Pois bem, ontem usei a K20D que comprei pela primeira vez. Cheguei do trabalho, procrastinei um pouco porque acho chatérrimo abrir caixas de produtos, mas depois peguei a cãmera e fui experimentar, carregar a bateria, botar a correia, o adaptador para lentes m42m etc.
Externamente e na pegada, a K20D parece tão bem construída e sólida quanto a minha Canon 20D. Isso é notável, visto a Canon ter corpo de magnésio, e a K20D de plástico sobre chassis de aço inox. Muito bem feita, de fato.
O visor é claro, sendo perfeitamente possível fazer foco a olho através dele. As marcações são sutis, não interferem, e sua cobertura de 95% deixa pouco espaço para enganos de composição. Aliás, acostumado a deixar uma margem na Canon, fiquei surpreso porque a margem quase inexiste na Pentax.
Os menus, etc, são... estranhos. Não são muito bonitos (falha boba de programação visual) e são algo confusos, mesmo se escolhemos portuguès como linguagem (escolhi, mas depois voltei ao inglês).
A câmera tem ótima pegada, mas senti falta de maior altura do corpo, ela fica sem apoiar-se na parte macia da mão como a Canon 20D se apoia. Penso ser questão de costume.
Os comandos para fotometria e uso em modo Manual são completamente diferentes. Há algumas formas de fotometria atraentes, principalmente para cenas pouco críticas, através de um tal botão vermelho. Ainda estou me acostumando com isso, então não quero exprimir uma opinião definitiva, mas no primeiro momento me pareceu que é mais fácil a fotografia manual na Canon, mais parecida com uma câmera mecânica clássica.
Fotografie ontem dentro de casa em ISO 1600. Adorei, quando bem exposto é muito limpos, com um ruído fino que não incomoda. Hoje de manhã lutei, com sucesso, para configurar o WB pessoal para o UniWB. Somado ao filtro magenta 30m, é uma boa combinação.
Foto de ontem: