Autor Tópico: P&B via máquina ou via software... Tem diferença?  (Lida 2866 vezes)

olobo

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Online: 20 de Dezembro de 2005, 00:04:21
Pessoal,

Estive pensando aqui com meus botões... As cameras digitais vem com a opção de se ter a foto em P&B, ou seja, a imagem já seria capturada em P&B.

Em contrapartida temos a possibilidade de capturá-la em cores e depois, via software (photoshop, photoImpact etc...) transformá-la em P&B...

Minha questão é: vale a pena capturar em P&B? A qualidade da foto é melhor? Ou melhor capturar tudo em cores e se quiser depois transforma em P&B.

Lembrando que, se capturar em cores, dá pra transformar em P&B ... Mas, se capturar em P&B, num tme como transformar em cores...

Será que falei muita asneira??? Se sim, perdoem a ignorância...

[]s

O Lobo
O Lobo (Tulio Loyelo) / São Paulo - SP
MSN - olobo2@uol.com.br
Fuji Finepix S5200, Cartão XD 1 Gb, Cartão XD 16 Mb
Filtros UV, Polarizador Circular, Close up +1 +2 e +4
Minhas fotos: olobo2.multiply.com

GRM

• Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2005, 00:17:55
Bom, Túlio, chegaste numa dúvida que venho pensando também.

Pelo pouco que li a questão se resume a duas coisas. Primeira, fotografando direto em p/b vc altera um pouco a latitude da câmera (não entendo a lógica disso, pq pelo que sei o sensor captura com os canais coloridos e depois transforma para p/b), mas talvez por mesmo em colorido tudo se resumir a tons de vermelho, verde e azul, é o que se chama de tons de cinza, talvez a explicação esteja aí. Segundo, fotografando colorido direto vc não pode avaliar certas situações. Então talvez a alternativa seja em certas cenas fotografar (se houver oportunidade) uma colorida e uma p/b. Exemplo, uma cena de um corredor escuro com azulejos pretos e brancos, com entrada de luzes e muitas sombras, o que gera alto contraste.

Mas se eu estiver certo tudo se resume a latitude, por um lado, e a conveniência de já ver a foto em p/b, por outro. Não altera a nitidez, tampouco a resolução, desse modo a qualidade não é melhor ou pior.
Nikon/Panasonic Gear

Leo Terra

• SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2005, 00:21:48
Alguns posts muito bons sobre o tema, vale a pena ler eles completamente.

Teste de PB, PB do photoshop e da maquina

Preto e Branco e Duotone

Color -> Preto & Branco, Fazendo fotos P&B no Photoshop

Mas via de regra NUNCA use o P&B da câmera, ele simplesmente não vale a pena, é sempre mais viável ter a imagem colorida, pois dela você gera qualquer P^B, enquanto da P&B direto você não consegue nenhum resultado diferenciado, além do que o P&B impossibilita o uso de filtros coloridos digitais e o uso de filtros mecânicos causa sérias perdas de resolução para a câmera.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2005, 00:23:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com

ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.

GRM

• Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 00:34:45
Embora eu n tenha chegado a uma conclusão com os posts, sem dúvida o PS é o mais versátil, por outro lado a grande vantagem em fotografar em p/b com a câmera é ver na hora o resultado.

Leo, vc sabe se procede isso de aumentar a latitude ou a transição dos tons fotografando em p/b pela câmera? Não tem lógica p mim, mas já num livro de PS e no Brfoto vi isso.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2005, 01:08:44 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear

Francisco

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 07:03:35
Tentei desenvolver um raciocínio, mas acho melhor não falar bobagem. Talvez o segredo esteja na forma em que é feita a conversão de colorido para p&b, na qual se conservaria mais informação de contraste do que trabalhar na foto colorida.

Um teste legal seria fotografar uma região de alto contraste (baixas e altas luzes) em RAW e abrir num Photoshop como RGB 16bit;
-seria necessária também uma cópia dessa imagem como grayscale 16bits;
-Usando a ferramenta levels ou algo parecido, tentar-se-ia recuperar as altas e baixas luzes nas duas imagens.

Se uma conseguisse recuperar mais detalhes, só faltaria a gente explicar o porquê disso... alguém se habilita a fazer o teste? :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS

olobo

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2005, 07:51:32
Pessoal,

Como já havia dito aqui, vale a pena estar inscrito neste forum. O nível das discussões são bastante elevados e todos os tópicos tratados com uma seriedade raramente vista em outros foruns... :clap:

Agradeço a explicação de todos e pelos links disponibilizados. Pra mim, que tenho vontade de aprender esta arte da "escrita pela Luz" foi bastante útil. :thmbup:

[]s

O Lobo
O Lobo (Tulio Loyelo) / São Paulo - SP
MSN - olobo2@uol.com.br
Fuji Finepix S5200, Cartão XD 1 Gb, Cartão XD 16 Mb
Filtros UV, Polarizador Circular, Close up +1 +2 e +4
Minhas fotos: olobo2.multiply.com