Autor Tópico: Magic Lantern  (Lida 16340 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Agosto de 2011, 01:51:16
pessoal, conheci esse firmware agora pouco navegando na net
alguém aqui está usando?
pensei em instalar na minha 60d por 2 motivos mais fortes: poder fazer hdr com mais de 3 imagens e o intervalômetro.
experiências com relação ao uso do firmware serão bem vindas, sejam na canon 60d ou não.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, 01:51:45 por Pomba »


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2011, 18:22:19
Meu amigo instalou na 50D dele.

Agora a câmera tem time lapse, ISO 25.000, e faz vídeos Full HD, kkkkkkkkk...

Nem acreditei quando ele me disse, já me mostrou a foto em ISO 25.000 e me mostrou um vídeo com a 50D.

É isso mesmo, rsrsrs, vídeo com 50D, ah, e sem cabos.


dijeferson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2011, 16:27:58
É isso mesmo David Filipe, a última versão do Magic Lantern (que é a versão de 27 de outubro - Unified) faz com que até a 50D grave vídeos.

Instalei no minha 550D/T2i há pouco tempo, Pomba, mas o que posso te dizer é: É fantástico o que a camera é capaz de fazer! É tanta coisa, mas tanta, que não consegui explorar tudo ainda!

Do que testei:
- ISO 25.600 (Bem granulado.. mas se a foto for absolutamente necessária a ponto de perder um pouco de qualidade, é útil!)

- Controle de Audio (não só ganho, mas é possível usar o mic da camera e um externo ao mesmo tempo, monitorar a entrada de audio em tempo real pela porta USB da camera, VU meters no Live View, e muito mais)

- Controle de bitrate pra video

- É possível configurar o nivel de buffer, para que não pare a gravação de vídeo em SD cards lentos.

- É possível configurar para que o vídeo, se for parado por causa do buffer, seja reiniciado.

- Há uma opção bacana pra quem usa pra vídeo que gera um log para cada vídeo contendo as informações fotográficas do vídeo.

- Possibilidade de fazer a foto com Live View sem ter q baixar e subir o espelho de novo (não aumenta os counters nisso)

- HDR ele faz... NO ENTANTO, ele só tira as fotos, e não processa. Junto com as fotos é criado um script bash (sim, dentro da camera) e é possível executar esse script pra gerar o HDR ou usar o PS CS5, por exemplo.

- Intervalometro: Sim, time lapses a vontade! hehe.. funciona super bem, sendo que o intervalo mínimo é 1s (tem menos, que é o Take Pics Like Crazy) e o máximo de algumas horas. A única COISA RUIM do intervalometro é que ele muda a funcionalidade do botão de disparo. O botão é alterado pra só disparo e o não faz o foco, a configuração fica AE / AF Lock ao invés de AF / AE Lock. Mas isso é configurável pelo menu padrão da camera.. mas toda vez q usar o invervalometro tem q mudar de novo.

- É possível reduzir um pouco a qualidade das fotos para tirar mais fotos por segundo no modo sequencial.

- Modo BULB configurável.. é possível usar uma exposição de horas ao invés de apenas 30 segundos.

- Disparo automático: É possível configurar para que haja o disparo automático qdo houver mudança de luz de X% no ponto central ou quando houve um barulho de X dB. Extremamente útil pra fotos de animais, como pássaros.


Cara, no fim, é muito bom o que o ML faz com a camera... existem sim algumas coisas ruins ainda, por exemplo, há alguma coisa (nao descobri ainda) que bagunça o white balance as vezes, e a imagem fica BEM avermelhada.

Claro.. há o detalhe disso ser um "add-on" no firmware da camera.. ou seja, não é nada oficial, entao se estragar a camera, vc fica na mão.  E 3 conselhos MUITO úteis:

- Não formate o SD card que está com magic lantern no pc, com isso a camera não vai mais bootar usando este cartao (com outros funciona)

- Se vc formatou, não se preocupe, coloque os arquivos no cartao novamente e tudo volta ao normal.

- Se alguma coisa travar, ou ficar instável, TIRA A BATERIA CORRENDO! De acordo com um vídeo que ví, se a camera travar em alguma rotina no processador, ela pode super aquecer e vai estragar!







AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:17:11
Eu vi um video no Youtube de um cara explicando as funcionalidades e achei algumas bem interessantes

Focus Trap - Coisa que tem na Nikon e na Pentax e não tem nas Canon, vc seta a área de foco para algum lugar, aperta o botão disparador e a camera não faz a foto até que algo entre na área de foco. Vi alguns exemplos em corrida de carro. Para macro baseada em "pedometro" também é legal, vc deixa o botão apertado e assim que a confirmação de foco piscar, a foto é feita.

Focus Peak - Pelo que entendi, é semelhante ao que a Sony implementou nas suas cameras novas. Usando LiveView, é possível identificar as áreas que estão em foco (a cor fica diferente). Para quem usa lentes manuais ou foco manual, é interessante.

Sound Trigger - Disparo da foto através do som captado pelo microfone, com intensidade ajustável. Fiquei pensando nuns splash's  :D :D

Motion Detection - Isso já tinha no CHDK (que acho que acabou originando o Magic Lantern) que eu usava na S5 e funcionava bem. Alguma coisa se mexeu na frente da cam, ela foca e dispara. Vi fotos de pássaros bem legais assim, o cara colocava a camera no tripé, fazia uma isca com comida e depois voltava para recolher as fotos rsrsrs.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2011, 12:25:36
Será que isso tem haver com algo que li no passado que tinha conseguido os códigos fontes da Canon?


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 16:42:53
Olá Pessoa!

Alguém sabe como fazer o ajuste fino do ISO com o Magic Lantern para a T3i?
Agradeço desde já!
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 18:15:50
O ML é muito bom mesmo, uso na 5D2 e tenho até uma T2i que custa uma merreca fazendo videos com muito habilidade. Vale a pena, e vai com calma que aos poucos vc vai conhecendo o que muda nos comandos, vai se habituando com o menu, é muita coisa em um esquema bem profissional. Na 60D vai ficar ótimo, recomendadíssimo!!!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 18:16:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 23:30:04
não vejo o dia deles liberarem uma versão para 70D ... Video em Raw na 70D deve ser muito bom.
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 07:22:18
não tem alpha pra 70D ainda? o da 6D tou usando praticamente desde que comprei a cam e funciona perfeitamente.


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:30:28
Onde encontro o Magic Lantern pra 6d ? Sempre usei na t3i e 60d, mas nunca achei pra 6d. É excelente !


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 18:03:25
Onde encontro o Magic Lantern pra 6d ? Sempre usei na t3i e 60d, mas nunca achei pra 6d. É excelente !

Feno,

Aqui tem: http://www.magiclantern.fm/

Alguém sabe como eu faço o ajuste fino de ISO para fotografias?

Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 18:12:07
Eu instalei na minha Canon T4i para poder desfrutar apenas dos recursos "zebra" e "focus peaking" em Live View, mas desinstalei porque, como atuam diretamente no display, provocavam muito interferência e atraso na atualização da imagem ("lagging") em determinadas situaçoes. O Focus Peaking então era um saco, a imagem em baixa luz ficava cheia dos pontinhos amarelos (ou da cor que vc ajustasse).

Entretanto, ressalto que a versão para a Canon T4i era ainda "alfa" (teste básico de funções, cheia de bugs e código de debugging) , e portanto sem nenhuma otimização. Tenho certeza que nas versões já liberadas deve funcionar muito bem.

A grande vantagem do ML é que vc não regrava o firmware da câmera, ele é carregado na iniclaização diretamente do cartão. Assim, se quiser desinstalar, é só comandar a reformatação do cartão sem o ML nele.

 :ok:


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:43:34
não tem alpha pra 70D ainda? o da 6D tou usando praticamente desde que comprei a cam e funciona perfeitamente.

pelo que eu vi nao
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 00:53:26
A Vantagem do Magic na 6D é o fato de monitorar o áudio e Gravar em RAW.


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 23:44:46
afinal tem ou nao o Alpha para 70d?
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II