Autor Tópico: Boas fotos apenas com o flash da camera e luz ambiente...  (Lida 5314 vezes)

Danilo-cs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 15 de Maio de 2012, 16:06:39
Ola!
Talvez eu faça um servicinho e queria umas dicas:

A proposta é eu fotografar um casamento num cartório. O grande porém da coisa é que eu praticamente só tenho minha camera, d90 pra isso. Não tenho nenhum flash externo, nem nada que poderia me ajudar.

Eu estou começando agora e estou com esta dificuldade. Eu sei que preciso comprar pelo menos aquele flash que acopla na camera, mas está muito além de meu orçamento por enquanto.

Eu queria algumas dicas para conseguir boas fotos apenas com o flash embutido da camera e a luz ambiente...


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2012, 16:12:04
outro dia li no digifórum um artigo excelente sobre isso... procura lá  :ok:
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Danilo-cs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 16:22:12 por Danilo-cs »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2012, 16:28:24
tranquilamente pode usar a d90 em iso 1600
apoiado com "o flashinho" dela, ve no menu, tem varias regulagens, nao so o ttl.
Ja me salvou varias vezes ao ficar sem pilhas no sb800, e nao ter tempo para trocar nem de flash nem de pilhas.
de modo geral ele atende bem.
abs.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2012, 16:36:13
Gente que artigo mais louco esse, ja me perdi no terceiro paragrafo aushuahauz :hysterical:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2012, 17:44:46
seria esse?
http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=83776&highlight=flash+++camera

não!  esse ai eh pra flash TTL rebatido, e tá mais pra briga  :D

é que não sei pesquisar direito lá, senão te passava... o artigo é do Celso.

abs
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2012, 17:47:41
aqui : http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=23873&postdays=0&postorder=asc&start=0

só achei pq lembrei que ele escreveu errado (pup-up)  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Danilo-cs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2012, 19:21:03
aqui : http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=23873&postdays=0&postorder=asc&start=0

só achei pq lembrei que ele escreveu errado (pup-up)  :D

Bem que eu estava estranhando...rssss

Muito obrigado por encontrar para mim. Eu vou tentar aproveitar o maximo dessas infs.

E aquele opção de exposição, devo usar? Este é um botãozinho identificado com +/-. Algumas fotos que usei ele ficou bom, mas nem sempre me entendo com aquele "sujeito". Ele potencializa o flash, mas sei la...as vezes eu não gosto muito do resultado.....


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2012, 20:09:20
vc clica em RAW? se sim pode botar +1 de comp sem medo... com JPEG tem que tomar um pouco de cuidado p/ não estourar... 1/3, talvez 2/3

ah sim, pode tentar botar alguma coisa pra suavizar o flash também, as vezes ajuda principalmente nos closes... eu uso qqr coisa, geralmente uma meia de bebê branca, aqui em casa tem sempre uma fácil  :D  mas tou querendo comprar um ou dois desses : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232415809-difusor-para-flash-pop-up-conjunto-3-cores-_JM
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 20:12:52 por b0fh »
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Danilo-cs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2012, 20:48:54
vc clica em RAW? se sim pode botar +1 de comp sem medo... com JPEG tem que tomar um pouco de cuidado p/ não estourar... 1/3, talvez 2/3

ah sim, pode tentar botar alguma coisa pra suavizar o flash também, as vezes ajuda principalmente nos closes... eu uso qqr coisa, geralmente uma meia de bebê branca, aqui em casa tem sempre uma fácil  :D  mas tou querendo comprar um ou dois desses : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232415809-difusor-para-flash-pop-up-conjunto-3-cores-_JM

Brigado por essa dica tambem. EU uso em Raw sim.

é...eu testei um trenzinho made in tabajara que fiz com caixa de leite. Fiz as paredes do "difusor" com caixinha de leite, revesti por dentro com papel aluminio e fechei com papel vegetal. Ficou bom até, mas é meio de dificil segurar na hora de fotografar. Bom...eu tinha feito o ano passado um desses. Dae depois eu passei tinta óleo preta. Fiz mó meleca mas até que ficou bonitinho no final.
 :D
O problema que misteriosamente sumiu. Não sei se alguém roubou minha obra de arte ou o caminhão de lixo levou embora...hehehe

Eu fiz um outro meia boca...mas eu não pintei ainda e ainda acabei amassando
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 20:57:14 por Danilo-cs »


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2012, 21:35:34
Ola!
Talvez eu faça um servicinho e queria umas dicas:

A proposta é eu fotografar um casamento num cartório. O grande porém da coisa é que eu praticamente só tenho minha camera, d90 pra isso. Não tenho nenhum flash externo, nem nada que poderia me ajudar.

Eu estou começando agora e estou com esta dificuldade. Eu sei que preciso comprar pelo menos aquele flash que acopla na camera, mas está muito além de meu orçamento por enquanto.

Eu queria algumas dicas para conseguir boas fotos apenas com o flash embutido da camera e a luz ambiente...

O ideal mesmo seria usar um flash externo... mas diante das limitações......
Bom, vc deve estar ciente de que flash incorporado proporciona uma iluminação estourada, sombra dura e pouca potência pra iluminar...
Mas há meios caseiros de contornar esses problemas.
Sabe por que o flash externo é melhor do que o incorporado? Não é só pela potência/alcance do mesmo.... mas sim porque você pode manipular mais livremente a direção da luz que sai do flash... e ainda, vc dispõe de vários acessórios para maximizar o desempenho dele: o difusor e o rebatedor (além dos filtros tb)... que são essenciais pra uma sombra mais suave, por exemplo...
Mas se não tem jeito... se o lance mesmo é usar o flash incorporado e pronto, você pode inventar maneiras de suavizar esse flash, para que não gere iluminação estourada e/ou sombras duras...
Achei alguns poucos tutoriais ensinando a montar difusor e rebatedor para flash incorporado... seguem:

http://www.sakafotos.com/2011/05/fotografia-flash-difusores-caseros-homemade/?lang=pt
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=43850
http://www.diyphotography.net/the-party-bouncer-is-back-in-business

Como são inventos feitos em casa e com materiais fáceis de achar e baratos você pode variar e fazer um que seja na medida certa pra vc...
Eu tentei fazer um, mas não tive paciência... kkkkkkkkk.... sabe o que usei? Uma cúpula de luminária semi-transparente... kkkkk Funcionou bem... mas não consegui encontrar uma maneira de fixar ao flash e tive que ficar segurando.

Boa sorte com seu trabalho... depois posta o resultado......

Valeu!!!
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Danilo-cs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2012, 23:40:47
o que eu fiz foi igual esse do segundo exemplo...só que sem o tubo e mais mal feito..rss...alias bem mais feio. Esse do rapaiz está muito show.
Eu preciso só dar um trato, o cliente nem vai saber do que se trata


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2012, 09:39:13
Você também pode fazer um softbox caseiro, pra iluminar o ambiente... aí vc nem precisaria do flash... mas têm que pedir pra uma pessoa ficar segurando pra vc.... vai depender também da luz do próprio ambiente...
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2012, 15:20:59
Obrigado também por esta dica....
Mas estes soft caseiro, qual é o tipo de lampada mais apropriada?

Eu até tenho um...mas eu quebrei a lampada sei la como..rss :assobi:

Eu tenho um de luz florescente, acho que é de 62W. Mas as todos os testes que fiz, não foram também aquelas coisas. Bem que nunca testei usando ISO acima de 1000 né.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2012, 15:49:29

Eu tenho um de luz florescente, acho que é de 62W.

Olha isso direito q nunca ouvi falar de lampada fluorescente de 62W!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!