Autor Tópico: Help - Salvar negativos.  (Lida 1717 vezes)

Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 27 de Dezembro de 2010, 21:38:19
Alo pessoal, como vão?

Amigos amantes da analógica, me deem uma luz.

Quando meu pai faleceu fiquei com tudo que ele tinha de fotografia e no meio disto tinha centenas de negativos 6X6, a maior parte guardados de maneira correta, porém há uns dois pacotes que ele deixou amontoado negativo sobre negativo, com isso eles acabaram colando/grudando.
Tentei separa-los delicadamente, mas assim eles começam a soltar a imagem, ficando somente a película. Alguém sabe um mode de desgruda-los sem danicar?
Não tentei molhar com nada com medo de perder todo o monte.

Obrigado e uma abraço.
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2010, 01:19:05
Oi Gelter,

é simples: coloque-os em uma bacia com água limpa e deixe-os lá. Eles irão se separar sozinhos. Não tenha pressa. Pode deixar ali (numa sombra) o dia inteiro se for preciso.

Depois, escorra o excesso de água passando-os com DELICADEZA entre os dedos e coloque-os para secar sobre uma toalha que não solte fiapos, com o lado da emulsão (com um certo relêvo) virado para cima. Só.

ATENÇÃO - molhada, a emulsão fica MUITO suscetível a arranhos, portanto, todo cuidado é pouco. Caso você ache que alguma sujeira aderiu à emulsão enquanto ela estava molhada, repita o processo, encharcando-a e mexendo no negativo (pelas bordas) para ajudar que ela saia.

Mesmo assim, é possível que o negativo fique com marcas devido aos anos grudados. Aí, só no retoque mesmo. Neste set - http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/sets/72157621716686430/ - tem várias imagens que escaneei depois de soltar uns negativos (filme 110) que ficaram uns 21 anos grudados. Eu preferi não retocar as imagens pois acho que as marcas passaram a fazer parte da sua história, dando um "clima" nas imagens.

Abraço,

José Azevedo


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2010, 19:51:18
Obrigado mesmo José Azevedo, sua dica vai salvar um bocado de história de minha família.
Hehehe.

Abraço meu amigo.
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )