Autor Tópico: Escolha de lente  (Lida 2416 vezes)

nati_maas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 21 de Junho de 2012, 23:04:42
Boa noite!
Meu nome é Natália e essa é a primeira vez que posto aqui no fórum, mas já li muita coisa por aqui...  :D
Depois de muito esforço, consegui minha sonhada Canon T2i + 50mm.
Optei pela 50mm pois, além de ter lido muitos elogios à ela (e ela é realmente maravilhosa!), não tinha certeza sobre a 18-55mm.
Sou iniciante em fotografia, começo um curso basicão em agosto e gostaria de adquirir uma lente que fosse bem bacana, clara, grande angular (trabalho com arquitetura e pretendo seguir a profissão, mas também gostaria de fotografar shows, paisagens, etc) e não muito cara. Combinação difícil, eu sei, porém pesquisei e acabei lendo muito sobre a Tamron 17-50mm. É uma boa escolha ou melhor começar com a 18-55 mesmo? Ou existem outras opções legais?
Desculpem o texto extenso e minha falta de conhecimento! Preferi consultar alguém experiente antes de gastar mais essa grana...
Obrigada!


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2012, 00:18:32
Nati você é uma usuária exemplo a ser seguida por aqui! Todos que postam aqui deveriam fazer o que você faz, ler a informação já disponível...sua dúvida é muito pertinente, mas não só com relação à lente em si, mas ao estilo de fotografia que você quer. Como você só tem a 50mm sabe como é trabalhar com fixas, será que não vale a pena continuar trabalhando com fixas ao invés de comprar uma zoom? com o dinheiro que você vai gastar numa zoom consegue pegar uma ou 2 boas fixas com qualidade MUITO superior a qualquer zoom na mesma faixa de preço da tamron, que ta por volta de 1200-1500 reais... com essa grana da pra você pegar uma 24mm 2.8 , ou uma 85mm f1.8, ambas muito elogiadas por seus usuários. Pra facilitar a sua vida com fotos de arquitetura acho que no momento o ideal pra você seria a 24mm.

Lembre-se que sou iniciante como você e estou repassando meus conhecimentos de muita leitura nesse forum também.

Espero ter ajudado!
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 00:20:16 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2012, 00:14:14
Nati você é uma usuária exemplo a ser seguida por aqui! Todos que postam aqui deveriam fazer o que você faz, ler a informação já disponível...sua dúvida é muito pertinente, mas não só com relação à lente em si, mas ao estilo de fotografia que você quer. Como você só tem a 50mm sabe como é trabalhar com fixas, será que não vale a pena continuar trabalhando com fixas ao invés de comprar uma zoom? com o dinheiro que você vai gastar numa zoom consegue pegar uma ou 2 boas fixas com qualidade MUITO superior a qualquer zoom na mesma faixa de preço da tamron, que ta por volta de 1200-1500 reais... com essa grana da pra você pegar uma 24mm 2.8 , ou uma 85mm f1.8, ambas muito elogiadas por seus usuários. Pra facilitar a sua vida com fotos de arquitetura acho que no momento o ideal pra você seria a 24mm.

Lembre-se que sou iniciante como você e estou repassando meus conhecimentos de muita leitura nesse forum também.

Espero ter ajudado!


Disse tudo. X2!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2012, 00:15:41
Natália,

Pega uma 28mm 1.8 que serve para quase tudo. Lente forte, nitida e luminosa. Vai de fixa!


Abracos,


Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


nati_maas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2012, 10:46:38
Muito obrigada pelo ajuda!
Realmente gostei da 50mm e acredito que outra fixa me deixaria muito satisfeita.
Mas será que, futuramente, seria legal comprar uma zoom? Pois o único problema que vejo nas fixas é ter de ficar trocando a lente...mas como sou totalmente leiga não sei se estou falando besteira... :D
Muito obrigada mais uma vez!


Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2012, 11:11:49
Muito obrigada pelo ajuda!
Realmente gostei da 50mm e acredito que outra fixa me deixaria muito satisfeita.
Mas será que, futuramente, seria legal comprar uma zoom? Pois o único problema que vejo nas fixas é ter de ficar trocando a lente...mas como sou totalmente leiga não sei se estou falando besteira... :D
Muito obrigada mais uma vez!


Também tenho essa mesma dúvida, por isso ainda não comprei minha cinquentinha fixa. Preciso definir melhor o que vou precisar antes de investir.
"Amador, bem amador."


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2012, 11:59:30
Usa o botão de pesquisa e pesquise antes de criar um tópico que já tem milhares por aqui. Isso só polui o fórum.


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2012, 12:06:21
Nati, apesar das fixas entregarem uma melhor qualidade, e uma gama de abertura maior, elas perdem em flexibilidade,  além do que não existem opções de baixo custo em grande angular, então nesse caso creio que a Tamrom seja sua melhor opção (nunca usei esta lente, mas existem vários tópico sobre ela aqui no fórum).

Pra quem está começando uma zoom pode ser mais útil no aprendizado que uma fixa (mesmo que seja uma simples como a 18-55mm), um pouco mais de flexibilidade e uma grande angular, vai fazer falta no seu curso e no seu desenvolvimento.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2012, 12:26:14
Uma das graças de uma DSLR é justante poder trocar de lentes!

Lógico que em algumas situações, uma lente zoom ajuda muito.

Se você pensa em fotografar arquitetura, ambientes fechados, etc, talvez uma Tokina 11-16mm 2.8 seja uma boa escolha. É difícil de achar, mas não impossível. Essa tokina + uma 28mm 1.8 + 50mm 1.8 forma um set bacana. Se somar uma 85mm 1.8, fica ainda mais legal.

abs,

Vini


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2012, 13:44:17
Natália, bem-vinda ao MF!!! Para fazer um pouco mais de confusão em sua cabeça (rs rs rs): Eu pensaria em uma Sigma 10-20mm, bastante apropriada para fotos de arquitetura. É uma objetiva com um bom custo-benefício e que normalmente funciona bem em Canon. Abç.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2012, 17:03:19
Muito obrigada pelo ajuda!
Realmente gostei da 50mm e acredito que outra fixa me deixaria muito satisfeita.
Mas será que, futuramente, seria legal comprar uma zoom? Pois o único problema que vejo nas fixas é ter de ficar trocando a lente...mas como sou totalmente leiga não sei se estou falando besteira... :D
Muito obrigada mais uma vez!


Nati éssa é outra duvida classica de usuarios, geralmente as fixas te fazem pensar, fotografar com calma, se não tens pressa em fotografar teu assunto geralmente opta-se por fixas pela melhor qualidade

tem um topico bom do luciano que aborda bem esse assunto, eu mesmo agora que estou mais decidido em comprar só fixas também, da uma lida nesse topico pode ajudar você bastante na sua decisão

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70944.0
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2012, 19:01:14
Pega uma fixa. Com o tempo se acostuma! Pega a 28 1.8 que e bem flexível!  :ok:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2012, 19:37:43
Pra arquitetura 28mm em crop vai ser estreita demais, acho a distancial focal nesse caso muito mais relevante do que nitidez e abertura (que aliás a diferença vai ser minima, ou inexistente fechando um pouco). Se não for a 18-55, podendo pagar mais a tokina 11-16 ou sigma 10-22.

edit
Acabei de lembrar de outra zoom boa, a 15-85, não sei o preço mas se for poximo ao as das wides faladas antes, ainda é melhor ficar com elas.
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 19:49:15 por TechUser »
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


nati_maas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2012, 19:49:05
Nati éssa é outra duvida classica de usuarios, geralmente as fixas te fazem pensar, fotografar com calma, se não tens pressa em fotografar teu assunto geralmente opta-se por fixas pela melhor qualidade

tem um topico bom do luciano que aborda bem esse assunto, eu mesmo agora que estou mais decidido em comprar só fixas também, da uma lida nesse topico pode ajudar você bastante na sua decisão

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70944.0

Sim! Eu estava justamente acompanhando esse tópico também!  :D
Eu pensei que talvez começar com a zoom fosse melhor levando em conta que vou começar a aprender e fazer cursos, como o Gularth disse, e também pensei na faculdade de arquitetura (que começo ano que vem), pois provavelmente viajarei bastante e andarei bastante com a câmera, e pensei na praticidade de andar com uma única lente...mas como já disse sou totalmente leiga e talvez esteja falando uma besteira muito grande...
De qualquer forma, estou ciente de que ainda terei uma 28mm =DD

Obrigada pela ajuda de todos! Estou me sentindo muito mais confortável sobre o assunto  :)
Vou continuar lendo sobre e comparando os pros e contras, e vou ver se consigo encontrar alguma loja que possua os modelos aqui na minha cidade ou por perto, assim posso ver as lentes pessoalmente.

Obrigada!!




nati_maas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2012, 20:35:14
Pra arquitetura 28mm em crop vai ser estreita demais, acho a distancial focal nesse caso muito mais relevante do que nitidez e abertura (que aliás a diferença vai ser minima, ou inexistente fechando um pouco). Se não for a 18-55, podendo pagar mais a tokina 11-16 ou sigma 10-22.

edit
Acabei de lembrar de outra zoom boa, a 15-85, não sei o preço mas se for poximo ao as das wides faladas antes, ainda é melhor ficar com elas.

Não havia pensado nisso... :ponder:
O problema dessas lentes pra mim, no momento, é o preço...=/
Achei a Tamron 17-50 interessante exatamente por isso, uma grande angular por um preço que posso pagar agora pra começar a estudar...