Autor Tópico: Configurações de uma 60D  (Lida 18551 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Dezembro de 2011, 08:32:36
Olá. Gostaria de uma opinião de vocês sobre as configurações mais adequadas para o uso da 60D. Já li parte do manual, estou no capítulo flash, pulei a parte que fala das pastas, etc.
Agradeço a opinião dos usuários experts canon. Como só estou usando zona criativa (P, Av, Tv, M), relacionei abaixo como eu configurei os tópicos que normalmente não vão mudar:

Definições de Imagem:
Qualidade da imagem:  Raw
Sensibilidade ISO:         Manual, (uso de 100 até 800 no máximo)
Estilo de imagem:          Standard
Balanço de brancos;      AWB (às vezes corrijo no LR)
Auto Lighting Optimizer:   Desativar
Correção d eiluminação periférica da objetiva:  Desativar

Para processar raw, seria mais conveniente usar o programa que vem com ela, ou continuar usando o LR ou outros programas?


Abraços.





Credilson
Nikon e coisas


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2011, 21:07:06
Olá,

Aproveitando a pergunta do Credilson...
Me permita agregar uma pergunta à sua ?

Sou usuário da Canon 60D. Não sou profissional na área. Qual seria a vantagem e/ou desvantagem em deixar a configuração em modo RAW ???
Não preciso imprimir imagens em tamanhos absurdos ! Seria melhor deixar em RAW e reduzir a imagem posteriormente (se necessário), ou deixo como está, em JPG com resolução de 12 ou até 18 Mp ???

Obrigado !
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2011, 21:07:31 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:41:26
Olá. Gostaria de uma opinião de vocês sobre as configurações mais adequadas para o uso da 60D. Já li parte do manual, estou no capítulo flash, pulei a parte que fala das pastas, etc.
Agradeço a opinião dos usuários experts canon. Como só estou usando zona criativa (P, Av, Tv, M), relacionei abaixo como eu configurei os tópicos que normalmente não vão mudar:

Definições de Imagem:
Qualidade da imagem:  Raw
Sensibilidade ISO:         Manual, (uso de 100 até 800 no máximo)
Estilo de imagem:          Standard
Balanço de brancos;      AWB (às vezes corrijo no LR)
Auto Lighting Optimizer:   Desativar
Correção d eiluminação periférica da objetiva:  Desativar

Para processar raw, seria mais conveniente usar o programa que vem com ela, ou continuar usando o LR ou outros programas?


Abraços.

Credilson, não existe configuração ideal. A vantagem de um câmera como a 60D é lhe dar a liberdade de variar as configurações, principalmente quando se está na zona criativa. O fato de você fotografar em RAW é uma garantia de que a câmera não irá processar essa imagem com o software interno, apenas o conjunto ótico e os parâmetros de abertura/exposição etc. Se o seu problema não é espaço no cartão ou no HD do seu micro, continue em RAW, do contrário, vá de JPEG e faça mais fotos brincando com estilos criativos da câmera.

A 60D é bem completa em recursos que ajudam a melhorar a relação de cores, nitidez, etc. Como você fotografa em RAW, é mais confortável realizar a pós no LR ou no Photoshop, fazê-lo na câmera é desconfortável e ajuda em pequenos volumes. Imagine editar 1200 fotos de um casamento na câmera? É loucura!
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:44:40
Olá,

Aproveitando a pergunta do Credilson...
Me permita agregar uma pergunta à sua ?

Sou usuário da Canon 60D. Não sou profissional na área. Qual seria a vantagem e/ou desvantagem em deixar a configuração em modo RAW ???
Não preciso imprimir imagens em tamanhos absurdos ! Seria melhor deixar em RAW e reduzir a imagem posteriormente (se necessário), ou deixo como está, em JPG com resolução de 12 ou até 18 Mp ???

Obrigado !

Luiz, a grande vantagem de fotorgafar em RAW é que a imagem captada vem se processamento interno pelo software da câmera. RAW = CRÚ. Se você não é profissional e não quer perder tempo editando as imagens depois, fotografe tranquilamente em JPEG. Agora, se precisar imprimir, ampliar ou quiser mais detalhes nas fotos, vá de RAW.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:49:34
Luiz, a grande vantagem de fotorgafar em RAW é que a imagem captada vem se processamento interno pelo software da câmera. RAW = CRÚ. Se você não é profissional e não quer perder tempo editando as imagens depois, fotografe tranquilamente em JPEG. Agora, se precisar imprimir, ampliar ou quiser mais detalhes nas fotos, vá de RAW.

Obrigado Marvenic,

Ok ! Desconsiderando então o modo RAW, você acha que eu deveria escolher a qualidade máxima da câmera que no caso da 60D seria 18Mp ?
O que você acha ?

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:55:14
Obrigado Marvenic,

Ok ! Desconsiderando então o modo RAW, você acha que eu deveria escolher a qualidade máxima da câmera que no caso da 60D seria 18Mp ?
O que você acha ?

Obrigado !

Sem dúvida. Você nunca pode prever quando terá a chance de fazer "a grande foto". Vai que... se estiver em baixa resolução isso te limita na impressão, ampliação, etc. Invista em um SD de maior capacidade e solte o dedo. Aproveite!  :ok:
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:59:37
Sem dúvida. Você nunca pode prever quando terá a chance de fazer "a grande foto". Vai que... se estiver em baixa resolução isso te limita na impressão, ampliação, etc. Invista em um SD de maior capacidade e solte o dedo. Aproveite!  :ok:

Meu SD é um SanDisk Ultra 32G, o que você acha ?

Vou mudar minha configuração AGORA !!!! hehehe

Pelo seu conhecimento, você acha que a foto ficaria com quantos MB fazendo-a em alta resolução considerando a máxima da 60D ?

valeu !

Abraços !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:09:55
Meu SD é um SanDisk Ultra 32G, o que você acha ?

Vou mudar minha configuração AGORA !!!! hehehe

Pelo seu conhecimento, você acha que a foto ficaria com quantos MB fazendo-a em alta resolução considerando a máxima da 60D ?

valeu !

Abraços !

32GB está ótimo! Em JPG você conseguirá umas 4500 fotos. Dependendo das pré-definições escolhidas, cada JPG terá em média de 2 a 5MB. Eu fotografo em RAW + S2, o RAW fica com 17MB e o JPG e S2 fica com 2MB em média.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:19:49
32GB está ótimo! Em JPG você conseguirá umas 4500 fotos. Dependendo das pré-definições escolhidas, cada JPG terá em média de 2 a 5MB. Eu fotografo em RAW + S2, o RAW fica com 17MB e o JPG e S2 fica com 2MB em média.

Nossa... Em RAW fica com 17MB ?!?!?!

Mas esse número para JPG de 5MB seria em máxima resolução (exceção RAW) ???

Obrigado mais uma vez !!!
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:39:15
Nossa... Em RAW fica com 17MB ?!?!?!

Mas esse número para JPG de 5MB seria em máxima resolução (exceção RAW) ???

Obrigado mais uma vez !!!

Se sua câmera tem 18MP, o RAW, por não sofrer processamento interno, grava extamente a resolução máxima do seu sensor. O JPEG é um arquivo comprimido, que além disso sofre o processamento interno do software da câmera. É como seu existisse um Photoshop interno para aplicar as definições escolhidas no menu. De acordo com essas definições o JPEG pode ficar maior ou menor, mas SEMPRE será menor que o RAW.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:53:47
Se sua câmera tem 18MP, o RAW, por não sofrer processamento interno, grava extamente a resolução máxima do seu sensor. O JPEG é um arquivo comprimido, que além disso sofre o processamento interno do software da câmera. É como seu existisse um Photoshop interno para aplicar as definições escolhidas no menu. De acordo com essas definições o JPEG pode ficar maior ou menor, mas SEMPRE será menor que o RAW.

Pô, Marcos !!

Sem comentários ! Obrigado mesmo por sua ajuda !!!

Tentei começar um curso de fotografia para esse mês mas não consegui. Em Janeiro, começarei !!!!!

Não tenho conhecimento, mas sei do Senac e falei com o pessoal da FullFrame Tatuapé São Paulo ! Veremos !!!

OBRIGADO !

Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2011, 00:43:11
Pô, Marcos !!

Sem comentários ! Obrigado mesmo por sua ajuda !!!

Tentei começar um curso de fotografia para esse mês mas não consegui. Em Janeiro, começarei !!!!!

Não tenho conhecimento, mas sei do Senac e falei com o pessoal da FullFrame Tatuapé São Paulo ! Veremos !!!

OBRIGADO !

Legal cara! Pena que não é do Rio, poderia fazer um curso comigo. www.cursoestudiocria.com.br  :ok:
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2011, 01:07:41
Legal cara! Pena que não é do Rio, poderia fazer um curso comigo. www.cursoestudiocria.com.br  :ok:

Pena mesmo !!!!
De qualquer forma foi uma aula !!!!!  :ok:

Valeu !

Vamos nos falando !!

Abraços !

Bom Natal e Feliz Ano Novo !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:50:03
Pena mesmo !!!!
De qualquer forma foi uma aula !!!!!  :ok:

Valeu !

Vamos nos falando !!

Abraços !

Bom Natal e Feliz Ano Novo !

Que nada, é só uma ajuda. Também já precisei e os amigos daqui foram sempre solicitos e cordiais. Boas Festas!  :ok:
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Dezembro de 2011, 10:35:23
Marvenic, obrigado pelas dicas. Na verdade sempre fotografo em RAW. A minha duvida seria mais no parametro "efeitos de estilo de imagem", que deixei "standard". No manual diz que para quem pos-processa a imagem seria ideal usar o "Neutro" ou "Fiel". O que voce acha?
Abracos.

Feliz natal a todos.
Credilson
Nikon e coisas