no diafragma, vc pode ter diafragmas mais espeços, diafragmas mais finos foco posicionado exatamente sobre o diafragma (isso melhora muito o rendimento da lente, apesar de ser uma coisa rara de ser conseguida), e coisas assim, se as coisas fossem tão simples vc poderia usar qq lente do mercado que ia conseguir boa qualidade, mas infelizmente as coisas não são tão simples assim, ainda mais quando se trata de um fenômeno como difração que é influenciado por diversos fatores de contrução do orifício em questão :)

 
Leo Terra

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Ivan de Almeida

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Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2005, 14:34:49
Caros e doutos amigos:

Perdoe-me discordar dos senhores, e o faço por considerar que uma coisa saão as medidas do círculo de confusão para o ponto de foco, outra, muito diferente, a medida do círculo de confusão para todo o range do DOF. DOF não é foco, é apenas nitidez aceitável, de modo que o círculo de confusão variará conforme o afastamento do objeto do ponto de foco efetivo. Não é o mesmo círculo de confusão em todo ele. Assim sendo, mesmo quando temos um círculo de Airy sendo o limitador da definição no ponto de foco, isso acontecendo por ele ser maior que o círculo de confusão do objeto em foco, isso não significa, absolutamente que ele seja maior que o círculo de confusão em toda a extensão do DOF.

Como em paisagens a nitidez máxima em todo o DOF tem hierarquia superior à nitidez em um determinado plano (o plano de foco), a comparação perfeita seria do círculo de Airy com o maior círculo de confusão do DOF.

Ora, caríssimos, como esse círculo de confusão diminui com a abertura em todo o DOF, é bastante razoável supor que a comparação pura  de círculo de confusão-círculo de Airy refira-se ao ponto de maior nitidez da foto, sumamente importante quando o assunto está a uma distância determinada, e não espalhado por toda a profundidade. Quando o assunto está espalhado em toda a profundidade o importante é a comparação do círculo de Airy com o maior círculo de confusão de objeto importante dentro da profundidade de campo, e esse será sempre muito maior que o círculo de confusão no  foco.

Por isso que não é a mesma coisa colocar a câmera na configuração hiperfocal com f11 e com f22, mesmo que o objeto inicial da composição esteja dentro da profundidade aceitável em ambas. Em f11 o círculo de confusão dele será maior que em f16, e a aceitabilidade disso depende do tamanho da ampliação.

Acredito que todo esse debate provém de não se considerar que ao fecharmos o diafragma ao máximo desejamos ter o menor círculo de confusão mesmo nos objetos bem distantes do plano de foco, e não exatamente termos a maior nitidez no foco. É lá, onde o objeto está nas bordas do DOF que temos de fazer a comparação com o Círculo de Airy, e não no foco, como o calculador apresentado pelo Paulo faz.

A qualidade da fotografia paisagística é um balanço de nitidez, e não uma máxima nitidez em um ponto.

Abraços,
Ivan



 


diegopablo

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Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2005, 14:51:35
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Tive pesquisando a respeito de aberturas e vi que para a foto ficar mais nítida possível, para se ter uma foto num conjunto de bom "foco" e profundidade, o ideal seria alguma coisa parecido com isto:

f/22 - 1 metro de distância
f/16 - 1,5 metros
f/11 - 2 metros
f/8 - 3 metros
f/5,6 - 4 metros
f/4 - 5 metros


Alguém sabe me dizer se esta tabela está certa?
E isto realmente procede?
Abraços,

Renato
Renato, a tabela não tinha alguma relação com a distância hiperfocal de uma lente? Esses valores assim perdidos não fazem muito sentido.


pablo_rj

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Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2005, 14:53:43
realmente não tem como criar uma receita exata, pois tudo depende da iluminação, o que se quer criar etc.

Mas achei uma coisa estranha. Quanto mais fechado o diafragma, maior a profundidade de campo, certo? Então por que essa tabela abre o diafragma quando a distância aumenta? Não seria o inverso?


Paulo Machado

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Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2005, 15:00:54
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Mas achei uma coisa estranha. Quanto mais fechado o diafragma, maior a profundidade de campo, certo? Então por que essa tabela abre o diafragma quando a distância aumenta? Não seria o inverso?
Acredito que o que ele queria dizer é que para manter-se em foco um objeto a x metros até o infitinito ele deveria usar estas aberturas. Como o DOF é inversamente proporcional a distância do objeto, quanto mais longe, menor a abertura necessária.  
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Paulo Machado

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Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2005, 15:36:33
Ivan, claro que sempre será um balanço entre usar aberturas maiores, com os problemas relacionados as lentes terem uma performance pior e um DOF menor, com aberturas menores, com um DOF maior mas onde vai haver diminuição da nitidez devido a difração sempre. Além de outros fatores como o maior tempo de exposição em aberturas menores e o possível efeito do vento nas folhagens ou até no tripé. Se o resultado é aceitável no tamanho de ampliação que voce faz então o seu equilíbrio foi alcançado. Mas acho difícil de aceitar a máxima quanto menor a abertura melhor. Eu vejo na minha compacta perda de resolução inaceitável com f11,  talvez até com f8. Nunca fiz um teste semelhante com a 300D, mas prometo que assim que o tempo estiver melhor faço uns testes para tirar esta dúvida.
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Paulo Machado

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Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2005, 17:20:43
Só para conferir fiz este teste agora. Pena que está chovendo.
Tripé, disparo por timer, foco manual.
A primeira objeto a uns 8 metros a segunda uns 100m.


Interessantemente com a foto mais soft em f11 o ruído fica mais disfarçado, apesar da exposição maior.
Com um tempo melhor faço até f4 e com a 300d.
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Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2005, 18:11:44
Ivan as perdas com círculo de Airy quase nunca compensam os ganhos de profundidade de campo nos casos de paisagens, em paisagens o simples fato de já estar distante provoca aumente elevado da profundidade de campo, se vc transpassar a barreira onde a difração se torna mais relevante as perdas de nitidez (inclusive no ponto de foco) podem se tornar consideravelmente prejudiciais à imagem.
O problema maior disso tudo é descobrir em quais aberturas isso deverá ocorrer, pois isso sim é difícil de determinar :/
Leo Terra

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