Autor Tópico: diferença de demosaico entre programas  (Lida 1170 vezes)

Gustavomartins

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Online: 14 de Setembro de 2010, 11:09:49
Pessoal lendo os artigos do Ivan de Almeida sobre Raw e conversores fiquei de cara com a diferença entre os resultados obtidos em configurações default do Lightroom, DP canon e Therapeeraw, o que vcs me dizem, segue fotos
DP
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/dp_canon_default.jpg
lightroom
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/lightroom_default.jpg
therapee
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawcrisp.jpg
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawdefault.jpg
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawneutral.jpg
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


majewski

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Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:54:35
Olá Gustavomartins.

As diferenças são realmente grandes, com exceção das últimas duas configurações. Creio que o mais importante seja ressaltar que uma foto tirada em RAW é como um negativo do filme: possibilita uma enorme gama de ajustes.

[]s,
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José LEONEL Majewski
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Gustavomartins

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Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 13:36:38
e o que vc usa? ou nem fotografa em raw?
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Leandro Rodrigues

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Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2010, 13:55:15
Vcs estão falando da diferença de cores?


Gustavomartins

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Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:02:37
nas fotos só da pra ver as cores, mas aqui com os arquivos em raw ainda da pra ver diferença tb nos ruidos, e não é coisa pouca.
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Leandro Rodrigues

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Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:17:49
Mas essa diferença toda é normal mesmo, não?! Cada um dos programas deve trabalhar com um default diferente de WB, saturação, contraste... Os scripts de redução de ruído também são diferentes em cada um deles e a aplicação de default mais ainda.

Tinha "Auto Levels" setado em algum dos casos?!

Não entendi bem qual é o assunto do tópico. É uma crítica, uma dúvida ou uma observação apenas?

Abraços,


AFShalders

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Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:17:55
Eu só uso o Silkypix Pro e de vez em quando o DCRAW na linha de comando. Eu não gosto do ACR, do LR. O RT é razoavel
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Gustavomartins

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Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:23:28
nossa esse ai eu nucna ouvi falar, vou procurar saber sobre ele.
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


AlexandreS

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Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:26:46
Existe uma diferença muito grande na forma como um programa ou outro trata os ruídos durante o processo de conversão. Até bem pouco atrás dizia-se que os conversores baseados no ACR da Adobe (PS e LR) eram os piores conversores RAW que existiam, principalmente na renderização de cores e tratamento de ruído. Não sei se era ou continua sendo verdade, mas, mesmo que seja verdade, no final das contas a grande maioria dos fotógrafos usa PS e LR para fazer a conversão pela praticidade (ou desconhecimento), mesmo em detrimento da qualidade final.

Falando apenas da minha experiência, sempre considerei que o DPP da Canon gera imagens muito melhores que o LR. O tratamento de ruído também é feita de forma diferente e na minha opinião é muito melhor no DPP, pelo menos até a versão 2.7 do LR. No entanto, até mesmo eu uso o LR na maioria das situações pela praticidade, deixando para usar o DPP quando a quantidade de fotos é muito grande (aí aproveito a característica do DPP de ler os metadados da foto, já gerando um JPG pronto, como se tivesse saído da camera) ou quando necessito de qualidade extrema.

Segundo o pessoal da Nikon, o CaptureNX também é melhor que o LR nestes quesitos, o problema é que pouquíssimas pessoas usam o programa da Nikon porque, ao contrário do conversor da Canon que é gratuito, o conversor da Nikon é pago e tem que ser adquirido separadamente.

Já o RawTherapee é fantástico, pena que é lento. Com ele pode-se inclusive escolher entre algoritmos diferentes de redução de ruído, sendo que cada um é mais apropriado para um tipo de ruído.

Acho que aqui no forum tem, ou tinha, gente com bastante conhecimento sobre isso. Não sei ao certo, mas acho que o Pictus é um deles.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


majewski

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Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:44:25
Atualmente eu trabalho - por ordem de freqüência de utilização - o Dxo Optics e o RT. De vez em quando, uso Canon DPP e, mais raramente, o Lightroom.
Creio que eu não seja muito exigente, pois acho que todos fornecem bons resultados para visualização na tela do computador e até mesmo para impressão em 20X30.
Lembrando que não sou profissional e sim hobista. :ok:

[]s,
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 15:46:57 por majewski »
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Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:50:53
ai fica uma dúvida, apesar de usar um prog desses na hora da impressão depois que enviei o jpg pro labs vou depender de algum conversor ou o que estiver no jpg vai ser o impresso???? :(
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


majewski

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Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2010, 18:53:58
Teoricamente, o que for enviado será impresso... mas....
Aí entram inúmeras variáveis. Por exemplo:

  * O local fará ajustes no contraste, brilho, cor? Normalmente eu especifico que não quero nenhum alteração na imagem.
  * As saídas - seu monitor e impressora do minilab - estão calibrados e com cores similares? Eu costumo calibrar o meu monitor com colorímetro e, quando possível, solicito o perfil ICC do minilab. A partir daí, deixo a imagem como gostaria e converto para o perfil do local antes do envio.
 
O resultado final depende também do tipo de papel utilizado. Por exemplo, como só imprimo em papel fosco, por gosto pessoal, costumo aumentar um pouco o contraste da imagem.

[]s,
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gamaral

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Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2010, 21:34:00
Gustavo,
A diferença entre o DP e o LR pode estar em grande parte no Perfil de calibração da câmera (Picture Style no DP).
Ao abrir a imagem RAW, o DP usa o perfil da câmera que você escolheu ao fotografar. Já o LR usa o perfil Adobe Standard.
A diferença eu acho que está aí. Selecione o mesmo perfil nos dois e veja... aqui as fotos sempre ficam semelhantes quando faço isso. Claro que sempre vai ter diferenças, até porque eles renderizam de forma diferente as imagens na tela.


Nos demais eu não sei porque
Faça um teste, colocando nos dois programas o mesmo pefil (Camera Standad)

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DP
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lightroom
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/lightroom_default.jpg
therapee
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawcrisp.jpg
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawdefault.jpg
http://www.fenixbrindes.com.br/raw/therapeeRawneutral.jpg
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Gustavomartins

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