Leandro não é bem assim, a briga ai é por se diferenciar agregando valor ou por custos dos produtos. Em inovação e estratégia você só consegue ir contra uma característica organizacional se fizer uma reengenharia para mudar completamente a cara da organização e isso tem custos, causa sérios problemas e assim por diante.
Nikon, Sony e Oly agregam valor, são claramente empresas que não disputam mercado pelo preço e sim pelo diferencial dos produtos que oferecem.
O problema da Pentax é que ela não tem o Know-how para diferenciar e quer disputar como se fosse um produto diferenciado. Não vou colocar a A700 na comparação, pois ela é uma câmera que está em declínio no ciclo de vida do produto, enquanto a K7 está em introdução, vou me atentar para competições mais diretas. Discordo de você que a K7 trouxe algum grande salto, as linhas de entrada da Sony tiveram um salto conceitual muito maior. A K7 é a K20D maquiada, mesmo sensor, mesmos problemas de sistemas, mas tentando passar um valor adicional que ela de fato
não tem. A linha de entrada da Sony inovou conceitualmente e diferenciou os produtos praticamente mantando-se a essência do hardware, os menus das novas Sony e o design estão fazendo estas novas Sonys venderem como água. Em uma comparação com a Nikon, a K7 é bem inferior ao modelo anterior da Nikon, ou seja, o produto da Nikon continua se diferenciando por qualidade em relação ao da Pentax, mesmo se comparando os mais antigos e vai continuar sendo assim, porque com a estrutura e o know-how da Pentax ela nunca vai conseguir ter um produto diferenciado, mesmo que queime toda sua reserva tecnológica.
Agora o problema da Pentax é claramente estratégico, ela quer mudar o perfil de posicionamento dela, porém não possui know-how para isso, é como se a Tata resolvesse hoje que iria querer produzir um carro para competir com a BMW nas categorias esportivas. Não é uma discussão sobre o que é melhor ou qualquer outra coisa, é uma discussão sobre a essência da marca, eles não sabem fazer produtos com alto valor agregado, eles sabem simplificar e vender barato (coisa que a BMW já não faz tão bem), é exatamente o caso da Pentax. Em vez de carregar de firulas, para tentar ofuscar a falta de know-how deles em elementos essenciais, eles deviam enxugar o produto e vender barato, como sempre fizeram com muita competência nos tempos dos filmes (a MZ-50 era um produto muito acessível e que fazia tudo o que se precisava dele).
Quanto mais a Pentax enfeitar os produtos e aumentar o preço, menores serão as chances dela sobreviver (curioso é que venho falando isso desde a K20D e o mercado dela caiu a cerca de 1/3 do que era antes desde aquela época). Tanto que você pode ver que a situação dela está piorando proporcionalmente ao que ela tenta agregar de valor ao produto, sem sucesso, porque Nikon, Sony e Oly o fazem com muito mais primor, mais rapidamente e de forma mais competitiva. O negócio para eles é enxugar, deixar o produto enxuto e acessível, pois isso eles sabem fazer bem. Pense na Pentax como a Tata da fotografia (sei que você gosta da indústria de automóveis) sendo a Tata eles tem que agir como a Tata.
