Autor Tópico: Limpar Filtro UV com a Lenspen  (Lida 2012 vezes)

Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Online: 25 de Abril de 2012, 09:59:08
Olá amigos,

Recentemente me surgiu uma dúvida quando fui limpar meu equipamento fotográfico. Posso utilizar a lenspen para limpar também meus filtros UV? Eles são da Hoya com tratamento Multi-coated.


Obrigado!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2012, 10:37:48
Olá amigos,

Recentemente me surgiu uma dúvida quando fui limpar meu equipamento fotográfico. Posso utilizar a lenspen para limpar também meus filtros UV? Eles são da Hoya com tratamento Multi-coated.


Obrigado!

Ué, pode sim, mas normalmente eu uso só um pano de microfibra mesmo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2012, 10:49:28
Os bons filtros de vidro podem ser limpos com lenspen tranquilamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2012, 10:08:40

Olá amigos,

Tem uma sujeira que não está saindo nem com a lenspen, posso umedecer o pano de microfibra para a limpeza?
 


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2012, 12:06:20
Olá amigos,

Tem uma sujeira que não está saindo nem com a lenspen, posso umedecer o pano de microfibra para a limpeza?
 

Existem kits de limpeza específico com líquidos.
Muitas são vendidos como kits para limpeza de sensor, mas na verdade não devem ser usados neles, mas servem perfeitamente para limpeza de lentes e filtros. Use deles. Não podendo, faça uma solução bem fraquinha de água e detergente líquido neutro e use moderadamente com o pano de microfibra. Não firccione em demasia. Se não sair, lascou...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2012, 13:06:22
Acho que não tem problema nenhum em limpar com uma solução de água e detergente, o coating não deve ser atacado por esta mistura e o resto é vidro, ou seja, não tem problema em ser "lavado".

Os meus primeiros xing-ling que usava quando fotografava na praia, e voltavam com aquela meleca grudenta de maresia que não sai de jeito nenhum, iam prá baixo da torneira rsrrsrs. Afinal, para meus óculos que também tem coating (e só o coating da lente custa beeeeem mais caro que um filtro UV), a recomendação é justamente lavar com uma mistura assim e secar com papel ou pano macio, sem esfregar.

Os filtros UV xing-ling não uso mais porque uso filtro praticamente só neste tipo de ambiente (e não tenho fotografado na praia) e substitui pelos Hoya HMC para quando for necessário, mas enquanto usei não tive problema.

O único cuidado é deixar secar bem antes de colocar na lente novamente, para evitar que eventualmente alguma umidade seja introduzida na lente.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460