Autor Tópico: Meu 1º Falso HDR  (Lida 5968 vezes)

igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Online: 13 de Novembro de 2009, 16:53:32
Meu primeiro HDR (Falso).

A foto não fui eu quem bati, foi o fotógrafo que Jari, de Fortaleza. A modelo é Beatriz Guanabara.

Usei o Camera RAW mudei a exposição 4x e depois transformei em HDR pelo photoshop.

Antes:


Depois:



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.113
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2009, 17:19:31
Desculpe, mas não tem nada de HDR aí, ficou até pior...
HDR significa high dynamic range, ou seja das sombras as altas luzes vamos ter informações, mas
observe que as altas luzes estão estouradas, sem informação alguma, veja as nuvens, roupa, pele e areia estourados...

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/high-dynamic-range.htm


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2009, 17:43:27
Desculpe, mas não tem nada de HDR aí, ficou até pior...
HDR significa high dynamic range, ou seja das sombras as altas luzes vamos ter informações, mas
observe que as altas luzes estão estouradas, sem informação alguma, veja as nuvens, roupa, pele e areia estourados...

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/high-dynamic-range.htm

Não contando com a parte estourada, pq ela não é uma HDR?

Não sabia que não podia ter partes estouradas. E se eu consertar os highlights? Não é uma coisa muito difícil de se fazer.

edit: No RAW original a nuvem e o vestido já estão estourados, apenas a pele e areia que não, ou sejanão tem muito o que recuperar. Mas vou tentar da uma melhorada ainda sim, pois estourar ficou muito estourado no HDR, o que eu tinha até achado interassante.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 17:55:41 por igorrolim »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.113
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2009, 17:58:27
Não contando com a parte estourada, pq ela não é uma HDR?

PQ Cheeseburger tem que ter queijo ?

Veja o link que postei...
Se não sabe inglês use o http://translate.google.com.br/#


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2009, 11:17:11
E agora, ficou mais parecido com uma HDR? Tem partes subs e orvers, mas é pq na original já está assim e não da pra recuperar.



GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2009, 12:19:07
Não é isso. Quando você faz a foto, se diminui a exposição ANTES de tirar a foto você consegue pegar os detalhes onde tem muita luz. Se na hora da foto não pegou, não tem como inventá-los depois.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2009, 12:30:44
O problema é que você tá colocando uma foto mais contrastada. HDR (High Dynamic Range) significa você ter uma imagem com MAIS informação de cor em baixas e altas luzes, mas você está colocando com BEM MENOS informação do que a original (o que era claro estourou de vez e o que eu era escuro ficou completamente preto). Então a sua edição pode ter qualquer nome, menos HDR rs


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:03:11
O problema é que você tá colocando uma foto mais contrastada. HDR (High Dynamic Range) significa você ter uma imagem com MAIS informação de cor em baixas e altas luzes, mas você está colocando com BEM MENOS informação do que a original (o que era claro estourou de vez e o que eu era escuro ficou completamente preto). Então a sua edição pode ter qualquer nome, menos HDR rs


Ah, por isso que disse que era falso HDR, pq vi em um artigo dizendo que você podia fazer isso com um arquivo RAW e o Adobe Camera Raw. Mas é treinando que se chega, quando tiver fotos melhores eu tento de novo.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2009, 02:08:04
Esse artigo está na internet? :ponder:
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 02:10:48 por GuiCastro »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.113
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2009, 08:05:39


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2009, 19:48:05
Pictus, tentei seguir os conselhos que você falou e o que tinha no tutorial, eis o resultado:


Para avaliar melhor:


ps: Não sei se agora acertei, mas vendo o contraste e detalhes da areia e do céu, acredito que tenha acertado. Só acho que a pele dela ficou muito vermelha, mas como estava no trabalho não tive muito tempo pra ficar criando mascaras e editando. Quem sabe mais tarde eu edito.

E aí, que acharam?  :snack:

edit: GuiCastro, o artigo que vi foi um parecido com esse que o Pictus colocou: http://www.aguntherphotography.com/tutorials/raw-hdr-processing.html
Agora, a única coisa que fiz a mais foi tentar me atentar mais para os over e subs preservando os detalhes. Da próxima vez vou tentar com esses programas mais específicos para HDR, o Photoshop não tem tanta funçao assim para o HDR.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 20:04:32 por igorrolim »


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:22:40
Siceramente não curti muito o resultado final, achei muito saturada, o céu então...   E olha que eu curto muito fotos saturadas e contrastadas heim...
Tenta aliviar um pouco na saturação master, pode ser que melhore um pouco...
Mas o problema que é que a original já não está legal, está muito estourada.

Continue tentando e postando pra galera te ajudar.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2009, 02:34:16
Siceramente não curti muito o resultado final, achei muito saturada, o céu então...   E olha que eu curto muito fotos saturadas e contrastadas heim...
Tenta aliviar um pouco na saturação master, pode ser que melhore um pouco...
Mas o problema que é que a original já não está legal, está muito estourada.

Continue tentando e postando pra galera te ajudar.

Pois é, e é pq na original eu usei o "Recovery" total, o que deu um tom acinzentado para a foto original. Vendo agora de segunda vez, também acho que a saturação ficou exagerada. E que talvez não tenha sido uma boa escolha essa foto para fazer uma HDR. Mais na frente, vou tentar com outras fotos e os novos resultados coloco aqui para ser avaliado.

Esse aqui foi um fiasco, mas obrigado a todos.   :ok:
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 02:34:54 por igorrolim »