Autor Tópico: Fotografia aérea  (Lida 5021 vezes)

correia_neto

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Online: 16 de Setembro de 2009, 13:48:50
Pessoal ... tem algum macete pra fazer fotografia aérea??

Qual melhor lente ... tele ou GA ... horário ... posição ... diafragma ... ??

Valeu Pessoal
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 18:45:20 por Kika Salem »


dondon

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Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 13:54:43
Nunca fiz, mas parece não ter muito segredo e sempre vai depender da intenção e do resultado que se quer.

A fotometria vai ficar dependente também da tremedeira, dizem que treme bastante lá em cima. rs

E é aérea.

Abraços.


correia_neto

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Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:00:00
Nunca fiz, mas parece não ter muito segredo e sempre vai depender da intenção e do resultado que se quer.

A fotometria vai ficar dependente também da tremedeira, dizem que treme bastante lá em cima. rs

E é aérea.

Abraços.

Aérea ... onde ...onde?? hehe

Foi mal ... corrigir!!!



agalons

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Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:02:50
Cara
Se voce me dizer o que quer fotografar,se sera helicoptero ou aviao,poderia te dar alguma orientaçao
fiz mapeamento 2 anos na Amazonia.
Abs.
Angelo.


correia_neto

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Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:12:55
Cara
Se voce me dizer o que quer fotografar,se sera helicoptero ou aviao,poderia te dar alguma orientaçao
fiz mapeamento 2 anos na Amazonia.
Abs.
Angelo.

Cara conta tua experiência!!!

Seria interessante saber tanto fotos de avião como fotos de helicóptero.

As fotos que farei será de Heli ... manda teu recado ai ... abraços!!


Rafael Segre

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Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:22:34
       Correia_neto,O seuinte,pra o que eu faço tele é melhor. eu uso nas aéreas uma 400 fixa 2.8 mais o converter 2x ou seja 800mm. 9 da manha ou 4 da tarde para ressaltar o relevo ( o que vc vai fotografar?)a fotometria vai depender das condições do tempo sol ou nublado, de preferencia um f8 por exemplo. se for de helicoptero eu nunca fiz e não posso falar nada. se for de avião o mais importamte é que seja um modelo com a asa alta tipo um cesna 182 que sempre voo, senão a asa na parte de baixo do avião vai te incomodar bastante principalmente porque ao fotografar o avião faz uma curva e inclina-se quase a 90° para facilitar o enquadramento. espero ter ajudado um pouco. :ok:
Rafael Segre


correia_neto

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Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2009, 17:16:59
Pessoal claro que se vamos fotografar no ar não será pra fotografar closes.

Quero saber como fica o diafragma, tele ou GA?


Rafael Segre

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Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2009, 17:42:51
fotografo colses de industrias e outas coisas,aqui o cliente manda,
c vc esta em duvida quanto a tele ou ga vai depender do que vais fotografar
experimente uma aerea com uma 10mm fica bem loco.


correia_neto

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Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2009, 17:48:42
fotografo colses de industrias e outas coisas,aqui o cliente manda,
c vc esta em duvida quanto a tele ou ga vai depender do que vais fotografar
experimente uma aerea com uma 10mm fica bem loco.

Vai ficar mt massa!!rsrs

Alguem conhece o Nilo Lima??

As fotos dele são bem interessantes.

As fotos que pretendo fazer é de um Centro de treinamento com 4 campos de futebol.

Como estarei no ar ... queria aproveitar e tirar diversas outras fotos ... achei que teria alguns macetes, mas o que aprendi até agora é que tem que amarrar tudo pra num cair e só clicar...rsrs

Mas obg pelas dicas.



agalons

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Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:12:50
Cara conta tua experiência!!!

Seria interessante saber tanto fotos de avião como fotos de helicóptero.

As fotos que farei será de Heli ... manda teu recado ai ... abraços!!
Usava as vezes um helicoptero de 6 lugares,
mas geralmente era um aviao pequeno de asa baixa de 6 lugarees ,
tambem, nunca liguei para marcas e modelos.
usava muito 80-200afs 2.8,para marcar determinados terrenos,
as vezes alguma coisa geral, mas nunca angular.
Diafragma de modo geral era 8 ou 11.
No aviaozinho tirava a porta porque o acrilico da janela estava muito riscado,
faziamos varias pasadas a diferentes alturas a 90graus,para "mapear",o zoom e a altura em voo.
se isto te ajuda,seja bemvindo.
Cada caso e um caso,
como de modo geral se usa em externas os horarios da manha e media tarde sao os melhores.
abs.
Angelo


correia_neto

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Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:25:20
Usava as vezes um helicoptero de 6 lugares,
mas geralmente era um aviao pequeno de asa baixa de 6 lugarees ,
tambem, nunca liguei para marcas e modelos.
usava muito 80-200afs 2.8,para marcar determinados terrenos,
as vezes alguma coisa geral, mas nunca angular.
Diafragma de modo geral era 8 ou 11.
No aviaozinho tirava a porta porque o acrilico da janela estava muito riscado,
faziamos varias pasadas a diferentes alturas a 90graus,para "mapear",o zoom e a altura em voo.
se isto te ajuda,seja bemvindo.
Cada caso e um caso,
como de modo geral se usa em externas os horarios da manha e media tarde sao os melhores.
abs.
Angelo

Mt bom Amgelo.

Agora sim vc foi impressionando e somativo ...  :assobi:

To brincando cara ... só pra descontrair ... bom, valeu mesmo.

Me diz só uma coisa : vc fixou a velocidade e trabalhou a fotometria com o diafragma?


agalons

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Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2009, 09:18:48
Mt bom Amgelo.

Agora sim vc foi impressionando e somativo ...  :assobi:

To brincando cara ... só pra descontrair ... bom, valeu mesmo.

Me diz só uma coisa : vc fixou a velocidade e trabalhou a fotometria com o diafragma?


Bom dia "Somativo",  :hysterical:
Geralmente diafragma fixo e muda velocidade que neste tipo de externas, nao muda muito,
obviamente depende das mudanças de luz.
Abs.
Angelo


correia_neto

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Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2009, 09:34:20
Bom dia "Somativo",  :hysterical:
Geralmente diafragma fixo e muda velocidade que neste tipo de externas, nao muda muito,
obviamente depende das mudanças de luz.
Abs.
Angelo

 :hysterical:

Valeu cara ... abraços!!!

Desculpa qq coisa.

rsrs


agalons

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Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2009, 12:50:11
:hysterical:

Valeu cara ... abraços!!!

Desculpa qq coisa.

rsrs

Bom trabalho
abs.
Angelo


wdantas

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Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2009, 23:49:34
Correia, aí vai minhas experiências.

Fotografei 2 vezes de heli, e o cliente queria registrar suas instalações.
Braspetro era pra fotografar as instalações do gasoduto
Compesa, era para fotografar as obras das novas instalações de elevação, tratamento e distribuição de água
Dá pra ver que o foco não é pan

Se der, manda retirar a porta do heli e fica amarrado num troço chamado "macaco"
Vc tem mobilidade, vários ângulos e segurança
Se não der pra tirar a porta. Em viagens longas (fiz recife-fortaleza-recife-maceió) não dá. Então tem que se virar pela janelinha do heli.
Nesse caso, quando chegar na instalação que vai fotografar, pede pro piloto voar em volta da instalação com o lado que vc tá virado pra baixo.

Usei duas cam. D300 com 28-75 2.8 e 18-70 3.5-4.5 e D70 com 70-200 2.8
Mas quase não usei a 70-200 porque o piloto baixava quase na "cara" das instalações. Isso depende da habilidade dele.
Por segurança, não voa abaixo dos 300m
Diafragma em 8 ou 11 compensando na velocidade que não deve ser menor que 1/125. Melhor 1/250
Isso vai depender da iluminação. Lá em cima é diferente daqui em baixo, as nuvens fazem grandes zonas sombreadas
Isso significa que o sol forte pode não atrapalhar. Vai depender se o céu está nublado
Se for céu de brigadeiro, vai pela manhã ou final de tarde

O heli, se não for daqueles de 2 lugares, não trepida muito e vc pode até arriscar velocidades 1/60 se estiver longe do objetivo

É isso e boa sorte