perguntar o que é uma boa fotografia me parece como perguntar o que é uma boa poesia. ou uma boa música.
assim como na poesia e na música, há muito para se estudar antes de se produzir; há características técnicas difíceis de serem alcançadas. e quando elas são, pode-se atribuir à manifestação artística a denominação de BOA. porém, isso é apenas um critério técnico.
gosto muito da teoria barthesiana que quebra (o entendimento d)a fotografia em 3 (objetos de estudo?):
spectrum, operator e spectator.
spectrum é a fotografia em si - aqui, desprezando-se o debate de diferentes realidades (com as de Kossoy) ou referencialidade.
operator é o fotógrafo, em seu momento preciso de captura da imagem. e
spectator é quem observa a fotografia depois.
em cima dessa teoria, eu jogo meus argumentos e comentários:
a meu ver, a sua fotografia será "boa" (ainda não gosto muito desse termo) se vc conseguir ligar essas 3 partes.
a fotografia não é desprovida de emoções ou cortes semânticos - isso, pela sua necessidade de um fotógrafo para a própria existência. assim, o que falta é ligar o spectrum ao spectator, que parte de uma certa falta por não ter estado no local em que a fotografia foi tirada e na hora em que a fotografia foi tirada. esta é a parte complicada de se alcançar: aproximando o spectator do spectrum, vc consegue aproximar o spectator do operator.
mas essas são ligações extremamente subjetivas.
e pq vc tende a gostar mais das suas próprias fotos do que as outras pessoas? pq vc condensa duas partes em uma: vc é, ao mesmo tempo, operator e spectator. a sua ligação com a fotografia é muito forte; é a sua criação.
é um assunto complicado.
mas como bem colocado aí em cima, é uma questão de bagagem cultural. existem gostos e gostos.
quer um exemplo? dá uma passadinha na sala do Corredor Polonês. algumas pessoas costumam avaliar uma fotografia mais por o que ela não apresenta do que por o que ela apresenta. é normal.
o legal é saber apreciar a arte (e comunicação, não podemos nos esquecer!) em sua forma de apresentação.
é praticamente impossível achar uma música que absolutamente todo o mundo goste, não? e, ainda assim, todo mundo gosta de um monte de música.