Eu sou virginiano. Chato, cuidadoso e preocupado em ter tudo sempre com cara de novo. Além disso, tenho como passatempo procurar lentes antigas em bom estado no ebay.
Desespero meu é ver aquela Nikon 105 AI-s rolando sua estrutura metálica perfeita em bolsas, estantes e lugares afins. Preocupado, busquei uma solução e achei isso aqui:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/467211-REG/LensCoat_LCN70200VRBK_Lens_Cover_for_Nikon.htmlO produto é feito de neoprene, bem acabado e muito útil. Contudo, custa entre 30 e 100 dólares (depende da lente) e não se encaixa muito com meu perfil contido (sovina, pão duro, mão-de-vaca) de ser. Decidi, então, desenvolver meu próprio sistema de proteção ultra eficiente, onde 20 reais rende cobertura suficiente para mais de 50 lentes.
A matéria prima principal, borracha EVA Ibel de 2mm, foi escolhida por ser barata, flexível (posso esticar bastante para dar um acabamento mais profissional), fina (gruda no corpo da lente como uma pele) e fácil de encontrar. Podem existir produtos melhores, mas ainda não achei.
Para começar, vamos precisar de:
* Uma lente (dã);
* Borracha EVA de 2mm (
http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=101311);
* Tesoura;
* Cola super-bonder (as similares não colam tão bem);
* Régua;
* Caneta porosa

O primeiro passo é cortar uma parte da borracha para ficar mais fácil trabalhar com as medidas.

O passo seguinte é medir a seção da lente que será coberta. Deve-se considerar que cada secão será trabalhada separadamente para que a lente não perca a mobilidade dos seus anéis.

No caso acima, a medida da seção do anel de foco foi de 2,3 cm. Essa medida agora servirá para cortar a tira de EVA.

Eu marco vários pontos com as medidas e em seguida os ligo com a régua.

Com isso eu crio uma linha de corte que servirá como guia.

Agora devemos cortar a borracha. Eu utilizo uma tesoura. Estiletes tendem a exercer pressão sobre a borracha, que é muito maleável e se deforma.

Uma vez cortada a parte da borracha que servirá para cobrir a lente, basta envolvê-la na seção, esticando a tira o suficiente para dar uma aparência de pele (bem fina).

Basta aplicar algumas gotas de super bonder, segurar a parte colada por alguns segundos e pronto. A cola funciona tão bem que a borracha é rasgada ao tentar descolá-la.

Terminado, deve-se cortar a borracha em excesso.

Pronto .. uma lente protegida contra gente desastrada.

Todas as minhas lentes sofrem essa modificação ..