Autor Tópico: Meu primeiro Softbox tabajara  (Lida 2037 vezes)

Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Março de 2012, 23:39:57
Galera, lendo alguns topicos, mais a vontade de fazer macros com boa iluminação e a falta de grana para um flash. Resolvi fazer meu primeiro softbox Tabajara.

Peguei do post que o mega_vet, postou aqui recentemente, so aumentei um pouco o tamanho, o que ocorreu foi uma pequena folga na hora de encaixar no flash da camera, vou tentar resolver isso de alguma forma depois. O importante é que fiquei bem feliz com o resultado.

Segue as fotos, bem simples somente para teste.
Peço desculpa aos moderadores, se esta sala não for para tal informação podem mudar o topico.

Foi utilizado papel sulfite para fazer os moldes em uma cartolina, fita isolante, tesoura e papel vegetal

1 - o Softbox ja montado e todo empacado com fita isolante e papel vegetal na frente.


2 - Aqui a vista de como ele ficou.


3- O encaixe do flash que terei que dar um jeito de arrumar, provavelmente irei colocar uma espuma ou algo do tipo.


4- Foto com o Flash direto da camera.


5- Foto usando o softbox.


Espero que tenham gostado, para praticar fotos de macro creio que vai servir e bem.
Abraços a todos


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2012, 16:16:23
Na realidade, dentro do teste que vc fez não deu muita diferença. A luz continua sendo direcional, e o tamanho aparente da fonte de luz muda pouco, mas isso em relação a esta cena.

Para o teu objetivo, que é macro, o tamanho da fonte de luz aumenta bastante, basta comparar o tamanho de um besouro com o tamanho da cabeça do flash e com o teu softbox. Aí acho que a diferença realmente vai aparecer.

 :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2012, 20:04:36
Em termos de difusão da luz não vi nada. Tanto q as sobras continuam praticamente  iguais em ambas as fotos  O q estou vendo é q a segunda fotos está com a exposição correta e só isso. De repente um simples difusor na cabeça do flash daria no mínimo o mesmo resultado ou até melhor.
Não posso falar muito mais pois não faço Macro.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.