Autor Tópico: Clientes, como conseguir?  (Lida 2934 vezes)

renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 47
Online: 12 de Novembro de 2011, 15:35:59
Oláas  :ok:

Vou contar um pouquinho da minha situação e em seguida gostaria de alguns conselhos.

Trabalho em um laboratório farmacêutico, mas agora estou decidida a seguir minha vontade inicial, que é ser fotógrafa.
Fiz um curso básico de fotografia e consegui um estágio em um estúdio em Campinas.
Vou trabalhar no estúdio na parte da manhã e depois no laboratório, por causa do $$ não dá para largar. 
Como não tenho muita experiência em fotografar em estúdio e tals,  no início serei responsável para conseguir clientes, ajudar nas edições e acompanhar eles nos ensaios.


Eles fazem mais trabalhos de books e casamento, mas querem entrar na área da publicidade na moda, produtos e gastronomia.
São 3 fotógrafos e eu de perdida hehe :D

Assim, eu nunca  tive que vender nada, ainda mais nessa área...
Mas cara de pau e vontade isso tenho de sobra  ;)
Mas como abordar?  :shock:

Eu imagino que funcione desse jeito:

Você liga na  agência de publicidade ou loja informando do serviço, caso haja interesse, marca uma reunião.
Mostra o portifólio e as idéias para a campanha (ou o que for). 
E assim vai...

Funciona desse jeito ou eu viajei?

Tô com medinhoo...  :(


elis

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.426
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2011, 18:02:24
Renata...

Ate poder andar com suas próprias pernas... não abandone sua fonte de renda não...
Tente conciliar as duas... o mundo da fotografia é mto envolvente e pode ser perigoso se as pessoas não tiverem o pé no chão...

Não é pq fulano X tem uma renda de R$ 3.000,00 com fotografia que eu tb vou ter... Isso depende do ramo que ele é especializado, do conhecimento e cursos que possui, de um bom portifólio e por aí vai...

Se vc quer trabalhar com fotografia, vá em frente, estude, faça cursos, tenha um portifólio legal...
E acima de tudo tenha consciência do seu trabalho. Eu já recusei mtos trabalhos por não me sentir preparada para tal. Perdi possíveis clientes? Naquele momento sim, mas... ganhei infinitos clientes por não ter realizado aquele trabalho. Explico: Se o trabalho saísse uma "caca" o cliente iria espalhar aos 4 cantos como meu trabalho é ruim. Entende o que quero dizer????

Não deixe seus futuros chefes te explorarem pq vc é novata na profissão. No momento eu poderia estar trabalhando em um estúdio fotográfico, mas a proposta que me fizeram foi vergonhosa...

Sobre sua maneira de como abordar... Confesso que sou bem arisca com essas abordagens via fone...

Sou mais de enviar um email, (conhecendo antes o território que quero explorar, citando um ou dois exemplos de trabalhos que eles já realizaram) dizendo da vontade de firmar uma parceria e tudo mais. E enviando um portifólio (site) para que eles possam analisar. Agências são práticas e não gostam de perder tempo. Vão olhar o portifólio, e se gostarem, entram em contato. Se vc oferecer um produto, sem mostrar esse produto, o impacto será bem diferente do que falar e mostrar.

Gostaram do portifólio??? Vão entrar em contato. Aí sim seria legal marcar uma reunião.

Por telefone, tem sempre aquela de que a pessoa pode estar ocupada (ou não) e não querer atender, de atender, mais estar fazendo 2 coisas ao mesmo tempo e vc falar e falar e falar e a pessoa responder só com um "aham".

Sei que mta gente discorda disso, mas sou da opinião que um email causa mais impacto que um telefonema...



renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 47
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2011, 18:25:33
Noss Elis, muito obrigada pelos conselhos!!!

(...) Por telefone, tem sempre aquela de que a pessoa pode estar ocupada (ou não) e não querer atender, de atender, mais estar fazendo 2 coisas ao mesmo tempo e vc falar e falar e falar e a pessoa responder só com um "aham"(...)

Vendo por esse lado eu concordo, mesmo porque é mais "simples' mandar um e-mail.  Mas também não é mais fácil de ser ignorado? E menos formal?
Nas agências quem é o responsável por essa área? Existe um departamento específico?





Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2011, 18:46:25
Já mandei um email explicando tudo bem direitinho e nunca fui retornado... Mas no geral também prefiro email, da para você pensar e bolar algo bem feito algo antes de "enviar"
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 47
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2011, 19:37:46
Já mandei um email explicando tudo bem direitinho e nunca fui retornado... Mas no geral também prefiro email, da para você pensar e bolar algo bem feito algo antes de "enviar"

Então isso que é ruim, mesmo porque no site das agências só tem aquela parte de contatos que você manda o email e vai lá saber quem vai responder se é que vão responder.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 205
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2011, 20:27:52
Então, com questão de e-mail ser menos formal tenho duas coisas a dizer:

1- (opinião) não vejo e-mail como menos formal. e sim, é muito fácil simplesmente apagar um e-mail e não se dar ao trabalho nem de dizer "não, obrigado". Mas faz parte.

2- pelo que me parece, você quando fala em agência, fala em agência de publicidade. e esse ambiente não é formal, acredite. eles guardam a formalidade pra quando é necessário. lógico que você não vai mandar um e-mail com vício de linguagem e etc, mas um e-mail, se você o vê como menos formal, não é um fator tão diferencial assim quando se trata de publicidade. e outra: publicidade passa por uma época de corte de verbas. ter opções para uma agência é fundamental. não estou sugerindo que seus chefes cobrem preço de banana, longe de mim dizer isso... mas é importante em uma agência de publicidade ter opções. afinal de contas, o job (como chamamos) tem que sair no prazo, não adianta ficar de enrolação.

pelo que conheço da correria que é uma agência de publicidade, ligar pode ser ruim pra você. você pode acabar pegando um daqueles momento que o atendimento tá lidando com aquele cliente que chega chutando a porta e pedindo por uma solução em meia hora... sem contar que TUDO dentro de uma agência costuma ser corrido. e muito.

EDIT: quando falo em opções e corte de varbas, o primeiro fator é qualidade, e não preço. até pq a qualidade do serviço do fornecedor está diretamente ligada a qualidade do serviço da agência. opções estão mais no quesito daquele fornecedor q saiu pra um congresso e não poderá entregar o trabalho que eu preciso a tempo.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 20:30:53 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


Verinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:31:45
Já consegui muitos clientes por telefone. Eu ia no cartório e pedia pro cara deixar eu copiar os endereços, mas tinha sempre o cuidado de não dizer onde consegui os telefones, tem que ter jogo de cintura para se explicar, se bem que nem todos perguntavam. Mas foi por causa de alguns que abriram a boca que eles não nos fornecem mais os contato, parece que alguém reclamou. Quando me perguntavam eu costumava dizer algo como: "Um cara me passou alguns contatos e o seu estava junto."Tem vez que eles insistem, mas tem que pensar em todas as respostas antes. Você também pode passar mensagem de testo; afinal o celular está sempre em mãos.
verinha


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2011, 18:54:59
Seguinte:
1 - certifique-se que o trabalho que está oferecendo é bom... senão vc se queima.
2 - nesta condição que você descreveu creio que o melhor seria vc começar a estagiar em AGÊNCIA... não em estúdio fotográfico - avalie essa possibilidade.
3 - Em agência tem um cara chamado "produtor gráfico" ou "art buyer" - é esse cara que contrata fotógrafos e:
a) esse cara tem os fornecedores dele... nos quais tem confiança qualidade e cumprimento de prazos... então vc só conseguirá entrar lá se ele realmente estiver precisando de novos fornecedores.... por outro lado...:
b) esse cara normalmente atende telefonemas e responde emails... no primeiro contato seja breve e objetiva... diga que representa os fotógrafos e gostaria de enviar o portfolio para avaliação.
c) não envie portfolio em CD/DVD ou link de flickr e outros mais - ninguém tem paciência de olhar... ou você manda o imagens na assinatura do email que despertem a atenção para ele olhar o site... ou manda portfolio impresso com todas as opções de contato e links para o site... aí vc até pode mandar o CD (mas CD/DVD sozinhos nunca)
d) para portfolio impresso... prefira lâminas tipo postais.. ampliações encadernadas... mas algo que seja fácil de ver... nada de trezentas dobraduras para abrir a caixa.
e) se o portfolio for uma peça muito cara que vc não possa simplesmente "dar" para a agência... então no email de apresentação ou por tel deixe claro que você pode disponibilizar por pelo menos uma semana para avaliação (tenha certeza, se ele gostar do seu portfolio vai te ligar pedindo para vc marcar um dia para retirar)
f) essa entrega para avaliação deve ser protocolada e mesmo você marcando a retirada, certifique-se de ligar no dia para confirmar... se ele não puder atender deixará com a recepcionista... e se ele não teve a oportunidade de ver (acredite, isso acontece) vai pedir para vc deixar por mais uns dias... pergunte antes se ele teve tempo para essa avaliação.
g) seja simpática ao telefone.... nada de ser insistente ou pedante... as pessoas percebem seu humor no outro lado da linha... e se por acaso vc perceber que não ligou numa boa hora, desculpe-se e pergunte se pode enviar um email então para que ele avalie num momento mais oportuno.

Ufa.... é isso.... mas principalmente:
as bases deste tipo de relacionamento são: simpatia, confiança, segurança... se você está representando alguém, certifique-se que seus representados ofereçam isso ao cliente.

Abs e boa sorte