Olá pessoal, como estou em férias e tenho visto ultimamente muitas fotos feitas com o uso do beauty dish, pesquisei um pouco e resolví tentar fazer o meu. Seguem fotos e considerações finais:
Material necessário:
- Bacia plástica, de preferência branca e de plástico mole, pois a de plástico duro trinca inteira com muita facilidade na hora de cortar.
- Outro pedaço de plástico mole qualquer, quando digo mole quero dizer que seja possível de ser cortado, para se fazer o anteparo redondo que ficará na frente do flash.
- Prisilhas ou abraçadeiras plásticas da cor branca, para prender o anteparo à bacia.
- Microretífica(quem tiver facilita bastante o trabalho)
- Uma caixinha de tomada, aquela parte que fica embutida na parede.
- Fita isolante para vedar a parte externa da caixinha(não é totalmente necessário uma vez que o EVA colado por dentro cumpre este papel).
- Pedaços de EVA preferencialmente da cor preta, para serem colados do lado interno da caixa para que a cabeça do flash não fique solta quando inserida na caixinha.
- Cola quente ou outra qualquer, que seja capaz de colar o EVA no interior da caixinha
- E por último tinta spray para dar a cor necessária. Vamos às fotos:
Esta bacia que aparece na foto eu tive que jogar fora, pois era de plástico duro e trincou inteira quando tentei fazer a abertura para inserir a caixinha de tomada, acabei comprando outra de plástico mole, de qualquer maneira ela tem que ser bem lixada por fora e por dentro(caso a sua não seja branca, que foi o meu caso) caso contrário a tinta não pega, escorre quando aplicada.

Após lixar bem a bacia por dentro e por fora, pinte de preto por fora e branco por dentro(caso a sua não seja branca). Dei 3 mãos de tinta para que a cobertura ficasse boa

Depois da secagem da tinta por completo, faça um furo bem no meio da bacia, usando como marcação o fundo da caixinha plástica, desse modo ela entra sob pressão na bacia, não necessitando ser colada na mesma.

Na sequência, cole alguns pedaços de EVA por dentro da caixa, de maneira que o flash quando alí inserido fique firme, sem balançar. Usei cola quente para isso.

Depois dessas etapas prontas é só cortar um círculo mais ou menos na metade do diâmetro da bacia, pintar de branco na parte que ficará voltada para a cabeça do flash(se for o caso), fazer 4 furos
nesse círculo e na bacia, e prendê-lo na mesma usando as abraçadeiras plásticas e pronto, está feito seu beauty dish. Agora é só aproveitar.

E finalmente o resultado, usando meu filho como cobaia

Posicionado levemente à esquerda da câmera e acima.

Nesta foto ele estava em um corredor, e o beauty dish foi apontado para a parede em frente a ele.

Considerações finais: Pra mim faz o mesmo efeito de um softbox ou qualquer outro tipo de difusor, mas valeu pela diversão.
Abraços e espero que gostem.