Autor Tópico: "esquentando" filmes, usando WB de 35 anos atrás, outras coisinhas  (Lida 1813 vezes)

irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.

são pequenas coisinhas que colecionei durante um bocado de tempo de fotografia (óbvio que lendo algumas revistas americanas/francesas) da época.

sabem aquela coisinha que vcs usam como "balanço de branco", um plástico para ser aplicado na frente da objetiva? pois é, quando isso aí não existia (rs), eu usava um copinho plástico de café (os de água também servem). Mas existem outros usos.

para filme: digamos que vc tem "aquela" foto muito boa (o assunto) mas que - para sua desgraça - o tal assunto está com uma gama muito grande entre o escuro (como breu) e claro (como sol a pino). Se vc fotografar pela mediana, perde ambos. Se fotografar no hi-key, perde o low-key e vice-versa. Ô disgrama :(

experimente: ponha o copinho na frente da lente, estabeleça um EV entre -6 a -8 do EV original e, apontando para a luminosidade mais forte (o sol?) "fotografe". NÃO deixe o filme avançar, e fotografe a cena desejada. O "esquentamento" prévio dos grão de prata vão permitir que vc fotometre pela média (o EV original) e tenha registro tanto do hk quanto do lk.

digamos que vc não consiga dupla exposição - algumas câmaras são impossíveis, indomesticáveis - então "esquente" o filme em um quarto escuro com um flash REGULÁVEL, aqueles que permitem que vc mude a potencia do disparo; vai por tentativas, não conheço seu flash, mas em um flash de índice 160/100 eu usava aprox. 1/8 da potencia. É bem simples: no quarto ESCURO, puxe o filme todo pra fora, pendure na parede esticado, e a aprox. 2m de distancia dispare o flash NÃO diretamente, mas refletindo no teto. Como não sei a altura de seu teto, nem reflexões das paredes, não sei se 1/8 da potencia será suficiente - vale a experimentação (e os $$$, infelizmente).


outra (tanto faz filmes quanto digital): com o copinho (ou o tal WB) vc vai até o assunto, aponta para onde vc vai ficar quando fotografar, fotometre, tire o WB e volte para seu lugar. MANTENHA a fotometria e fotografe. Vc terá uma boa exposição.

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2011, 10:45:12
Entao senhor nervoso. Deixe eu te explicar como funciona digitalmente. Voce so precisa de dois cliques. Um no conta gotas e outro no branco mais puro que tiver na sua foto e opa! Parece magica! Ajustado!

 :D

Se quiser uns tutorias de PS eu te passo, mas cuidado que vicia hein!  :ok:
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 10:45:30 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2011, 11:06:08
Cara, isso devia ser praticamente magica naquela época. Confesso que algumas passagens tive que ler 3 vezes para acompanhar o raciocínio...rs

A supressão desse conhecimento 'artesanal' é que fez com que a fotografia digital tenha ganhado muitos adeptos. Essa 'trabalheira' foi simplificada em muuuuito menos conhecimentos e 2 cliques. Se isso é bom ou ruim, não me interessa... O que importa é que estamos num momento muito bom, com o convívio das 2 técnicas. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2011, 16:54:04
aranha: PS NÃO É fotografia, é pós-produção.. serve pra deixar os buxinhos da playboy mais apetitosinhas ;) transforma aquela bruxa nossa vizinha em objeto de desejo e por aí vai - rs.

de qualquer forma, não poderia usar mesmo o PS, só o Gimp e (eventualmente) o PovRay.

hyde: era sim, quase mágica.. depois que descobriram (e fizeram os tuto) ficou fácil pra kct, imagino o quanto de "brain storm" tiveram os gajos que inventaram êsses (e vários outros) métodos.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]