Autor Tópico: Todo mundo odeia o ruído  (Lida 4899 vezes)

rahmati

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Online: 21 de Outubro de 2010, 14:20:40

Uma pergunta simples, talvez pueril até... Mas por que todo mundo pegou o pobre do ruído pra Cristo? Por que ele é tão importante assim nos ditos ISO's altos, agora tão necessários?

Explico-me: Na época do filme (considerando a qual ele foi soberano) qualquer filme acima de 200 ASA (até alguns desses) granulava bastante e todo mundo achava bonito, poético e até hoje é visto assim pelos amantes do filme - entre os quais me enquadro. Vi uma foto em 3200 ASA de duas modelos desfilando e mal dava para ver os detalhes do rosto, e sabe onde ela estava? Na National Geographic. Hoje em dia ficam inspecionando em 100% para ver se acham algum pixel errado, como se isso fizesse a mínima diferença na narrativa fotográfica.  >:(

Gostaria de saber se os senhores podem me ajudar a elucidar a diferença de pensamento que há entre os chamados "fotógrafos" de hoje com os de outrora... Antigamente, o filme ERA assim, hoje em dia isso é um defeito... Bom, digo baseado no endeusamento que vejo em relação ao filme hoje em dia; não acompanhei a história desde tempos antigos...  :assobi:
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Leandro Federsoni

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Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:32:58
O ruído é editável então podemos tirá-lo ou colocá-lo conforme queremos. Eu particularmente não gosto da falta de nitidez em ISO alto.


spiderman

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Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:46:53
Rahmati. Nao acho que a coisa seja tao 8 ou oitenta. Da minha parte, o gosto ou nao do ruido vai depender de cada foto. Tem fotos que ficam melhores com ruido e fotos que ficam melhores sem ruido. Pessoalmente, gosto de retratos, principalmente em P&B com ruido. Ja para paisagens noturnas, por exemplo, eu nao curto. Dificil tambem eu curtir um retrato colorido com ruido de ISO alto. A cor fica muito desbotada. Mas nao acho que exista um preconceito generalizado contra o ruido. Ja postei muitas foto com ISO 800 e velocidades baixas aqui no forum, ou seja, ruidosas levando em conta meu equipamento, e ninguem nem comentou do ruido. Nao acredito nessa de aumentar 100% para verificar se tem ruido. Esse tipo de coisa acontece normalmente na analise de equipamentos, a fim de testar altos ISOs e qualidade do equipamento. Ja para a analise de fotos isso nao acontece.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 14:48:14 por spiderman »
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rahmati

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Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:50:16
Ah, Spider, conta sim. Não sei aqui, mas no outro fórum a primeira coisa que comentam é o ruído... rs

Agora, Leandro, será essa a questão central então? A nitidez? Por que a foto tem que estar com a nitidez no talo? Isso é tão importante hoje em dia, não é? Em tempo, será esse o ponto também? O filme tem grão, porém é nítido?
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spiderman

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Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:50:27
Ate posto aqui o link de algumas fotos postadas no forum em que acrescentei granulação para dar certo charme as fotos: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=48096.0
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spiderman

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Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:52:24
Ah, Spider, conta sim. Não sei aqui, mas no outro fórum a primeira coisa que comentam é o ruído... rs

Agora, Leandro, será essa a questão central então? A nitidez? Por que a foto tem que estar com a nitidez no talo? Isso é tão importante hoje em dia, não é? Em tempo, será esse o ponto também? O filme tem grão, porém é nítido?

Acho que tem a ver sim. A qualidade das fotos em analogicas, mesmo com ruido, é bem superior do que a qualidade das digitais em altos isos
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Leandro Rodrigues

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Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:11:29
Dos 3 princípios básicos da fotografia (abertura, velocidade e ISO), o ISO é o único que realmente mudou "fisicamente" da fotografia analógica para a digital. O ISO da digital tenta simular o ISO da analógica. Na prática é a mesma coisa, mas o resultado não é o mesmo, tanto é que não se precisa de ISOs tão altos em analogica. A começar pela latitude, que permite resultados melhores em analógica. Sei lá, eu com analógica nem usava fotometro e mesmo assim a exposição era quase sempre certa, mesmo em situações totalmente diversas. Na digital, qualquer ponto a mais ou a menos já quase "perco" a foto...

O bentido 100% também favoreceu pro povo ficar mais exigente.


rahmati

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Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:28:06
Isso é verdade, do ISO analógico. Com filme ISO 100 fuleirinha da Fuji eu tirei foto até de noite em luz incandescente e deu certo, na digital é 800 e olhe lá...
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Titus Petronius

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Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2010, 00:02:21
Vejo diferenças aí.
Eu defino assim: no filme é granulação; no digital, ruído.
Granulação é efeito; ruído é defeito...


DMZamora

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Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2010, 02:09:07
Vejo diferenças aí.
Eu defino assim: no filme é granulação; no digital, ruído.
Granulação é efeito; ruído é defeito...
E em ambos os casos é inevitável. Ruído, com algum tratamento simples, fica muito semelhante a granulação. Portanto, o argumento do rahmati continua totalmente válido ;)
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AFShalders

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Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2010, 03:13:50
Granulação de filme é completamente diferente de ruído digital, não sei porque a turma tem mania de confundir as coisas.

A granulação é diferente por vários motivos:

1) É completamente aleatória, tanto em frequência quanto em tamanho e orientação do grão.

2) É uniforme e não introduz componentes de crominância (muito pouca na verdade, em alguns filmes antigos coloridos

3) Filme não tem ruídos "matemáticos" como artefatos

O ruído eletrônico AUMENTA com tempos de exposição maiores. O grão pode ser controlado com a temperatura da revelação e pelos próprios tipos de reveladores. O grão pode diminuir com exposições mais longas.

Enfim, o comportamento é muito diferente.
Ética não é negociável.

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rahmati

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Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:52:46
O ruído eletrônico AUMENTA com tempos de exposição maiores. O grão pode ser controlado com a temperatura da revelação e pelos próprios tipos de reveladores. O grão pode diminuir com exposições mais longas.

Hum, isso é interessante. Não sabia que o grão diminuía com o tempo de exposição... Mas na verdade, afshalders, a questão nem é essa.

O verdadeiro questionamento imbutido no meu blablablá é sobre a busca cega pela nitidez e pelas imagens com cara de plástico. Ultimamente, as imagens sem graça e com exposição corretíssima chamam mais atenção do que as fotografias com alma e ruído/grão (eu sei que são diferentes, mas resultam do mesmo fator quase sempre, ISO alto)...
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BBear

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Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2010, 10:52:09
Granulação de filme é completamente diferente de ruído digital, não sei porque a turma tem mania de confundir as coisas.

Muito legal a exposicao de conhecimento tecnico sobre o assunto, mas me parece que eh totalmente irrelevante aqui. A ideia era de fazer uma comparacao, e nao uma equivalencia. E soh para esclarecer ainda mais, nao eh uma comparacao entre o grao em si e o ruido, mas sim sobre as expectativas dos fotografos.

E eh obvio que essas caracteristicas tecnicas que vc expliocu detalhadamente sao diferentes, por que afinal, um filme eh filme e um sensor digital eh um sensor digital.


GustavoSilveira

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Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2010, 11:12:14
Realmente, também me encomodo com isso...
Claro que gosto é gosto, mas muitos definem grão ou ruído um erro fotográfico e não mais um tipo de linguagem que a fotografia nos oferece. Acho que essa é a questão.
E apesar de tudo, muitas fotografias clássicas são bem granuladas, e extraordinárias!


rahmati

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Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2010, 11:42:53
Claro que gosto é gosto, mas muitos definem grão ou ruído um erro fotográfico e não mais um tipo de linguagem que a fotografia nos oferece. Acho que essa é a questão.

É isso aí. Bem no ponto.

E apesar de tudo, muitas fotografias clássicas são bem granuladas, e extraordinárias!

Alguém conhece Sebastião Salgado? Então.
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