Autor Tópico: Porque é tão difícil escolher um sistema?  (Lida 7148 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 26 de Agosto de 2009, 09:59:47
Como alguns já sabem eu estou em fase de reformulação de meu sistema e os desafios que tenho passado neste empreitada me levaram a estruturar um raciocínio sobre a escolha de um sistema e suas dificuldades.

No passado eu tinha por objetivo sempre a concentração na fotografia de moda, isso tornava minhas necessidades, em termos de câmeras e lentes, bastante específicas, o que facilitava muito as escolhas. Mas a maioria de nós não pode se dar ao luxo de fazer este direcionamento e mesmo quando pode muitos não têm clareza de quais são as necessidades que precisam ser atendidas pelo sistema que busca.

Hoje tenho uma perspectiva diferente de a dois anos atrás, quando fiz minha última escolha de sistema. Estou abordando uma perspectiva mais ampla e buscando trabalhar com outros aspectos da fotografia. Além da moda retornei a pensar no meu antigo hobby (fotografia de pássaros) e também estou interessado em explorar as belezas da fotografia de arquitetura.  Esta nova amplitude de aplicações me levou a um entroncamento na escolha de um futuro sistema, que consiste no drama e na incerteza de vários fotógrafos.

Não vou citar marcas para não criar polêmicas, pois a idéia é passar uma percepção de como pode ser difícil fazer uma escolha crítica de um equipamento que lhe atenda em múltiplas tarefas, dentro das variadas abordagens adotadas por cada um dos fabricantes, mesmo quando se tem claras as suas necessidades e as características de cada um dos sistemas.

Hoje 3 marcas tem tido muito espaço em minhas reflexões, pois atenderiam bem a partes específicas dos meus problemas, mas o interessante é que nenhuma delas atende por completo a estas necessidades.

A primeira tem um range de lentes bastante interessante para atender tanto aos objetivos da fotografia de moda como de arquitetura. Talvez um dos ranges melhores escalonados para APS, abrangendo desde uma Zoom fisheye, até uma 60-250mm de abertura máxima constante. Suas lentes são distribuídas em saltos de fato muito bem planejados entre uma lente e outra, que praticamente não deixam lacunas. Seus corpos e lentes também são bastante apropriados para fotografias em externa, além de muito compactos, o que contribui para minha saúde rs. Porém não possui uma lente realmente adequada para pássaros, suas lentes possuem qualidade mediana, suas câmeras possuem um conjunto de sistemas sofríveis (que são decisivos para fotografias exigentes como moda) e sensores com uma resposta dinâmica ruim (o que também diminui seu desempenho na área de moda).

Em outra perspectiva existe uma marca com lentes disponíveis para praticamente TUDO o que se imaginar, inclusive Tilt & Shift, porém que não abrange a interessante Zoom fisheye :eek:, que poderia ser abordada apenas por lentes de terceiros. Também possui uma câmera com custo relativamente baixo e uma resposta dinâmica razoável para o sensor. Porém suas lentes são mais caras do que as da primeira opção e com pouco resultado a mais do que a anterior, o escalonamento é um escalonamento mais clássico e não tão bem feito quanto o da primeira. Em um aspecto geral parece a melhor solução para múltiplos propósitos, porém o corpo de suas câmeras APS não é totalmente apropriado para externas e seus sistemas padecem de alguns problemas de consistência críticos para alguns tipos de fotografia mais exigente e noturnas.

Na terceira e última perspectiva, existe uma marca que apresenta uma boa resposta dinâmica dos sensores, lentes excelentes e excelentes sistemas. Porém seu range de lentes é bastante limitado e com escalonamento sofrível. Existem boas limitações para o uso em GA (o que limita suas aplicações em arquitetura), tendo limitações inclusive nas lentes de terceiros, como a impossibilidade de uso da famosa Zoom fisheye. Seu corpo também é o mais frágil para uso em externa, apesar de ser o mais ergonômico. Suas câmeras também são bastante limitadas no que tange aos recursos oferecidos e pesadas, o que leva a um desgaste maior, apesar da melhor ergonomia. O investimento no sistema também é salgado, pois suas lentes são caras. É disparada a melhor opção hoje para uso em fotografias exigentes como retratos e moda, porém com uma abrangência limitada no que tange à arquitetura e pássaros.

Ou seja, em 3 perspectivas eu precisaria de características das 3 para poder adquirir as expectativas que tenho para os 3 tipos de fotografia a que pretendo me dedicar. O que queria mostrar com isso é que não há um sistema que possa fazer tudo melhor que as demais. O que existem são câmeras que podem fazer muitas coisas, mas não tão bem como algumas outras fariam algumas delas, ou algumas coisas muito bem e outras não tão bem.

O que se pode tirar disso é que sistema perfeito não existe, você pode apontar benefícios em todos os sistemas, pode apontar características que podem ajudar ou atrapalhar aos mais variados tipos de fotografia, e isso leva a uma problemática na objetividade da escolha, principalmente no que tange aos objetivos com múltiplos propósitos. É fácil dizer em que uma câmera é melhor que a outra, mas é difícil dizer quais são nossas necessidades e nos objetivos com múltiplos propósitos é ainda mais difícil dizer quais são os elementos que devem receber o maior peso em nossas decisões, tornando a escolha objetiva por este tipo de equipamento um desafio ainda maior, mesmo aos mais experientes.

PS: Antes que alguém que identifique os sistemas resolva polemizar, este não é um pedido de ajuda na escolha de um dos sistemas e nem tampouco uma crítica a qualquer um dos sistemas citados. É uma reflexão sobre como as escolhas podem se tornar difíceis em decorrência das diferenças, mesmo porque são 3 sistemas que tenho cogitado como meu próximo sistema. ;) Por isso gostaria de manter esta discussão focada na questões das escolhas, suas dificuldades e o mito do sistema perfeito.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 16:09:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:11:53
Bom, o primeiro sistema eu acho que é Sony, o segundo e terceiro fiquei em duvida se é NIK x CANON ou inverso... rs...

Mas marcas à parte, exclente relfexão!

[ ]s


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:19:32
Sabe o que é bacana?

Na maioria das vezes, sempre que temos que decidir alguma coisa seja relacionada ao trabalho, comprar uma câmera, lente ou mesmo um carro, já sabemos desde o início qual será a decisao.

Mesmo assim juntamos todas as informacoes possíveis, analisamos, analisamos, analisamos e decidimos por aquilo que já sabíamos.

Enfim, você já conhece bem o que tem disponível, provavelmente já sabe qual caminho tomar e nao vai mudar. É só ir na loja e comprar :ok:

Thiago, o primeiro é Pentax. A 60-250 f4 é uma senhora lente :ok:
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:25:13
Muito interessante o tópico e excelente iniciativa...

Primeira coisa q vejo complicado é conciliar fotografia de pássaros com de arquitetura, certo? Pra um deles o melhor seria o sistema 4/3 (2x) e pro outro um 135mm (1x). Quem sabe uma 135mm com uns 24Mp onde cropando para APS ficaria na casa dos 12Mp?

Vc nao poderia escalonar as suas prioridades? Colocando notas quem sabe de 0 a 5 por grau de importância? Colocar também as lentes prioritárias da mais importante pra menos importante....

Vc nao poderia pensar em dois sistemas, gastando um pouco menos nos corpos? Seria até interessante pra manter backup nos eventos e trabalhos, usando algum tipo de adaptador...

Ficaria ruim ao menos vc identificar os sistemas que definitivamente estão fora do jogo?

Valeu
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 10:28:14 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:27:56
Tiago o primeiro sistema não é Sony rs.

Marcelo você disse bem, quando fazemos por trabalho é extremamente fácil, porque você vai objetivamente naquilo que atende, tendo por base o menor custo, eu sempre fiz escolhas desta forma, por isso que sempre foi muito fácil, mesmo porque bons profissionais costumam ter objetivos bastante claros.

Agora quando mistura trabalho e pessoal a coisa muda. Eu tenho dois objetivos que são pessoais e 1 que é profissional. Pelo profissional eu iria certamente de opção 3. Mas o pessoal também tem falado alto, mesmo porque quero concentrar o investimento em um único sistema. Ai o peso do pessoal interfere no peso do profissional. É claro que tenho pensado com mais foco no profissional e certamente ele terá um forte impacto na decisão, o problema surgiu porque a decisão profissional é muito contraditória com a decisão pessoal. Uma contradição tão grande que gerou certo desconforto e certa dificuldade para a decisão em questão. Desconforto que acredito que deva afligir a muitos que se encontram procurando um sistema e acima de tudo que estejam na busca do sistema perfeito, por isso que resolvi compoartilhar o que venho refletindo a este respeito. ;)

Leandro como eu disse não é um tópico de busca de ajuda. Tenho aqui meus critérios e certamente vou formular uma escolha de forma objetiva para esta questão. Também não tem o objetivo de discutir sistemas, é uma reflexão sobre como os processos de escolha podem ser difíceis e acima de tudo como não existe marca perfeita e sim marca mais apropriada para cada tipo de trabalho em um dado momento.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 10:56:48 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:47:33
Leo, com certeza isso está claro....por mim não precisaria nem mencionar marca...

Mas de alguma forma vc colocando mais dados sobre suas prioridades, o tópico poderá servir como baseline pra outros usuários, mas para isso tentando simular um tópico de ajuda, mesmo não sendo.

Uma outra dúvida que tenho é a respeito da sua grande prioridade que é velocidade de AF...Pra moda se faz tão necessário velocidade de AF? Eu lembro num tópico seu sobre a SPFW que pelo q tinha entendido pra desfile (por exemplo) o foco vc fazia marcando a area, ou seja, não necessariamente precisa de um AF rápido.....É isso mesmo?



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:54:03
Leandro moda é quase tão crítico quanto futebol neste quesito. Em um desfile, por exemplo, o movimento e o rastreamento são extremamente importantes.
O foco em desfiles pode ser feito marcando área (ruim porque nem sempre a passada vai dar correta) ou com um excelente AF de rastreamento (que melhora muito a qualidade do trabalho, porque permite passada e nitidez simultaneamente). ;)

Não pretendo identificar marcas porque não quero que o tópico vire uma rusguinha de marcas, ou uma discussão do tipo. Ele perderia o valor de uma reflexão duradoura sobre escolhas, para tomar características mais momentâneas de situações das marcas, como tantas outras que já tivemos por aqui. ;)
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 10:55:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2009, 11:06:54
Entendi...com AF mais rapido se consegue conciliar pé esquerdo (ou direito?) na frente com nitidez...  :)

Quanto a questão principal do tópico, concordo que é muito dífícil conciliar todos nossos objetivos em um único sistema, em muitos casos eu procuro manter dois sistemas, mas com custo abaixo. Por exemplo eu tenho duas motos, uma pro lazer e uma pro trabalho, provavelmente poderia ter apenas uma somente bem melhor e mais cara, mas não me atenderia tão bem em uma das duas aplicações.

Valeu



THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2009, 13:00:06
Léo, o sistema perfeito acho que será impossivel rsrsrs, eu gostaria de uma cam com o sistema de flash da nykon, a velocidade da canon e com o foco da sony, impossivel né... Parece que cada um se identifica com uma marca mas sempre falta alguma coisa na escolhida, procurei resolver esse problema usando as 3 marcas, cada uma é imbatível em cada situação, se um dia existir o sistema perfeito ainda acho que vai ter gente reclamando, rsrsrs... mais um tópico inteligente vindo do mestre Léo Terra.   :clap: :clap: :clap:


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:20:19
Quando passei por isso, tinha certeza de que as duas marcas mais populares me atenderiam. Afinal tinham boa aceitação no mercado nacional e eu não estaria pegando um "elefante branco".

De lá pra cá, venho acompanhando toda briga de mercado e tecnológica no fórum. Quem tá ganhando, quem tá melhor, quem tá caindo, quem tem lançado mais coisas bacanas e caras, etc... Mas e daí se a 5D Mark II é top se eu continuo (até satisfeito) com minha Rebel XT?

O que eu tenho ficado satisfeito em investir, foram nas lentes.
A 10-20mm me proporcionou a Grande-Angular que eu sempre quis ter.
A 100-400mm trouxe a qualidade de imagem que eu não obtinha com a 75-300mm. E eu também gosto de Tele.
Agora minha meta é uma 17mm ou 24mm Tilt-Shift (pra qualquer assunto exceto arquitetura :D)
Depois ainda terei uma Macro também.

Meu critério é puramente pessoal. Se fosse profissional, seria bem mais fácil.
Concluí que a câmera não me importa tanto. O que eu preciso são das lentes. De variedade de maneiras de capturar uma imagem ou transmitir uma idéia ou brincar com conceitos.

Ter ficado entre uma das marcas mais populares foi uma boa escolha. Pode ser que futuramente, os lançamentos que atendam ao meu jogo de lentes sejam os mais interessantes da temporada. Quem sabe? Até lá, ficarei assistindo as brigas de mercado e abusando da minha velha caixinha de gravar luz.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 18:23:54 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:35:12
Todos passamos por isso... e pra mim mesmo tendo optado ainda faço esta reflexão, por isto gostei bastante da reflexão do Leo.

Em primeiro lugar parabéns ao Léo por não ter levantado a bandeira da Sony...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:, mas deve ter dado uma alergia de pele por ter se segurado !!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeiras à parte, minha opção foi extremamente influenciada pela palavra interação, como a maioria das pessoas que eu conhecia até então tinham este sistema ele foi a minha opção.

Odeio pessoas sem opinião própria, mas a "cópia" neste sentido não é pela falta de opinião mas, como já mencionei, interação, pois assim eu poderia experimentar lentes, trocar mais informações, adquirir lentes e etc muito mais facilmente.

Acredito ter sido uma escolha equilibrada... tem funcionado.
 :ponder:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2009, 01:46:26
Guigo se eu tivesse alergia por não levantar a bandeira da Sony eu estaria morto rs. Atualmente só tenho Canon aqui em casa rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:55:46
Léo,

Te falo que eu estava nesse dilema há algumas semanas atrás.
Felizmente tomei decisões baseadas em emoção (um pouco), mas priorizado a segurança (no caso para o tipo de foto que faço é essencial!)

Depois a gente pode falar um pouco mais. Não pra te ajudar, mas pra poder compartilhar o que pesou comigo.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2009, 01:34:50
Fernando poste ai (mesmo sem marcas, só o dilema) :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2009, 10:55:35
eu ainda vivo esse dilema. Eu nao sou profissional entao nao vou usar para fotos de moda, produtos, etc. mas gosto imensamente de macros, e de paisagens(na maioria com foco distante).
    como, de fato, até mes passado eu achava que mp era o principal, e nao conhecia quase nenhuma camera, eu vou procurar bem MESMO para nao me arrepender.

mas, foi uma ótima iniciativa léo, voce postou o que eu estou a umas semanas pensando :clap: