Autor Tópico: Fotografo Inciante - Fotos de Produtos - Preço  (Lida 18090 vezes)

FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 01 de Junho de 2012, 11:55:26
Bom dia galera,

Bem, já deve ter uma semana que eu estou pesquisando sobre preço de fotografia de produto e afins, porém, a maioria dos casos que eu achei diferem do meu e por isso, achei melhor criar um tópico pra chegar a uma conclusão com a ajuda de vocês.

Então, não sei se posso me chamar de fotografo, pois até agora tirava fotos por lazer, porém, me apareceu um trabalho para tirar fotos de jóias para um site. Resolvi aceitar e comecei a correr atrás de equipamento, sendo que eu acabei montando meu próprio still, com tubos PVC, com a ajuda de tutoriais na internet. Depois do still, comecei a pesquisar como melhorar minhas fotos e agora eu consegui chegar bem perto do que o cliente queria. As fotos ficaram ao meu ver, bastante boas e de acordo com o que o cliente queria.

As fotos foram tiradas com uma Panasonic FH2LB (por falta de outra melhor), mas com qualidade máxima (14mp). O still foi montado artesanalmente e se eu gastei R$20 com ele foi muito. No total, são 45 peças e se der tudo certo, posteriormente virão mais.

Pois então galera, quanto que eu devo cobrar por estas fotos? Não tive custo de deslocamento, a câmera é básica e o still é artesanal, porém, as fotos ficaram muito boas.

Agradeço desde já.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.575
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2012, 13:14:51
Posta umas 2 fotos aí para a galera ter noção do que se trata.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2012, 13:30:29



Acho que com essas duas dá pra ter uma noção. Alguma dica para melhorar as fotos?

Eu tô fazendo três fotos para cada produto e como são 45 peças, dá 135 fotos.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, 13:32:00 por FotoMineiro »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.828
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2012, 14:15:37
Um amigo fez still de sushis. Vai cobrar entre 20 a 25 por foto. Usou uma D7000 com 16mp para as fotos. Acho q still de joias merece ser mais caro q still de sushi, pela dificultade tecnica com os reflexos q o metal faz nas luzes ( continua ou flash ). Gostei do resultado e ficou bem profissional!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Flavio Ferrer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2012, 14:21:30
Sinto falta de nitidez. Mas se o cara gostou, quem sou eu :)

R$: 20/25 foto tá de bom preço levando em conta sua mão de obra ^^
"As pessoas que vencem neste mundo sao as que buscam as circunstancias de que
precisam e quando nao as encontram, as criam"

Nikon D5000 l  AF-S 18-55 f 3.5-5.6 l  AF-S 70-300 f 4.0-5.6 l SB-700 l AF-S 50 mm f 1.8G


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.575
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2012, 14:24:12
Se vc for colocar a depreciação do seu equipo como valor referência, vai acabar cobrando barato demais.
Contudo, tb teu equipo e conhecimento ainda são bastantes simples e os resultados finais refletem isso, então tb não dá para cobrar muito caro.

Para vc saber direito quento tem que cobrar vc tem levar em consideração o uso que teu cliente fará das fotos e se vc entregará elas tratadas ou não.
Quanto mais usos o cliente fizer mais cara fica a foto. Planfleto é um preço... Planfleto + banner + outdoor + cartões + WEB é outro bem diferente.
Outra coisa é a abrangência territorial que o uso da foto terá. Um banner de fachada de loja é um preço. Um outdoor no bairro é outro. Um outdoor na cidade é outro. Catálogo para WEB é outro.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, 14:29:46 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2012, 14:27:52
É, pra tirar foto de jóias e semi-jóias, como a de cima, é bastante chato. Toda hora eu tenho que ficar me esquivando para evitar dar reflexo na peça. Pra ajudar, eu acabei fazendo uma capa de folha A4 pra câmera.

Mas então, R$20 a R$25 por foto eu acho alto, considerando que pouco sei sobre foto e sou iniciante e o cliente sabe disso.

flawyoferrer, como posso conseguir mais nitidez? Mexendo nos menus da câmera eu achei uma opção de Nitidez, porém colocando acima da opção Suave, as fotos ficam piores. Tem alguma outra forma?

Grato desde já pela ajuda galera.


Flavio Ferrer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2012, 14:31:38
Sua câmera é uma Point and Shot certo? Evite de deixa-lá em modo de fotografia de paisagem, pois
assim ela tenta deixar um certo desfoquem em tudo que está em ''segundo plano''.

Se ela tiver controles manuais, tente verificar sobre área de focagem.

Se tiver mais dúvidas, estou por aqui ^^
"As pessoas que vencem neste mundo sao as que buscam as circunstancias de que
precisam e quando nao as encontram, as criam"

Nikon D5000 l  AF-S 18-55 f 3.5-5.6 l  AF-S 70-300 f 4.0-5.6 l SB-700 l AF-S 50 mm f 1.8G


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2012, 14:35:41
É, desse estilo mesmo. Mas ela não está configurada no modo retrato. Tá na opção Definição do Utilizador, pois eu mexi na cor e coloquei qualidade máxima de foto. Se eu deixar no modo retrato, vai pra 8mp.


Flavio Ferrer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2012, 14:39:29
Como em vários tópicos já ensinam, sinto lhe informar, mas Megapixels são nada mais
nada menos do que TAMANHO ( e não qualidade ) de impressão, pois são outras coisas que
influem para uma imagem com qualidade.

Verifica no modo retrato, as vezes melhora, dai tu posta umas fotos :)

"As pessoas que vencem neste mundo sao as que buscam as circunstancias de que
precisam e quando nao as encontram, as criam"

Nikon D5000 l  AF-S 18-55 f 3.5-5.6 l  AF-S 70-300 f 4.0-5.6 l SB-700 l AF-S 50 mm f 1.8G


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.287
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2012, 14:46:25
Eu faria o cálculo de quanto cobrar por horas gastas + tipo de utilização. Só vai pra catálogo é um preço, vai pra publicidade é outro.

Quanto às fotos, aumente a profundidade de campo (falta nitidez em boa parte dos produtos), melhore essas cores, trabalhe melhor a luz/edição dos fundos e repense os enquadramentos.

Pesquise referências nas grandes marcas e catálogos desse tipo de produto, você verá quais são as deficiências das suas imagens e terá ideias pra te inspirar.

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.828
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2012, 15:03:40
Vej as fotos da H.Stern. As fotos q aparecem na Veja sao coisa de cinema. Eh claro q vc nao vai obter um resultado semelhante pela dificuldade tecnica e falta de uma pós profissional, mas eh um bom caminho.

Catalago da Rommanel:

http://www.rommanel.com.br/#/?pag/=prt-BR/Colecao
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2012, 15:13:54
Bom... vamos lá... complemantando o que o Hyde e Dondon disseram:

Para se cobrar por uma foto (no mercado Publicitário) considera-se:
- tamanho final do arquivo a ser entregue
- mídias (jornal, revista, internet, outdoor)
- ainda em mídias - anúncio, editorial, publieditorial x tamanho (na mídia - página inteira, meia página, etc) x inserções
- prazo de utilização
- custos de produção e finalização
- encargos
outras coisinhas mais.

Então, uma foto de jóias dificilmente sai por menos de R$ 700,00

Claro que estamos falando de mercado publicitário, com fotógrafo profissional - e digo "profissional" o cara que tem a fotografia como ofício, vive disso, tem portfólio e um bom trabalho.

No teu caso (e de quase totalidade de quem está começando) é bem mais complicado... pq vc não tem domínio nem equipamento para o porte citado acima (por favor, não entenda isso como menosprezo, só estou tentando situar os mercados); e seu cliente provavelmente não gasta R$ 1 milhão por ano em publicidade... então as realidades são totalmente diferentes.

Eu particularmente acho esse preço de R$ 20 a R$ 25 irrisório - mesmo considerando o porte do cliente e tua condição de fazer o job.
Imagino que no mínimo uma foto de uso comercial deveria custar R$ 100,00... pra incentivar qualquer um a iniciar ou permanecer na profissão.

Se o teu cliente ainda acha R$ 25 por foto caro... é pq ele não tem a mínima noção da diferença que uma boa imagem (foto) pode fazer para o negócio dele.

MAIS UMA VEZ... os termos utilizados não são para desmerecer o trabalho de ninguém, ao contrário, são para "tentar" situar as diferentes condições de mercado.

Abs.





Flavio Ferrer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2012, 15:21:52
Bom... vamos lá... complemantando o que o Hyde e Dondon disseram:

Para se cobrar por uma foto (no mercado Publicitário) considera-se:
- tamanho final do arquivo a ser entregue
- mídias (jornal, revista, internet, outdoor)
- ainda em mídias - anúncio, editorial, publieditorial x tamanho (na mídia - página inteira, meia página, etc) x inserções
- prazo de utilização
- custos de produção e finalização
- encargos
outras coisinhas mais.

Então, uma foto de jóias dificilmente sai por menos de R$ 700,00

Claro que estamos falando de mercado publicitário, com fotógrafo profissional - e digo "profissional" o cara que tem a fotografia como ofício, vive disso, tem portfólio e um bom trabalho.

No teu caso (e de quase totalidade de quem está começando) é bem mais complicado... pq vc não tem domínio nem equipamento para o porte citado acima (por favor, não entenda isso como menosprezo, só estou tentando situar os mercados); e seu cliente provavelmente não gasta R$ 1 milhão por ano em publicidade... então as realidades são totalmente diferentes.

Eu particularmente acho esse preço de R$ 20 a R$ 25 irrisório - mesmo considerando o porte do cliente e tua condição de fazer o job.
Imagino que no mínimo uma foto de uso comercial deveria custar R$ 100,00... pra incentivar qualquer um a iniciar ou permanecer na profissão.

Se o teu cliente ainda acha R$ 25 por foto caro... é pq ele não tem a mínima noção da diferença que uma boa imagem (foto) pode fazer para o negócio dele.

MAIS UMA VEZ... os termos utilizados não são para desmerecer o trabalho de ninguém, ao contrário, são para "tentar" situar as diferentes condições de mercado.

Abs.


 :clap: :ok:

Isso mesmo !!
"As pessoas que vencem neste mundo sao as que buscam as circunstancias de que
precisam e quando nao as encontram, as criam"

Nikon D5000 l  AF-S 18-55 f 3.5-5.6 l  AF-S 70-300 f 4.0-5.6 l SB-700 l AF-S 50 mm f 1.8G


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2012, 15:34:33
As fotos da Hstern, Rommanel, Vivara e afins são infinitamente melhores que as minhas, mas as fotos não são para catalogo, e sim e-commerce. Outro porém, que vai ficar por conta do cara responsável pelo site é o redimensionamento das fotos, que não foi me dado o valor.

A questão da profundidade de campo - eu andei procurando aqui tutoriais de como fazer isto e parece que com a minha câmera (Panasonic FH2LB) não dá pra fazer isto ou eu ainda não aprendi.

dondon, essas fotos foram tiradas ontem a noite. Desde de domingo eu tô buscando formas de tirar boas fotos. Cheguei nesse resultado usando uma lâmpada de 50W posicionada acima da foto. Usei antes duas lâmpadas iguais, mas não gostei do resultado. Essas fotos não passaram por edição. A única coisa que fiz foi jogar as mesmas em um programa de edição  bem básico só para tirar as laterais. Eu tô vendo vários sites do ramo pra pegar ideias. Mais alguma dica ou link de algum lugar que tenha algum tutorial?

Paulo Arruda, entendo perfeitamente o seu ponto. Foi o que eu disse no primeiro post, sou extremamente iniciante. Peguei essas fotos pra fazer pois os produtos são de um conhecido. Meu equipamento, nem se fala né.
Quanto ao cliente, ele tem um bom mercado aqui em BH, mas não tem catalogo nem nada. Agora que ele resolveu abrir um site de e-commerce pra aumentar o mercado dele, que vai utilizar frete e assim pode ser visto por todo o Brasil.
Quanto ao custo, sinceramente, pensando rápido, só com o still gambiarrado mesmo que eu fiz, e o olha que se gastei R$20 foi muito.

Então, eu gosto bastante de fotografias, mas não sou profissional. Comecei com essas fotos e se isso se tornar uma forma de renda, melhor ainda.

Eu pensei em R$5 por produto, sendo que pra cada produto, eu entrego 3 fotos. Até agora foi me dado 45 produtos, sendo que tem mais no estoque pra mais fotos.

Mais dicas?

E estou muito grato pela ajuda da galera, valeu mesmo.