Autor Tópico: Lentes para fotografia de lâminas  (Lida 2409 vezes)

wandertp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 18 de Junho de 2011, 15:56:30
Olá pessoal,

Estou precisando fazer fotos de lâminas de parasito com um 5D Mark II.

Qual a melhor lente?

Terei que fotografar pelo microscópio ou consigo fotografar direto na lâmina.

A lente macro seria uma boa opção e qual?

Agradeço a ajuda.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2011, 17:31:12
normalmente usa-se um adaptador T diretamente no microscópio, PORÉM o uso de luz contínua quente pra kct (halogena) aliada à longa exposição não costuma ser a melhor coisa para uma lâmina. A melhor alternativa que usei foi uma lente "cinetar" para projetores 16 mm INVERTIDA. Foram necessárias algumas gambiarras, claro: uma tampa de corpo com o furo próprio para a lente, aplicada sobre um bellows. A lamina em um "stand" ou fixada de alguma maneira, câmara no tripé e.. flash eletronico e muito, muito filme perdido (até dominar a técnica). Como vc não vai usar filme, fica menos complicado.

nota: "por que uma lente de projetor 16mm invertida?" simples: a lente projeta um quadrinho "dêste" tamanhinho em uma telona "dêste" tamanhão, capisce? ;)

http://photography.shop.ebay.com/Vintage-Movie-Photography-/3326/i.html?_nkw=projection+lens&_catref=1&_fln=1&_stpos=&_trksid=p3286.c0.m282&gbr=1

nota2: NÃO USE lentes para projeção carroussel ou similar.. tem que ser mesmo projetor 16 (ou 8)mm
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 17:33:42 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2011, 20:29:33
Olá pessoal,

Estou precisando fazer fotos de lâminas de parasito com um 5D Mark II.

Qual a melhor lente?

Terei que fotografar pelo microscópio ou consigo fotografar direto na lâmina.

A lente macro seria uma boa opção e qual?

Agradeço a ajuda.


Busque a ajuda do colega Antonio Fernando Shalders. AFShalders. Pesquise o usuário e lhe mande uma MP. De repente ele consiga lhe ajudar, claro, juntamente com a informação prestada pelo colega no post anterior.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 20:30:56 por Hector. »