Autor Tópico: Montando mesa Still - Iniciante - Fotos  (Lida 8169 vezes)

NATTIS

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Online: 21 de Junho de 2012, 21:59:53
Olá senhores!

 Este é meu primeiro post e gostaria de me apresentar. Sou um vendedor autônomo no comércio eletrônico, vendo peças de modelismo, peças de carrinhos e aeromodelos rádio controle. Meu conhecimento de fotografia é baixo, não sou fotógrafo, mas sempre tive vontade de aprender.
 As peças que importo e/ou monto não existem fotos ou quando pego com meus fornecedores as fotos tem a marca d’água deles, eu preciso tirar fotos de todos os meus produtos, vendas pela internet fotos boas, de qualidade e reais fazem uma enorme diferença nas vendas, foi ai que decidi juntar o útil ao agradável.
  Meu orçamento é apertado, como não tinha nenhuma câmera queria uma “multiuso” onde posso usar no estúdio e em momentos de lazer, e que dentro do possível eu possa aprender e ser introduzido no mundo da fotografia. 

 Comprei os seguintes equipamentos:

Câmera Fujifilm S4000;
Tripé para câmera;
Mesa Still Atek pequena comprada de um amigo;
2 luminárias rosca E27 (comum) + braços + difusores;
2 lâmpadas fluorescentes 34W 1900L 6400k para luminárias;

 Com este equipamento tive dificuldades em estourar o branco do fundo infinito principalmente nas laterais do fundo. As mesas da Atek completas vem com 4 iluminadores, em vez de comprar mais 2 resolvi comprar um softbox 45x45 que preencha toda a mesa iluminando de cima:

1 softbox 45x45cm para rosca E27 (comum);
1 lâmpada fluorescente 59W 3000L 6400k para softbox;

Com este equipamento consegui fazer uma melhor iluminação, a mesa ficou bem mais fácil de usar. Estou segurando o softbox com uma gambiarra, logo vou receber um braço articulado para o softbox e vai ficar tudo mais fácil.

Mesa – Nada demais, resolvi comprar uma profissional porque paguei preço bom, tem a vantagem de ser totalmente desmontável e expansível.
Iluminação – Parece que existe uma tendência em substituir as alógenas pelas fluorescentes e até led, meu colega que usava a mesa fritava na frente das alógenas, fora a conta de luz que era uma facada. Resolvi partir logo para as fluorescentes e ver o que acontece.
Câmera S4000 – Comprei por permitir ajuste de abertura, tempo e ISO, tem funções interessantes para lazer como zoom 30x e filmagem em HD. Pelo pouco que entendo parece que o processador interno compacta demasiadamente as fotos em JPG e quando visualizo 100% fica um ruído estranho... para ter um melhor aproveitamento estou enquadrando o assunto no zoom compensando depois com uma diminuição da imagem.

Segue imagem da mesa, não liguem a bagunça, esta foto é ainda sem o softbox e no meio do apartamento novo que estou me mudando. A foto do cubo e da bateria esta sem nenhum tratamento, apenas joguei no ImagenShack.
 Agradeço qualquer dica, críticas e qualquer coisa que possa me ajudar a melhorar as fotos se forma a tentar aproveitar o que tenho em mãos.

Abraços,

Varlei Nattis

http://img715.imageshack.us/img715/1083/dscf1212h.jpg

http://img443.imageshack.us/img443/2460/dscf1215x.jpg

http://img43.imageshack.us/img43/4707/mesaw.jpg
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 22:08:26 por NATTIS »


mad666

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Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2012, 23:44:29
Gostei do resultado das 2 primeiras fotos. Sem sombras e com boa iluminaçao. Tb bem nitidas. Sou suspeito de opinar pq still nao eh minha praia mas sobre a sua camera, acho q poderia ter investido numa camera melhor, como uma SX40, FZ150 ou HS20, cameras com controles totalmente manuais e me parece q a S4000 tem algumas limitaçoes em ajustes manuais. Mas achei legal, mesmo com a S4000. Deixa a galera mais antiga aparecer q eles podem te dar umas dicas de como fazer as fotos dos seus produtos com esse equipamento q vc tem aih.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


NATTIS

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Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2012, 00:51:46
Olá colega. A ultima foto é apenas para demonstrar a mesa. Sobre a escolha da câmera a S4000 saiu R$566,00 com frete grátis e ainda ganhei 4GB de memória, normalmente vem sem nada, peguei numa super promoção da Americanas, então neste caso a S4000 saiu quase a metade dos modelos citados, eu estava ciente da limitação de abertura que só é permitido a máxima e a mínima, mas levando em conta a diferença enorme de valor e como sou iniciante peguei assim mesmo.


Paulo Arruda

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Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2012, 11:29:33
Cara... acho que para a sua necessidade, teu equipamento tá atendendo muito bem.
E os resultados estão bem bacanas.
Dependendo do que for fotografar, procura uns tutoriais na net... se peças tiverem detalhes a serem explorados, vc pode fazer isso com espelhos, rebatedores, etc.
Faltou a foto do softbox no conjunto aí pra gente dar uma olhada.
Tá no caminho certo.
Boa sorte.

P.S. aproveitando o tópico pra compartilhar algo com o mad666... e sem querer estender a discussão:
Esse é o tipo de dúvida que gostamos de ajudar... o cara de início se apresenta, tem uma necessidade pessoal de fazer as fotos e não de se tornar um "fotógrafo" comercial sem ter a mínima noção do que é fotografia. Sabe das suas limitações. Diferente de outras postagens recentes com a mesma dúvida, porém não com o mesmo propósito. Só tô dizendo isso pq fomos muito criticados ao responder que quem pretende "trabalhar" com fotografia deve ao menos ter um pouco de compromisso em aprender antes. Mais uma vez Nattis... vc está no caminho certo. Abs.


NATTIS

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Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2012, 20:46:44
 Obrigado Paulo! Eu vou fazer uns testes com rebatedores, algumas fotos terão que ser em macro para evidenciar detalhes importantes e precisa de uma atenção maior para a iluminação nos pontos de interesse.

 Assim que chegar o clamp e haste vou fazer um suporte legal ajustável para o softbox e tiro umas fotos, no momento estou com vergonha da gambiarra que fiz para segurá-lo... rsrsrs

 Estou correndo atrás de estudos para edição, eu não sei nada, mas primeiro preciso de um bom monitor porque notebook e meu LCD TFT não da, estou esperando chegar uns LCDs IPS na empresa de meu irmão e dependendo do resultado compro um para esta finalidade.

Abaixo algumas fotos tiradas quando eu ainda não tinha o softbox, hoje consigo as mesmas fotos com o fundo estourado diminuindo o
tempo de abertura. Neste final de semana terei muitos produtos para fotografar e vou ver o que consigo de melhoria, também recebi uns iluminadores Led interessante, bem mais potente do que eu imaginava e super pratico. Logo retorno com mais novidades.










mad666

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Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2012, 21:28:34
P.S. aproveitando o tópico pra compartilhar algo com o mad666... e sem querer estender a discussão:
Esse é o tipo de dúvida que gostamos de ajudar... o cara de início se apresenta, tem uma necessidade pessoal de fazer as fotos e não de se tornar um "fotógrafo" comercial sem ter a mínima noção do que é fotografia. Sabe das suas limitações. Diferente de outras postagens recentes com a mesma dúvida, porém não com o mesmo propósito. Só tô dizendo isso pq fomos muito criticados ao responder que quem pretende "trabalhar" com fotografia deve ao menos ter um pouco de compromisso em aprender antes. Mais uma vez Nattis... vc está no caminho certo. Abs.

Aqui eh totalmente diferente!!!! Ele tah fazendo para si proprio, sem ganho finaceiro e jah chegou mostrando boas fotos. Nao eh como nos casos anteriores...
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Alexandre ABC

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Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2012, 21:56:09
Para sua necessidade estão perfeitas.
Vc comprou um kit padrão, que se vende para quem não tem conhecimento e nem quer se aventurar.
Mas muitos acabam gostando ou vendo um nicho e querem aprender mais.
Percebe-se superexposição (bem pouca mesmo) mas nada que atrapalhe.
Mas vc mesmo disse que teve dificuldade para estourar o fundo, talvez por isso ficou superexposta.
E tb tem outras coisas a se considerar : os ângulos de reflexão, onde vc quer que tenha mais detalhe, etc...
Não são fotos de profissional, mas são fotos profissionais para teu público consumidor.
Esse livro explica muito bem sobre como se comporta a luz e os objetos que ela incide.
Acho que é a terceira vez que indico e peguei a dica aqui.
Mas é apenas se vc quiser entender bem mesmo, como um profissional bom entende.
É claro que vai tirar melhor proveito (e gastar com outros equipamentos tb), mas estão muito boas as fotos.
E me passe teu site que tenho um cunhado que comprou 3 carrinhos e vira e mexe compra peças, pois ele é mecânico em uma montadora e o barato para ele é muito mai mexer do que pilotar.


NATTIS

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Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2012, 22:23:27
Para sua necessidade estão perfeitas.
Vc comprou um kit padrão, que se vende para quem não tem conhecimento e nem quer se aventurar.
Mas muitos acabam gostando ou vendo um nicho e querem aprender mais.
Percebe-se superexposição (bem pouca mesmo) mas nada que atrapalhe.
Mas vc mesmo disse que teve dificuldade para estourar o fundo, talvez por isso ficou superexposta.
E tb tem outras coisas a se considerar : os ângulos de reflexão, onde vc quer que tenha mais detalhe, etc...
Não são fotos de profissional, mas são fotos profissionais para teu público consumidor.
Esse livro explica muito bem sobre como se comporta a luz e os objetos que ela incide.
Acho que é a terceira vez que indico e peguei a dica aqui.
Mas é apenas se vc quiser entender bem mesmo, como um profissional bom entende.
É claro que vai tirar melhor proveito (e gastar com outros equipamentos tb), mas estão muito boas as fotos.
E me passe teu site que tenho um cunhado que comprou 3 carrinhos e vira e mexe compra peças, pois ele é mecânico em uma montadora e o barato para ele é muito mai mexer do que pilotar.


Olá colega,

 É exatamente esta superexposição que estava me incomodando e fez com que eu compra-se o softbox. O posicionamento das luminárias estavam muito sobre o assunto para conseguir este resultado. Este final de semana vou fazer um retrabalho encima das mesmas peças agora com o softbox para ver se consigo resolver isso. A tentativa de melhora é mais para hobby mesmo, eu gostei de estudar sobre fotografia e fazer testes.
 Sobre o livro é de fácil entendimento para um leigo?

EDITADO
 CL5. Para criar anúncios de equipamentos no fórum o usuário deverá ser o nível de participação freqüentador do fórum.
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 22:38:28 por Helena Bsb »


Alexandre ABC

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Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2012, 23:28:56

O posicionamento das luminárias estavam muito sobre o assunto para conseguir este resultado. Este final de semana vou fazer um retrabalho encima das mesmas peças agora com o softbox para ver se consigo resolver isso. A tentativa de melhora é mais para hobby mesmo, eu gostei de estudar sobre fotografia e fazer testes.

Na verdade a gente pensa que sabe sobre posicionamento, mas não é bem assim. O posicionamento define o ângulo de incidência, que define detalhes, sombras, textura, etc.
O livro é sobre luz, sua incidência e como ele interage com o meio, direcionada para fotógrafo, mas não precisa ser para entender.
Poucas vezes é citado equipamento de fotografia, e quando é, eles explicam.
Alguns esquemas de iluminação são um pouco complicados, pq estão em 2D, e a realidade tem 3 dimensões.
Mas para mim foi bom, eu relia até entender e não restava mais dúvidas.
Sobre o site me mande uma msg privada.


dondon

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Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2012, 00:25:40
Está no caminho certo mesmo. :ok:

A única deficiência mais séria que consigo ver nas fotos é o uso da grande-angular, veja como os produtos ficam "deformados", "gordos", "curvos".
Usando grande angular assim os produtos sempre ficarão desproporcionais, mas em software você consegue ao menos remover a "curvatura".

Não sei quais são as características da objetiva da sua câmera, mas se ela permitir focalização "perto" quanto se aciona o zoom, experimente posicionar a câmera mais longe da mesa/objeto e aproximar com o "zoom ótico", fazendo isso você usará uma distância focal mais próxima do ideal e terá menos distorções e manterá seus produtos mais proporcionais.

[]s


NATTIS

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Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2012, 00:33:32
Na verdade a gente pensa que sabe sobre posicionamento, mas não é bem assim. O posicionamento define o ângulo de incidência, que define detalhes, sombras, textura, etc.
O livro é sobre luz, sua incidência e como ele interage com o meio, direcionada para fotógrafo, mas não precisa ser para entender.
Poucas vezes é citado equipamento de fotografia, e quando é, eles explicam.
Alguns esquemas de iluminação são um pouco complicados, pq estão em 2D, e a realidade tem 3 dimensões.
Mas para mim foi bom, eu relia até entender e não restava mais dúvidas.
Sobre o site me mande uma msg privada.

para vc ter uma idéia colega eu nem penso eu não sei mesmo... rsrs eu não sei exatamente o que estou fazendo, as fotos foram na tentativa e erro até ficar neste resultado, mas percebia que com os iluminadores longe o reflexo era bem menor, mas não consegui estourar o fundo assim, sobre posicionamento vc disse tudo, é preciso um estudo sobre isso, salvei o link do livro, não neste mês, mas no próximo penso seriamente em comprá-lo.


NATTIS

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Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2012, 00:38:07
 Olá colega! Poxa, eu nem tinha reparado a distorção!! Nada como um olhar clinico de quem entende, esta vendo... hehe eu consigo tirar isso fácil fácil, é só uma questão de ter percebido isso que passou batido por mim. Obrigado por esta dica, será de muita importância para meus novos testes. Vou ver se na segunda ou terça posto novas fotos e se não for abusar gostaria de suas criticas novamente.


Está no caminho certo mesmo. :ok:

A única deficiência mais séria que consigo ver nas fotos é o uso da grande-angular, veja como os produtos ficam "deformados", "gordos", "curvos".
Usando grande angular assim os produtos sempre ficarão desproporcionais, mas em software você consegue ao menos remover a "curvatura".

Não sei quais são as características da objetiva da sua câmera, mas se ela permitir focalização "perto" quanto se aciona o zoom, experimente posicionar a câmera mais longe da mesa/objeto e aproximar com o "zoom ótico", fazendo isso você usará uma distância focal mais próxima do ideal e terá menos distorções e manterá seus produtos mais proporcionais.

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Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2012, 00:39:32
Olá colega! Poxa, eu nem tinha reparado a distorção!! Nada como um olhar clinico de quem entende, esta vendo... hehe eu consigo tirar isso fácil fácil, é só uma questão de ter percebido isso que passou batido por mim. Obrigado por esta dica, será de muita importância para meus novos testes. Vou ver se na segunda ou terça posto novas fotos e se não for abusar gostaria de suas criticas novamente.

Claro, claro... Passaremos por aqui.  :ok:

Ah sim, esqueci de falar. Conforme você aumenta sua distância focal (usa mais zoom) você passa a ter profundidade de campo menor (uma faixa menor de área nítida antes e depois do foco), para minimizar isso e garantir que seu produto fique completamente nítido na foto use a menor abertura de diafragma possível da sua câmera, essa abertura é identificada pelo índice f, procure o maior f disponível (que deve ser f8 ou f11 na sua Fuji).

Se quiser estudar mais sobre isso: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/depth-of-field.htm

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« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 00:49:45 por dondon »


Alexandre ABC

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Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2012, 01:54:18
para vc ter uma idéia colega eu nem penso eu não sei mesmo... rsrs eu não sei exatamente o que estou fazendo, as fotos foram na tentativa e erro até ficar neste resultado, mas percebia que com os iluminadores longe o reflexo era bem menor

Isso mesmo, mas tem um motivo por que os reflexos eram menor (na verdade diferentes).
Pq eles saiam do Ângulo de incidência de reflexo direto e a câmera "enxergava" o reflexo difuso, que não causa glare (parte mais brilhante que minimiza detalhes).
Esse livro explica tudo isso.
Aprendendo, vc já se antecipa mentalmente e posiciona nos lugares certos, e claro, no início faz bastante ajustes, epois eles diminuem.
Mas eu não terminei o livro e to querendo comprar um fotômetro para começar os testes.


NATTIS

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Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2012, 06:32:27
 Era o que eu estava fazendo, sempre na maior abertura possível que no caso é f/3.1, conforme me distancio e uso o zoom para enquadrar o objeto a abertura naturalmente diminui, então dependendo do zoom varia a abertura, mas eu sempre deixo na opção de maior abertura possível.

 Estou bem familiarizado com tamanho da abertura, tempo e ISO, estudei muito antes de chegar a Fuji, quando fui usá-la fui direto no modo manual e tentei extrair "leite de pedra", ficou bem evidente as limitações desta câmera, mas certamente para meu objetivo inicial e para diversão acredito ter feito bom investimento (R$560,00 + frete grátis + 4GB). Minha decepção maior foi com a qualidade da compactação JPG, acredito ser ela o responsável pela granulação claramente visível nas fotos 100%, é um aspecto estranho, após o redimensionamento para 25% este detalhe não é perceptível e a foto ainda tem tamanho mais que suficiente para meu objetivo comercial. 

 Na câmera estou deixando o ISO 100, abertura no máximo e trabalhando apenas o tempo de abertura e zoom, já na mesa a variedade de ajuste esta ficando enorme como distancia, altura e angulo dos iluminadores, ajuste de distancia dos difusores dos iluminadores, altura do softbox,  agora comecei a testar rebatedores e em alguns casos tive que desligar o softbox e trabalhar apenas nos iluminadores e seus ajustes. Estou achando muito legal os efeitos que um simples difusor faz ao distanciar e aproximar da fonte de luz. Como não tenho o livro e não tenho muita noção do que exatamente estou fazendo esta sendo na base da tentativa e erro e contando com a ajuda dos senhores.

 
Claro, claro... Passaremos por aqui.  :ok:

Ah sim, esqueci de falar. Conforme você aumenta sua distância focal (usa mais zoom) você passa a ter profundidade de campo menor (uma faixa menor de área nítida antes e depois do foco), para minimizar isso e garantir que seu produto fique completamente nítido na foto use a menor abertura de diafragma possível da sua câmera, essa abertura é identificada pelo índice f, procure o maior f disponível (que deve ser f8 ou f11 na sua Fuji).

Se quiser estudar mais sobre isso: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/depth-of-field.htm

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