Autor Tópico: algumas duvidas - equipamentos e tecnicas  (Lida 3924 vezes)

leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Online: 04 de Dezembro de 2010, 16:21:52
oi

tenho muitas duvidas e gostaria da ajuda de voces
sei que o texto ta grande..mas botei a maioria das minhas duvidas em um soh lugar

gosto mt de fotografia e estou aprendendo..como tenho estudado e trabalhado mt nao to tendo mt tempo para estudar fotografia e praticar

tenho uma nikon D5000 com a lente do kit 18-55mm...como eh a minha primeira camera estou satisfeito
o que me deixa triste eh o preco dos equipamentos..mesmo la fora td eh mt caro..e como eu nao ganho dinheiro fazendo fotografia fica complicado investir
no entanto..gostaria de comprar uma ou 2 lentes daqui a um tempo..uma tele e uma tipo 18-55 ou algo assim..mas qria as duas com f tipo 1.8..1.4
nao entendo quase nada de lentes..nao sei qual deve ser usada para cada tipo de situacao e tal

- existe algum lugar que eu possa aprender mais sobre o uso de cada lente para cada situação?
- quais filtros sao essenciais para tirar fotos na claridade? aonde eu aprendo mais sobre filtros? sei que tem um tal de ND..mas vi que ele tem varios tipos..queria saber as diferencas e tal

- as pessoas falam sobre lentes escuras e claras..o que isso quer dizer? como sei quando uma lente eh escura ou clara?
- vale mais a pena comprar uma lente com distancia focal fixa de 35 ou de 50mm? AF-S Nikkor 35mm f/1.8G DX Lens x AF-S Nikkor 50mm f/1.4G Autofocus Lens...a 50mm eh mt mais cara
- qual a diferença de f/1.4G para f/1.8D? digo pelas letras G e D
- nao entendo o preco das lentes..tipo essa
AF-S Nikkor 35mm f/1.8G DX Lens - 185 dolares
AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G Wide-Angle Lens - 1799,95 dolares
pq essa diferenca toda de preço?


- fui para um lugar que tinha um brinquedo de crianca que jogava algo e tava muito sol..quis tirar uma foto pegando o movimento da agua..deixei o tempo de exposicao baixo e mesmo com o diafragma todo fechado a foto ficou estorada..o que fazer nesse caso? e se eu quisesse deixar o diafragma aberto para borrar o fundo?

- quero congelar o movimento de um objeto a noite..boto o tempo de exposicao rapido e a foto sai toda preta..mesmo com o diagrama todo aberto..o que fazer? e se eu quiser fechar o diafragma para deixar tudo em foco? acho que eh a mesma coisa da pergunta acima soh que ao contrario

obrigado


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:09:48
- existe algum lugar que eu possa aprender mais sobre o uso de cada lente para cada situação?
Sim. Livros. V. consegue ler em ingles sem problemas? Eu tenho excelentes livros em PDF que posso lhe enviar por e-mail.

- quais filtros sao essenciais para tirar fotos na claridade? aonde eu aprendo mais sobre filtros? sei que tem um tal de ND..mas vi que ele tem varios tipos..queria saber as diferencas e tal
V não precisa de filtros para fotografar com luz forte. É só diminuir a abertura e sensibilidade (ISO) e aumentar a velocidade de exposição. Em algumas situacoes v vai precisar de velocidades baixas em luz forte. Nesses casos v pode usar filtros ND (4, 8, etc).

- as pessoas falam sobre lentes escuras e claras..o que isso quer dizer? como sei quando uma lente eh escura ou clara?
Lentes claras são as que deixam passar mais luz em decorrência de uma abertura maior. Lentes f/1.4 são mais claras do que lentes f/4.

- vale mais a pena comprar uma lente com distancia focal fixa de 35 ou de 50mm? AF-S Nikkor 35mm f/1.8G DX Lens x AF-S Nikkor 50mm f/1.4G Autofocus Lens...a 50mm eh mt mais cara
Fique com sua 18-55 por enquanto. Estude primeiro e veja quais são suas necessidades em termos de distancia focal. Contudo, 300 reais em uma 50 1.8 não faz mal a ninguém.

- qual a diferença de f/1.4G para f/1.8D? digo pelas letras G e D?
G significa Gelded. São lentes sem anel de abertura no corpo, pois a abertura é controlada pela máquina. D eu esqueci o que significa, mas são lentes que usam permitem usar a distância do objeto focalizado para calcular a exposição correta.

- nao entendo o preco das lentes..tipo essa
AF-S Nikkor 35mm f/1.8G DX Lens - 185 dolares
AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G Wide-Angle Lens - 1799,95 dolares
pq essa diferenca toda de preço?

Primeiro, a 35 1.8 é DX (tem um círculo de imagem útil menor) e, por isso pode ser fabricada com menor custo. Já a 35 1.4, oh boy .. é uma senhora lente. Uma lente 1.4 deixa passar quase o dobro de luz de uma 1.8 (a tabela de abertura é mais ou menos assim: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8 etc. Cada nível significa o dobro de luz).


- fui para um lugar que tinha um brinquedo de crianca que jogava algo e tava muito sol..quis tirar uma foto pegando o movimento da agua..deixei o tempo de exposicao baixo e mesmo com o diafragma todo fechado a foto ficou estorada..o que fazer nesse caso? e se eu quisesse deixar o diafragma aberto para borrar o fundo?

Talvez esse seja justamente o momento de usar um filtro ND.

- quero congelar o movimento de um objeto a noite..boto o tempo de exposicao rapido e a foto sai toda preta..mesmo com o diagrama todo aberto..o que fazer? e se eu quiser fechar o diafragma para deixar tudo em foco? acho que eh a mesma coisa da pergunta acima soh que ao contrario
V vai precisar de lentes ultra rápidas e isos ultra altos. Mesmo assim, talvez seja impossível sem a devida iluminação. Pode ser necessário acrescentar flashs.

Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:45:09
Baixa essa apostila aqui: http://www.4shared.com/document/wAnPYncC/Curso_De_Fotografia-_Apostila_.htm

Tem um capitulo so falando de lentes e tal.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2010, 19:05:33
obrigado pelas respostas
ajudou mt
se vc puder me mandar por email eu agradeço mt
eyes_of_hunter@hotmail.com

a iso eu deixei no mais baixo e a velocidade estava bem alta..a camera que programou..as fotos ficaram boas..mas o problema acontece quando eu qro pegar movimento da agua e tal..se eu fechar o diafragma ajuda mt..mas o problema eh q eu qro deixar o fundo borrado..

f/ G eh melhor que o D?

eu qro uma tele..mas que tenha boa abertura..pq a lente sendo 1.4 eu posso botar em 5.6 se eu quiser..ja o contrario nao
qto a escolher entre 35 ou 50mm..eu preferia uma que fosse variavel..tipo 18-55..pq o que eu qro mesmo eh uma lente com boa abertura para poder fazer fotos no escuro melhores e tb para poder borrar mais o fundo

300 reais 50mm 1.8? por esse preco ela nao tem motor de foco na lente..e a minha camera eh uma D5000

o problema de abrir ou fechar o diafragma ou aumentar ou diminuir a velocidade da foto eh pq as vezes nao sei o que fazer..como nos casos que eu falei..muito sol..quero pegar movimento..e ainda borrar o fundo..

http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ns=p_PRICE_2|0&ci=274&N=4293344976+4291315846

qual lente vc me indicaria? a prioridade seria uma lente pequena..f 1.8 ou 1.4..uma com distancia focal variavel e com boa abertura eh mt cara
tb queria uma tele..mas nao aquelas gigantonas..q alem de enormes sao mt caras..nao sei qual distancia focal seria bom..pq eu to acostumado com as cameras que falam o zoom em 5x..10x..nao sei quanto uma 50-300 equivale..se sao 5x..10x..e tb que tivesse boa abertura


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2010, 03:16:28
como assim lentes ultra rapidas?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2010, 10:20:42
como assim lentes ultra rapidas?

número f/ baixo... Tipo: 0.95; 1.0; 1.2; 1.4; 1.8...

Produzem grandes aberturas em lentes de grandes diâmetros, deixando passar grandes quantidades de luz.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 10:22:12 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2010, 20:49:08
mas como assim lente rapida? a velocidade nao eh a velocidade do obturador?


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:00:16
Cara aqui no forum mesmo vc vai achar quase tudo que precisa de informação. Mas qualquer livro de fotografia vai tirar as suas duvidas de conceito básicos. Eu baixei na net o curso da National Geographic, muto bom.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:12:16
mas como assim lente rapida? a velocidade nao eh a velocidade do obturador?

Para atingir a exposição ideal, quando se tem grandes quantidades de luz atingindo o filme/sensor, você pode aumentar a velocidade. Daí a relação entre f/baixo e velocidade de obturador... Quanto mais luz entra mais velocidade vc pode atingir... Salvo engano, até 1/8000 vai fácil.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:18:50
blz
vou procurar esse curso

quando as pessoas se referem a lentes rapidas tao se referindo entao a lentes que necessitam de velocidades rapidas no obturador?

isso de aumentar a velocidade pra compensar a exposicao eu sei..esse basico eu sei e tal..soh quero entender o que sao lentes rapidas


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:32:56

quando as pessoas se referem a lentes rapidas tao se referindo entao a lentes que necessitam de velocidades rapidas no obturador?


Não são as "lentes" que necessitam de velocidades rápidas. Somos nós que queremos congelar uma dada cena... A lente te oferece a possibilidade de aumentar a velocidade para o congelamento, entregando grandes quantidades de luz...


isso de aumentar a velocidade pra compensar a exposicao eu sei..esse basico eu sei e tal..soh quero entender o que sao lentes rapidas

Então ligue os pontos... Acho que tá precisando de mais apuro nos estudos. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:55:01
Leo é isso que o Hyde falou, lente rápida é uma lente que se pode utilizar uma boa velocidade com ela e a exposição ficar ideal. E isso é permitido pela abertura, quanto maior for a abertura mais rápido pode ser a velocidade do obturador...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 21:55:59 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2010, 22:26:49
E tem outra coisa... Ela expande o uso da cam em luz natural. Assim, enquanto outros fotógrafos estão trocando de lente, colocando a cam num tripé ou utilizando flash, você tá normal ao fim da tarde...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2010, 22:54:33
entendi agora
mt boa explicacao
obrigado

to querendo comprar uma 35mm 1.8..pq no formato dx fica em 50mm..nao eh tao cara..185 dolares..nao sei onde comprar no brasil

qual loja eh boa aqui?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2010, 07:04:59
entendi agora
mt boa explicacao
obrigado

to querendo comprar uma 35mm 1.8..pq no formato dx fica em 50mm..nao eh tao cara..185 dolares..nao sei onde comprar no brasil

qual loja eh boa aqui?


Loja aqui pode multiplicar o 185 por 4 = 740 reais, no mínimo.