Autor Tópico: Duvida Balanço de Branco  (Lida 1646 vezes)

Gfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 22 de Setembro de 2009, 12:47:53
Senhores preciso de ajuda, fiz um casamento e as fotos da Igreja ficaram muito amarelas, isto pelo fato das duas luzes de 1.000 W do camera mas a cor predominante da Igreja. Usei as fotos em JPG e no modo WB (auto), todas as fotos feitas no modo manual com a velocidade em 40", ou seja ficaram horríveis. Não entendo através do manual de como fazer o balanço de branco, principalemente no item (Foque manualmente e defina a
exposição padrão para o objecto branco
), qual seria esta exposição? o flash foi direto, pois em 45 graus era muito mais amarelo.Além do balança de branco, ou fotografar em raw, qual outra solução?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2009, 13:36:11
Bom, nas fotos já feitas você pode arrumar isso em Photoshop (Plugin Camera RAW) ou qualquer outro bom editor de imagens.

Nas futuras fotos você deve estudar e praticar o balanço de branco em seu equipamento (Câmera e Flash). Geralmente usando flash o ajuste é automático, mas talvez sua câmera não tenha "entendido" isso, dê uma olhada mais profunda no manual dela.

O processo de  "bater o branco", mostrar para sua câmera o que é branco naquela condição de luz, consiste em usar um cartão cinza (próprio para isso), enquandrando-o totalmente, usando o WB customizado. Mas o processo específico varia entre os variados modelos de câmera.

Abraço.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 13:38:43 por dondon »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2009, 13:52:22
Gfoto,
Em eventos onde você vai ter muita variação de fontes de luz (seu flash, luz ambiente - que muda de ambiente para ambiente - e a luz da filmagem, que acende e apaga sem aviso) o melhor é usar o WB automático. Principalmente durante a cerimônia e, principalmente: RAW!!!! Porque consertar WB em jpeg é uma coisa que raramente se consegue com qualidade.

O processo de bater o branco, é como o Dondon explicou. Mas só é eficaz para fotos sem flash, pois com ele, o melhor é o setup de white balance para flash da câmera que já fornece a temperatura correta para o equipamento.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:00:27
O processo de bater o branco, é como o Dondon explicou. Mas só é eficaz para fotos sem flash, pois com ele, o melhor é o setup de white balance para flash da câmera que já fornece a temperatura correta para o equipamento.

abraço

Legal, Marcelo. Só não entendi na situação dele o que aconteceu. Se ele estava usando o flash, com WB auto na câmera, então teria que ter acertado o WB, e as luzes ambientes não deveriam interferir de forma determinante, já que o flash deve sobrepor todas essas luzes e ser a principal fonte de iluminação acertando o WB. Ou não?
*isso é dúvida quem nunca fez evento rs


Gfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:03:18
Obrigado amigos... tbm acho que o flash deveria compensar esta cor uma vez que ele (flash) estava em ETTL e a maquina modo manual com BW automatico, mas usava velocidade 40 para aproveitar o fundo. Pelo visto e analise das fotos, parece que houve pouca Luz, ou seja, o ETTL deve ter se enganado, seria um problema do flash? ou a medição tenho que fazer aonde? por isto da minha preocupação em fazer o balança de branco com estes filtros brancos (estava pensando em comprar). Mas mesmo assim caso queira fazer o Balanço, a medição de luz é feita zerando o fotometro?? Obs. faço sempre fotos em JPEG pois são muitas fotos e não tenho espaço em cartão.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:44:52
Legal, Marcelo. Só não entendi na situação dele o que aconteceu. Se ele estava usando o flash, com WB auto na câmera, então teria que ter acertado o WB, e as luzes ambientes não deveriam interferir de forma determinante, já que o flash deve sobrepor todas essas luzes e ser a principal fonte de iluminação acertando o WB. Ou não?
*isso é dúvida quem nunca fez evento rs

Isso vai depender da abertura e velocidade que estiver usando. É comum usarmos a velocidade mais baixa para que a iluminação ambiente possa iluminar o fundo, mesmo que pouco definido e subexposto. Então, nesse caso, se o WB estiver no Flash (que é próximo a luz do sol - alguém tem uma tabela de K aí, esquecí o valor exato?), as luzes de outras temperaturas podem interferir. Por exemplo, a luz da filmagem, que é intensa e mais fria (a sensação é "mais quente", mas em Kelvin é mais fria). Quando a luz não é constantemente a mesma e você não vai ter tempo de mudar o tempo todo, melhor ir no automático mesmo. É mais seguro.

Obrigado amigos... tbm acho que o flash deveria compensar esta cor uma vez que ele (flash) estava em ETTL e a maquina modo manual com BW automatico, mas usava velocidade 40 para aproveitar o fundo. Pelo visto e analise das fotos, parece que houve pouca Luz, ou seja, o ETTL deve ter se enganado, seria um problema do flash? ou a medição tenho que fazer aonde? por isto da minha preocupação em fazer o balança de branco com estes filtros brancos (estava pensando em comprar). Mas mesmo assim caso queira fazer o Balanço, a medição de luz é feita zerando o fotometro?? Obs. faço sempre fotos em JPEG pois são muitas fotos e não tenho espaço em cartão.

Se a luz ambiente sobrepôs-se ao flash, é porque ele era insuficiente. Não dá pra saber o porquê assim, sem entender a cena, sem ver os valores e setups. Pelo menos o primeiro plano tem que estar iluminado pelo flash. Se está rebatendo o flash, veja se está rebatendo em parede ou teto suficientemente próximo e experimente compensar + 0,5 ou + 1 . Se está usando rebatedor, compense também. Também costumava usar o tempo de obturação perto do 1/40.

Cara, o cartão não custa tão caro e um trabalho em RAW com todas as suas possibilidades, não tem preço!!! Pelo menos na cerimônia!

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:57:25
Entendi, Marcelo. Muitíssimo obrigado.  :ok:


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:31:55
vc pode corrigir no Phtoshop, abra a imagem, entre em imagem/ajustes/corresponder cor/neutralizar e atenue até onde fique agradavel a cor pra vc,

boa sorte abraço
Flavio


Gfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:34:56
Valeu amigos obrigado pela ajuda


Ana Adams

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.653
  • Sexo: Feminino
    • http://www.anaadams.com
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:16:18
Por isso é tão importante visitar o local do evento uns dias antes. Uma vez que vc saiba o tipo de iluminação local, pode tomar decisões que vão te economizar um montão de tempo de pós produção, ou até um resultado ruim nas fotos.

Se houverem fontes de temperatura distintas no ambiente, vamos dizer, uma luz do dia que passa por um vitral na igreja, mais as incandescentes ou fluorescentes do teto, dificilmente você vai poder ter um WB uniforme e agradável . Haverá casos que vc vai precisar filtrar os seus flashes com gelatina, para corrigir a diferença de temperatura e tudo ficar mais ou menos perto do mesmo número em kelvin. A luz incandescente está por volta de 3000K, enquanto a do seu flash e de um dia claro é por volta de 5000/ 5500K.

Vamos dizer que vc fotografe com velocidade baixa no altar para captar o fundo : a luz que recai sobre os noivos é 5500K, e a que aparece ao fundo , onde o flash não alcançou, é perto de 3000K. Por mais que vc ajuste no PS depois, é muito difícil chegar a uma média. Se nesta situação vc filtrar o flash, vai forçar que a luz vinda dele tenha uma tonalidade mais parecida com a do fundo, e tudo fica mais harmônico.  :ok:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 18:33:17 por Ana Adams »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2009, 01:00:52
Ana, existem filtros "prontos" pra isso ou você improvisa?

*Muito legal a dica.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2009, 09:15:07
Ana, existem filtros "prontos" pra isso ou você improvisa?

*Muito legal a dica.

Existem filtros prontos sim, mas é possível improvisar também com celofane. Meu flash Nikon já veio com esses filtros, mas isso também é vendido separado.

abço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ana Adams

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.653
  • Sexo: Feminino
    • http://www.anaadams.com
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2009, 09:44:57
É isso mesmo, Dondon. Desculpe que demorei a responder, mas o Favero já resolveu o assunto  :)
Se quiser aprender bastante sobre gels visite www.rosco.com ( em inglês)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 09:45:26 por Ana Adams »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2009, 11:40:47
Obrigado, Marcelo.

Obrigado, Ana.

Minha experiência com flash's é nula, sequer tenho um. Mas é sempre bom conhecer pelo menos um pouquinho.  :)