Autor Tópico: GRANDE TESTE DE LENTES DAS PROSSUMERS :)  (Lida 7613 vezes)

Leo Terra

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Online: 29 de Outubro de 2005, 18:18:07
Este é um artiguinho simples sobre a lente das prossumers de 8MP e com o referencial da Fuji S7000, simplesmente compilei os resultados de testes laboratoriais feitos no D-preview e reinterpretei eles, recalculando os resultados que convergiram para a maioria dos testes e apresento agora uma comparativo lado a lado dos fatores relativos à ótica dos equipamentos digitais, para que além de ler resultados vocês também possam visualizar os resultados obtidos.
As câmeras analisadas são: Canon Pro1, Sony F-828, Nikon 8700, Minolta A2, Olympus C-8080 e Fuji S7000.
Lembrando sempre que a S7000 não usa sensor Sony de 8MP como as demais e sim um sensor Fuji Super CCD HR IV.

Em vermelho vocês encontrarão destadados os piores resultados de uma avaliação e em verde os melhores

1 - Efeito Barril


Nesta análise todas as câmeras foram colocadas em full wide e os resultados obtidos foram os seguintes:
Canon Pro1 - 1.3% de distorção
Sony F-828 - 1.2% de distorção
Nikon 8700 - 1.3% de distorção
Minolta A2 - 1.3% de distorção
Olympus C-8080 - 1.1% de distorção
Fuji S7000 - 1.8% de distorção.

2 - Efeito Almofada



Nesta análise todas as câmeras foram colocadas em full tele e os resultados obtidos foram os seguintes:
Canon Pro1 - 0.0% de distorção
Sony F-828 - 0.4% de distorção
Nikon 8700 - 0.4% de distorção
Minolta A2 - 0.8% de distorção
Olympus C-8080 - 0.6% de distorção
Fuji S7000 - 0.8% de distorção.

3 - Vinheta em Máximo Wide e Máxima abertura



Nesta análise todas as câmeras foram colocadas em full wide e máxima abertura e os resultados obtidos foram os seguintes:
Canon Pro1 - 18% do quadro
Sony F-828 - 17% do quadro
Nikon 8700 - 16% do quadro
Minolta A2 - 17% ddo quadro
Olympus C-8080 - 13% do quadro
Fuji S7000 - 21% do quadro

4 - Vinheta em Máximo tele e Máxima abertura



Nesta análise todas as câmeras foram colocadas em full tele e máxima abertura e os resultados obtidos foram os seguintes:
Canon Pro1 - 18% do quadro
Sony F-828 - 15% do quadro
Nikon 8700 - 15% do quadro
Minolta A2 - 13% do quadro
Olympus C-8080 - 5% do quadro
Fuji S7000 - 19% do quadro

5 - Aberrações cromáticas



Nesta análise todas as câmeras foram colocadas em full tele e máxima abertura e os resultados obtidos foram os seguintes:
Canon Pro1 - 31% do parâmetro
Sony F-828 - 39% do parâmetro
Nikon 8700 - 22% do parâmetro
Minolta A2 - 20% do parâmetro
Olympus C-8080 - 23% do parâmetro
Fuji S7000 - 33% do parâmetro


6 - Nitidez



Crops de 100% do ponto de máxima resolução



*Ampliem para 800% para analizar

Neste teste o chart de resolução foi ampliado em 800% por interpolação bicúbica e foi analisado até que ponto as separações foram corretamente mantidas, desconsideradno-se dessa forma as influências de ajustes de sharpness no software da câmera, desta forma os resultados obtidos foram:
Canon Pro1 - V1800Linhas x H 1850Linhas
Sony F-828 - V 1850Linhas x H 1800Linhas
Nikon 8700 - V 1800Linhas x H 1700Linhas
Minolta A2 - V 1750Linhas x H 1700Linhas*
Olympus C-8080 - V 1850Linhas x H 1850 Linhas
Fuji S7000 - V 1700Linhas x H 1750Linhas#

*Apresentou Moiré que é efeito de software e prejudicou a formação da imagem, seria interessante análise de RAW.
#Apresentou fortes artfacts mas no teste de Nitidez a S7000 serve apenas de simples referência, não é possível usar ela como referência de qualidade ótica porque a mesma usa uma arquitetura diferenciada de sensor, o que pode influenciar no resultado de nitidez.

Considerações Importantes.
As teles tem ranges diferentes e aberturas diferentes, portanto possuem características de consistências diferentes, levem em consideração também as especificações técnicas das lente e o range de cobertura, além do tipo de aplicação para efetuar uma boa escolha.

Abertura Máxima:
Canon Pro1 - f/2.4-3.5
Sony F-828 - f/2.0-2.8
Nikon 8700 - f/2.8-4.2
Minolta A2 - f/2.8-3.5
Olympus C-8080 - f/2.4-3.5
Fuji S7000 - f/2.8-3.1

Range:
Canon Pro1 - 7X (equiv. 28-200mm)
Sony F-828 - 7X (equiv. 28-200mm)
Nikon 8700 - 8X (equiv. 35-280mm)
Minolta A2 - 7X (equiv. 28-200mm)
Olympus C-8080 - 5X (equiv. 28-140mm)
Fuji S7000 - 6X (equiv. 35-210mm)

Acionamento do Zoom:
Canon Pro1 - eletrônico 40 passos
Sony F-828 - Mecânico
Nikon 8700 - eletrônico 31 passos
Minolta A2 - Mecânico
Olympus C-8080 - eletrônico 18 passos
Fuji S7000 - eletrônico *Se alguém souber o número de passos ajudaria.

Consistência do AF:
Canon Pro1 - Ruim
Sony F-828 - Excelente
Nikon 8700 - Ruim
Minolta A2 - Excelente
Olympus C-8080 - Médio
Fuji S7000 - Médio

Tempo de foco:
Canon Pro1 - Médio
Sony F-828 - Bom
Nikon 8700 - Abaixo da média
Minolta A2 - Excelente
Olympus C-8080 - Bom
Fuji S7000 - Médio

Foco Noturno:
Canon Pro1 - Médio
Sony F-828 - Excelente
Nikon 8700 - Péssimo
Minolta A2 - Médio
Olympus C-8080 - Médio
Fuji S7000 - Ruim

Bom é isso pessoal, espero que com essas informações vocês consigam pensar melhor sobre os equipamentos que vocês irão escolher para seus trabalhos.

Para maiores informações leiam também:
LENTES - O CORAÇÃO DA CÂMERA

Artigo por Leo Terra
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Fonte de informações: D-Preview

« Última modificação: 29 de Outubro de 2005, 19:47:10 por Leo Terra »
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Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2005, 19:46:35
Bom galera está aberto o tópico em definitivo, espero que gostem da formatação e do comparativo e espero que venha a ajudar vcs na escolha de possíveis equipamentos.

:)
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Marcos Henrique

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Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2005, 20:58:03
Muito bom! Seria interessante também fazer esse tipo de comparativo entre diversos padrões de câmeras, como compactas de 5MP, etc.
Mas haja tempo, hein :)


Leo Terra

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Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2005, 21:15:15
Verdade o problema é mais tempo mesmo.
Passei 4 horas trabalhando nesse ai.
Deu uma dor de cabeça danada. :)

A maior dificuldade de fazer em termos de ótica para compacta é que dificilmente seria possível identificar se estamos tratando exatamente do mesmo sensor. :/
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Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2005, 22:56:04
Leo,
Na sua visao, qual foi a melhor Prossumer nos testes ?
As melhores mesmo sao a A200 e a C8080? Entre as 2 vc ficaria com qual ? E por que ?

Outra dúvida, o que muda no acionamento de Zoom Mecanico e Eletronico ? Nao entendi isso...

Valeu
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Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2005, 23:53:52
O Léo...

Passa umas dicas de como se faz esse teste de nitidez!! Isso por que tinha uma S7000 e acho que ela tem muito mais nitidez que a Rebel com a lente do kit!! Isso tem me tirado um pouco o sono!! As analises que fiz acho meio complicadas pois a imagem da S7000 tem muito ruído enquanto a Canon é praticamente nada, porém a imagem fica bem mais soft que a da S7000!! Preciso refazer esses testes com aberturas bem menores na Rebel, pois usuei a abertura maxima, para recomparar essas maquinas!!
  Paulo Valle
   FoxValle

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Leo Terra

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Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2005, 00:25:14
Bom vamos lá...
Josiel, eu continuaria ficando entre a F-828, a A2/A200 e a C-8080, eu penderia mais para a C-8080 que é uma câmera mais completa, mas se for para ação e externa eu iria de Minolta e se fosse para noturnas eu ficaria sem dúvida com a sony.
:)

Paulo sua observação é verdadeira, a S7000 realmente tem mais nitidez que a Rebel com a lente do Kit.
Eu infelizmente não tenho um chart da lente do Kit.
O Chart que tenho aqui foi feito com a 50mm f/1.4 (isso mesmo uma TOP prime) e esse teste deu 1900x1900 linhas, agora vc imagina isso com uma lente 1/2 boca. :(
É como eu sempre digo, é melhor ter uma prossumer do que uma SLR com lente ruim.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2005, 00:25:44 por Leo Terra »
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Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2005, 00:31:48
Pois é...

Mas duas coisas me chocaram quando sai da S7000 pra Rebel: 1 - O nivel de ruído!!! A rebel praticamente não tem nada em Iso 100. Acho que a S7000 em Iso 200 tem mais do que a Rebel em 1600... 2 - A nitidez. As primeiras fotos com a Rebel eu quase mandei ela no chão!!! Não acreditava no que estava vendo!!! Imagens muito soft. Agora ainda dou um quebrada nas aberturas, já ajuda, mas ainda não é aquelas coisas!!
Estive pensando em comprar a 50mm 1.8 mesmo antes da 28-135 pra não ficar tão discontente assim com a Rebel!!! O problema é a grana mesmo q esta curta!!!
  Paulo Valle
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Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2005, 00:50:11
A diferença de construçao de uma XT e uma 20D influencia na foto final ?
Ou apenas a lente que da o ar da graça, ficando as outras caracteristicas fora disso ?
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Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2005, 01:30:30
A diferença de construção influencia na durabilidade e na melhora do manuseio, quando vc olha pelo viewfinder de uma Xt e em seguida pelo de uma 20D vc sente uma enorme diferença. Quando sua XT quebrar com 15 ou 20 mil disparos, vc vai sentir diferença.
Quando sua Rebel tomar sol e sofrer falhas críticas vc vai sentir a diferança. O que faz uma câmera profissional diferente de uma amadora avançada não é só qualidade é tbm sua construção que garante durabilidade e confiabilidade.

Paulo pode pegar a 28-135 que ela já vai melhorar um tanto sua vontade de jogar a Rebel no chão. :)
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Francisco

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Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2005, 02:53:44
Acho um absurdo expor o amador, que às vezes consegue adquirir um equipamento com muita dificuldade, ao risco de perder sua câmera tão cedo.

Acabei me encontrando com a combinação analógica + escaneamento dos negativos. Os custos são baixos, perco em praticidade, mas se a câmera pifar, dou um chute nela, vendo as objetivas e bola pra frente :P

É sedutora a idéia de conseguir resultados similares a uma digital de R$ 5000,00 com uma câmera+lente de R$ 250,00. Claro que isso vale apenas para algumas modalidades de fotografia amadora.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2005, 03:00:33 por Francisco »
Francisco Amorim
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2x Canon F1 Old, AE1; Pentax MX, K100D; Fuji Finepix f10; Panasonic LX3


Leo Terra

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Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2005, 11:58:41
Francisco não tem nada de absurdo, o custo de cada clique da foto digital continua sendo mais em conta do que da câmera de película, mesmo porque TODAS as câmeras tem vida útil, inclusive as de película.
Só um exemplo básico.
Hoje vc compra uma EOS 300 por R$ 880,00 novinha, ela dura aproximadamente 20mil disparos.

Comprando uma EOS 350D (que inclusive é mais câmera que uma EOS 300)  novinha você irá pagar por volta de R$ 3000,00 e ela tbm dura aproximadamente 20mil disparos.

Considerando-se o custo de um filme razoável (veja bem não bom, apenas razoável) R$ 7.00 para cada 36 poses (e pagando barato), vc teria um custo de R$ 3888,00 para fazer 20mil fotos, só de filme, mais R$ 3,00 por revelação (sem ampliação) de cada filme de 36 poses vc teria um custo adicional de R$ 1666,00 de revelação.
Para digitalizar um filme no frontier o custo do lugar mais barato aqui em Ribeirão é R$ 0,50 por foto o que x 20mil fotos daria R$ 10000,00.

Mesmo trazendo a valor presente com 17% ao ano livre de impostos (que é uma boa aplicação) e uso gradual ao longo de 2 anos para atingirmos o uso da câmera de filme, tendo dado uma entrada de R$ 880,00 contra os R$ 3000,00 de inicial da digital ainda teríamos:
R$ 2678,00 para a compra do filme
R$ 1147,00 para a revelação do filme
R$ 6889,00 para a digitalização do filme

Então teríamos 3 cenários:
Compra de uma digital para 20mil disparos: R$ 3000,00
Custo por foto: R$ 0,15
Custo VPL: R$ 3000,00 ou R$ 0,15 por foto

Compra de uma câmera de película para 20mil disparos e armazenamento em película: R$ 6434,00
Custo por foto: R$ 0,32
Custo VPL: R$ 4706,00 ou R$ 0,23 por foto.

Compra de uma câmera de película para 20mil disparos e armazenamento digital: R$ 16434,00
Custo por foto: R$ 0,82
Custo VPL: R$ 11595,00 ou R$ 0,58 por foto.

Isso tudo sem considerar comodismo do digital, facilidade e de visualização, sem considerar consumo de combustível para levar para revelar e digitalizar e levando em consideração apenas o lado financeiro da coisa, inclusive com o VPL que é um dos métodos usados em avaliação de viabilizade de projetos, que no caso ainda ajuda a película porque o desembolso dela não é imediato.

Portanto em termos de custo para o amador ainda é ótimo negócio comprar digital à trabalhar com filme, assim como para o profissional.
O digital custa metade do filme, o que o amador não pode fazer é pensar que digital não custa e descer o dedo. Vc faria 20mil fotos em 5 meses sendo amador se estivesse com uma câmera de filme? Então eu conheço gente que fez com sua digitalzinha e ainda cobrava que ela devia viver mais, ai não dá, as pessoas tem que ver que digital não é comprar a câmera e esquecer, é comprar a câmera e clicar com cuidado pq ela acaba assim como o filme acabava e as câmeras de filme acabavam. :)
« Última modificação: 30 de Outubro de 2005, 12:01:35 por Leo Terra »
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Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2005, 13:16:42
Concordo com o Leo,
Com a Digital, compensa MUITO mais, mais muito mais mesmo. Sai bem mais barato do que filme.

Leo, a + top das DSLR que existe aguenta quantos Shot's ? Qual modelo que é ?
Falow
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
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Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2005, 15:07:35
Citar
Concordo com o Leo,
Com a Digital, compensa MUITO mais, mais muito mais mesmo. Sai bem mais barato do que filme.

Leo, a + top das DSLR que existe aguenta quantos Shot's ? Qual modelo que é ?
Falow
Olha as com maior média são a D2X (250mil) e a 1D Mark II (250mil).
Que são as câmeras para fotojornalismo.
:)
Leo Terra

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Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2005, 23:48:06
Parabéns pela analise, porem acho que vc escolheu umas
digicans  meio velhas de +, algumas já saíram de linha até...