Autor Tópico: 24mm 2,8 desfocando no infinito  (Lida 2148 vezes)

PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:55:10
Tenho uma rara Pentax M 24mm 2,8 que estou usando na minha K-r. Estranhamente ela não dá foco no segundo plano mesmo usando o diafragma em 11, 16....Tem hora que até mesmo o primeiro plano fica desfocado. Hoje perdi uma foto incrível por esse motivo. Estou usando acoplado nela filtro UV pro digital Hoya ou Polarizador digital Hoya. Seria alguma incompatilibidade de lentes da linha M com câmeras digital? Acho que não, visto que a Pentax diz que funciona.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 17:19:57
Tens algum exemplo para mostrar?

As objetivas antigas possuem uma escala onde é possível ter uma idéia da profundidade de campo dada uma determinada abertura/distância do objeto.
Uma 24mm em F16 com o foco em um objeto 20 metros, possui uma profundidade de campo entre 18m e infinito. Significa que o que estiver a menos de 18m estará, certamente, desfocado.  Não significa que o que estiver a 18m terá o mesmo foco do objetos a 20m. O foco vai melhorando/piorando gradativamente.

Por outro lado, aberturas muito pequenas induzem ao problema da difração. Então, o foco feito em uma abertura F8, por exemplo, deverá ter um ojeto mais nítido do que com uma abertura F22.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 21:59:26
O que vem a ser difração? distorção?
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova